Secretaria de Coordenação das Subprefeituras divulga balanço e novas ações para o feriado de carnaval

Comandos diferenciados serão feitos em várias regiões da cidade

 Para a o próximo final de semana, além da fiscalização nas ruas onde acontecem os desfiles dos Blocos Carnavalescos, as Subprefeituras também farão comandos no entorno dos locais dos eventos oficiais: na Av. Eliseu de Almeida (Butantã), na Rua Alvinópolis (Vila Esperança), na Nova Luz (Entre o Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca do Estado) e no Anhembi (Santana). Para tanto, o número de agentes disponibilizados para o monitoramento do comércio ambulante, lei Cidade Limpa e fechamento dos bares à 1h subirá para 300.

Desde que começaram as folias de Carnaval, no último dia 31, infrações à Lei Cidade Limpa foram registradas principalmente na região central e em Pinheiros. Algumas empresas tiveram seus materiais apreendidos por exibirem, irregularmente, suas marcas em fantasias publicitárias (“homens-lata”), carrinhos de bebida, isopores, blimps (bolas gigantes), brindes, trios elétricos, estandarts, caminhões e jipes. A única empresa apta a apresentar ativações nas ruas da cidade é a Caixa Econômica Federal, mesmo assim respeitando a legislação vigente. O apoio ao Carnaval de Rua foi firmado após a execução de um edital público e aberto que dava oportunidade também a outras marcas.

Até o momento, as multas aplicadas somam R$520 mil. Os foliões que identificarem irregularidades podem entrar em contato com a Subprefeitura da sua região ou enviar fotos com o endereço onde foi flagrado o desrespeito para o e-mail carnavalderua@prefeitura.sp.gov.br.

Em relação ao comércio ambulante, foram apreendidos mais de 7.000 produtos irregulares. Este material recolhido, na maioria bebidas, foi encaminhado aos depósitos da Prefeitura para destruição. Os ambulantes cadastrados devem seguir as regras previstas, uma delas é a proibição de comercialização de bebidas em garrafas ou copo de vidro.

O comando nos bares constatou que a maioria dos estabelecimentos está respeitando a lei 12.879, que determina o fechamento à 1h. Para fazer cumprir a lei e garantir o sossego dos moradores da região, as Subprefeituras atuaram em conjunto com a PM e a Guarda Civil Metropolitana. Uma base foi montada na Rua Mourato Coelho, próximo à Rua Inácio Pereira da Rocha, na Vila Madalena. Agentes percorreram as principais vias dos bairros para coibir irregularidades em relação a carros estacionados nas ruas com alto falante. Três ocorrências de excesso de barulho em carros foram registradas e, em uma delas, o proprietário recebeu multa de R$ 1 mil.

Logo após o término das brincadeiras, cerca de 800 funcionários da Prefeitura fizeram a limpeza das vias públicas contando, inclusive, com 12 carros- pipa que utilizaram água 100% proveniente de re-uso. No próximo final de semana as ações de limpeza também serão feitas.

Em toda a cidade de São Paulo, 14 Secretarias Municipais estão envolvidas na organização do Carnaval 2015, com o objetivo de levar diversão com qualidade aos moradores e também turistas, que chegaram à capital para conferir as folias de fevereiro.