Circuito São Paulo de Cultura e São Paulo Carinhosa

O Circuito São Paulo de Cultura é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura que propõe uma nova política de programação cultural que integre todas as regiões de São Paulo, buscando incentivar o diálogo entre as culturais centrais e periféricas, descentralizando a programação cultural de música, dança, teatro, circo e atividades para o público infantil. Já o Programa São Paulo Carinhosa, da Prefeitura de São Paulo, visa articular, coordenar, divulgar e ampliar as ações realizadas por diversas secretarias municipais para a promoção do desenvolvimento integral de crianças de até 6 anos de idade. O projeto tem parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que irá disponibilizar interpretação por Libras e Audiodescrição, dentro do Plano São Paulo Mais Inclusiva, ação intersecretarial em prol da pessoa com deficiência.
Veja também programação completa no site oficial do Circuito São Paulo de Cultura

PROGRAMAÇÃO CULTURAL:

11.10 | SÁBADO
Local: Centro Formação Cultural de Cidade Tiradentes
NARRATIVA COLABORATIVA: PARA VIVER O TEMPO COMO UM PRESENTE com KIARA TERRA
Contação de histórias
Biblioteca
Espetáculo exclusivo elaborado sob medida a partir de história original. A ideia é criar uma narrativa e desenvolver um percurso com o público. O foco da narrativa está nas perguntas e desafios que fizeram parte dessa história e o caráter interativo da apresentação faz com que o público se sinta parte da história contada assim como as pessoas são de fato parte da história contada. A condução delicada envolve a todos e resulta em uma experiência surpreendente. Trata-se de um cuidadoso trabalho de escuta das contribuições dos participantes. O instrumento para a condução da história é, além da narração, a improvisação conhecida atualmente no formato stand up comedy.
Ficha técnica
Concepção: Kiara Terra
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), às 10h, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840 (Biblioteca)
Classificação: livre
Entrada gratuita

DE ONDE O SOL SE ESCONDE – HISTÓRIAS DO JAPÃO COM CIA PROVISÓRIO DEFINITIVO
Contação de histórias
Biblioteca
Para mostrar que brasileiros e japoneses, embora sejam de lugares muito diferentes, podem se divertir da mesma maneira, quatro divertidas histórias japonesas são contadas: Bobo Saburo; A Dança do Macaco e do Pardal; A Princesa e o Vaso e O Casamento da Ratinha.
Ficha Técnica
Direção, texto e elenco: Paula Arruda e Pedro Guilherme
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), às 11h, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840 (Biblioteca)
Classificação: livre
Entrada gratuita

ÁGUA
Teatro
Uma trupe de palhaços acaba entrando pelo cano ao desperdiçar água. A partir daí, passam pelas mais incríveis aventuras marinhas e ribeirinhas! Por meio de uma linguagem que mistura pantomima, circo e teatro, Água faz uma homenagem aos circos “panos de roda”, os famosos “tomara que não chova”. Criado pelo Clã – Estúdio das Artes Cômicas, Água coloca em cena seis palhaços às voltas com o sumiço da água, explorando nessa fantástica jornada seus tipos e usos. Cenário e música são trazidos pelos palhaços ao picadeiro-piscina. A peça procura tratar de questões que povoam o imaginário coletivo a respeito da água. O não didatismo do espetáculo fica por conta da lógica absurda do palhaço, que responde ao mundo com a sua fértil imaginação.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), às 12h, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840 (Biblioteca)
Classificação: livre
Entrada gratuita

CANTA E CONTA com PAULA LISBOA e MARINA SIQUEIRA
Música/contação de histórias
Biblioteca
Formado pela dupla Paula Lisboa (atriz/contadora de histórias) e Marina Siqueira (musicista/psicóloga psicodramatista), a atividade promove contação de história interativa, enriquecida pela participação do público, e musicada com canções do folclore brasileiro e da cultura infantil. Contadas em clima afetuoso e descontraído, as histórias estimulam a sensibilidade, a expressão, o raciocínio, a sociabilização, entre outros atributos que colaboram na formação do indivíduo. O repertório do Canta e Conta é composto por roteiros baseados em histórias de autores contemporâneos tanto brasileiros quanto estrangeiros, além de contos populares, sempre entremeados por canções em sua maioria de tradição oral. Uma mistura que poderia parecer inusitada, mas que se torna interessante quando Paula e Marina usam de sua criatividade para elaborar uma adaptação que pode unir, por exemplo, uma história de autoria norte-americana com cantigas brasileiras ou composições de Vinícius de Moraes. Outra característica positiva do trabalho do Canta e Conta é sua transformação através do contato com cada novo grupo. É interessante e surpreendente ver a condução de cada história a partir da colaboração criativa do público estimulada por Paula e Marina.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), às 13h, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840 (Biblioteca)
Classificação: livre
Entrada gratuit
a

DRIVE-THRU INFANTIL com TEATRO ENLATADO
Teatro
Drive-Thru é uma intervenção performática teatral nômade que propõe a utilização de espaços físicos alternativos, tais como: calçadas, praças e grandes salões; deslocando o ambiente e a ação de ir ao teatro. A semelhança com as redes de fast-food, tão incorporadas ao universo infantil, torna a experiência lúdica e divertida. Propondo a experiência teatral dentro de mínimo espaço e tempo, utilizamos como cenário uma cabine de 2m de comprimento por 1m de largura, dividida ao meio por uma parede de acrílico que separa o Produto (ator/cena) do consumidor (espectador). Cada cena dura aproximadamente 4 min. Ela faz seu pedido e assiste individualmente à sua peça dentro desta caixa. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, e relação com o outro. Opções para crianças de todas as idades.
Ficha técnica
Dramaturgia e direção: Teatro Enlatado
Elenco: Fernanda Mandagará, Maíra de Grandi e Mariana Mantovani
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), 13h às 14h, Teatro do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Classificação: livre
Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa)
.

INTERVENÇÕES MUSICAIS com a BANDA PARALELA
Música/contação de histórias
Área externa circo
Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, a Banda Paralela procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido. Uma dualidade que vira coerência a partir dos arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo. A irreverência e a versatilidade da atitude musical também são visíveis no figurino dos músicos, cujos trajes relembram os uniformes coloridos de velhas bandas com suas jaquetas militares de gala. O show da Paralela tem como principais características a descontração, o humor, o virtuosismo dos músicos e a interação com o público.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), 13h, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (área externa circo), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Classificação: livre
Entrada franca (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).

OFICINAS E BRINCADEIRAS NO ESPAÇO DE BRINCAR MAMUSCA
Espaço Expositivo
Oficina de sensações
Nessa oficina, os pequeninos terão acesso a um ambiente lúdico, rico em texturas, cores, volumes, odores, sabores e contrastes, que poderão explorar livremente. São tecidos, luzes, papéis, caixas, raízes, cascas, tintas, massas, argila, pincéis, temperos, folhas, flores e frutos. Um espaço cheio de diversidade, que também inicia os bebês no fazer artístico, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e de novas possibilidades de expressão pessoal. E tudo sempre valorizando o prazer que se manifesta na interação dos pequeninos com quem já se conhece, se quer bem e se ama, com o próprio corpo e todas as suas sensações.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
para quem: bebês de 8 a 36 meses
horário: 13h às 13h45
capacidade máxima: até 20 bebês acompanhados de um adulto
Dia 11/10 (sábado), 13h, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (espaço expositivo), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Classificação: livre
Entrada franca

Música para pequeninos
A musicalização, nas suas variadas formas, é uma ferramenta capaz de acalmar, alegrar e ativar o raciocínio dos pequenos. São atividades que melhoram a respiração, desenvolvem a cognição, a psicomotricidade e a consciência corporal, trabalhando a emoção e a atividade social entre eles, além de estimular a musicalidade e a criatividade individual de cada um. E como fazemos isso? Através de brincadeiras com instrumentos musicais específicos para cada idade (crianças ou bebês), sonorização de histórias, imersão no nosso folclore, audição e prática de estilos musicais e MPB. Uma verdadeira orquestra de estímulos para os nossos pequenos.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
para quem: bebês de 12 a 30 meses
horário: das 16h às 16h45
capacidade máxima: até 25 bebês acompanhados de um adulto
Dia 11/10 (sábado), Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (espaço expositivo), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Entrada franca

Oficina de Bonecos de Mão
Através de retalhos, olhos esmigalhados, botões, rendas, lã e outros materiais de armarinhos, as crianças poderão confeccionar lindos bonecos de mão e inventar conversas e histórias entre os personagens.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
para quem: crianças de 3 a 6 anos
horário: grupo 1: das 13h às 14h / grupo 2: das 14h30 às 15h30
capacidade máxima: até 20 crianças por grupo
Dia 11/10 (sábado), Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (espaço expositivo), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Entrada franca

Engenhocas verdes
Mesmo na cidade grande, podemos experimentar a natureza de um jeito diferente: sentir o cheiro da terra, manuseá-la, plantar, colher… Tudo isso será objeto dessa oficina. A ideia é reutilizar tubos de PVC para o plantio de mudas e aprender como conservá-las em casa.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
para quem: crianças de 4 a 7 anos
horário: das 16h às 17h
capacidade máxima: até 25 crianças
Dia 11/10 (sábado), Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (espaço expositivo), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Entrada franca

Oficina de grafite
A proposta dessa atividade é dar liberdade para as crianças grafitarem e criarem grandes obras urbanas sob os olhares dos grafiteiros Fernando Berg e Pedro Adati. As crianças poderão ter contato com todos os materiais utilizados na técnica do Grafite e ao final, poderemos fazer uma grande exposição dos painéis.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
para quem: crianças de 4 a 12 anos
horário: das 13h às 17h (grupos a cada 30 minutos)
capacidade máxima: até 8 crianças por grupo
Dia 11/10 (sábado), Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (espaço expositivo), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Entrada franc
a

Parede Sonora
A oficina consiste na apresentação de um ambiente com diversos materiais e possibilidades de combinações e encaixes para a livre experimentação de suas sonoridades pelas crianças e adultos e a montagem dos arranjos elaborados em um suporte. O resultado final será uma escultura sonora, construída coletivamente através da experimentação das crianças e do apoio dos adultos, composta por pequenos instrumentos e mecanismos simples que emitem sons diferentes, de maneiras diferentes. Dois eixos serão desenvolvidos durante a experiência da oficina: os sons (experimentação e organização) e as propriedades dos objetos disponibilizados (desenho, textura, possibilidades de encaixe com outros objetos, etc). É, portanto, uma oficina de design livre, entendido como a elaboração de um produto final espontâneo, através de um processo de descoberta lúdica.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
para quem: crianças de 7 a 10 anos
horário: grupo 1: das 13h às 14h30 / grupo 2: das 15h30 às 17h
capacidade máxima: até 20 crianças por grupo
Dia 11/10 (sábado), Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (espaço expositivo), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Entrada franca

Brincadeira Livre + Ateliê Aberto
Um espaço sem programação pré-definida, onde podem surgir muitas brincadeiras. Por parte dos nossos Brincadores e das crianças! Além das brincadeiras, vai rolar um ateliê aberto para as crianças experimentarem a modelagem com argila e elementos naturais. Ideias do que pode acontecer: brincadeiras de roda; brincadeiras musicais; histórias e brincadeiras; cantos lúdicos’ e instalações.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
para quem: crianças de 0 a 10 anos
horário: das 13h às 17h
capacidade máxima: livre
Dia 11/10 (sábado), Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (espaço expositivo), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Entrada franca

Artistas convidados: Além de toda a brincadeira e as oficinas que estarão rolando, teremos um caricaturista e uma equipe de Maquiadores que irão pintar o rosto de toda a criançada durante todo o evento.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
para quem: crianças de 0 a 10 anos
horário: das 13h às 17h
capacidade máxima: livre
Dia 11/10 (sábado), Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (espaço expositivo), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Entrada franca

INTERAÇÕES DE PALHAÇO COM CHICO RIBAS
Circo
O espetáculo leva a linguagem do palhaço para ambientes que não são o picadeiro. O palhaço foi para os hospitais, parques, aeroportos e tantos outros lugares com o intuito de se relacionar e transformar o lugar e as pessoas que cruzarem o seu caminho. Para isso, além da linguagem do palhaço, é utilizada a linguagem da improvisação para se estabelecer uma relação com o outro. A partir de um estímulo de uma pessoa, que pode ser um sorriso, um medo, um choro, um gesto, o palhaço usa disso para inspirar alguma cena ou alguma relação com o público transformando o ambiente.
Ficha técnica
Concepção: Chico Ribas
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), das 15h às 17h, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (Itinerante pelo espaço), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Classificação: livre
Entrada franca

CANTORIA ANIMADA
Música
Cantando, dançando e tocando, há seis anos a Cantoria Animada mergulha no rico universo musical da infância, criando um espaço sonoro de alegria e encantamento. Brincadeiras de roda e canções como “Alecrim Dourado”, “Sapo Cururu” e “Fui no Mercado”, convidam as crianças e toda a família a interagir, brincar e se divertir. A Cantoria Animada é composta por 4 músicos que se revezam nas apresentações, sempre feita por 3 integrantes. Utilizam o violão, o cavaquinho e diferentes instrumentos de percussão. Todos são músicos atuantes em diversos projetos: Mairah Rocha e Flavia Maia são integrantes do grupo de percussão corporal Barbatuques e também educadoras musicais. Marcelo Dworecki é guitarrista da Banda Strombólica, que compôs as músicas do espetáculo “Bichos do Mundo”, com a Cia. Pia Fraus. Cris Scabello é guitarrista e toca em diversos projetos, dentre eles o grupo Bixiga70, junto com Marcelo Dworecki.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), 14h, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (Biblioteca), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Classificação: livre
Entrada franca

CIRANDANDO NO QUINTAL, EDI HOLANDA E CIRANDANDO NO QUINTAL
Música itinerante pela praça
Repertório lúdico e interativo para o público brincar ao som dos instrumentos musicais. Os artistas entoam belas músicas do cancioneiro infantil e também composições próprias. Embalados pelo acordeon, violão, flauta transversal, percussão e voz; pais e filhos interagem com a apresentação, para juntos desenharem o universo imaginativo proposto pelo espetáculo que será tomado pelo ambiente lúdico do número. O público é convidado a cantar e criar ritmos com palmas, pés e voz. O objetivo é brincar e estimular a coordenação motora, a audição e a psicomotricidade das crianças, além de oferecer novas ideias de brincadeiras criativas através da sonoridade dos instrumentos e do corpo humano. As músicas propostas pelo grupo Cirandando no Quintal e Edi Holanda promove a imersão aos sons e à musicalidade.
Ficha técnica
Voz, violão, escaleta, efeitos sonoros e flauta transversal: Edi Holanda
Flauta transversal e backing vocal: Jennifer Vendimiatti
Acordeon, teclado, pandeiro e backing vocal: Jacqueline Oshima
Bateria: Ricardo Patress
Guitarras, contra baixo e efeitos: Jorge Yoo
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), 15h às 17h, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (intervenção musical, itinerante pelo espaço), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Classificação: livre
Entrada Franca

JOÃO E MARIA com CIA LE PLAT DU JOUR
Teatro
Em uma criativa montagem, duas aves Bicudinha e Bicudona querem mudar do ramo do “avoar para o ramo do cantar”. Narradoras da história encontram-se em apuros por causa do desmatamento e querem ir embora da floresta. Os irmãos J.M. e M.J. são vítimas da pobreza porque o pai, um boneco lenhador com nome onomatopéico, não sabe plantar, só sabe cortar. A comida está acabando e a Madrasta irritada ordena ao Pai que levem todos para a floresta, assim eles não voltariam nunca mais. As aves por fim ajudam os irmãos J.M.e M.J., que conseguem se salvar da bruxa Meméia e voltar para casa. A história é contada num palco giratório que traz um inventivo cenário de retalhos de tecido.
Ficha técnica
Direção: Alexandra Golik e Carla Candiotto
Elenco: Beatriz Diaféria e Flávia Strongolli
Trilha sonora: Pepe Cisneros e Bruno Cardoso
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), 14h, Teatro do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (Biblioteca), Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, Fone: 2555-2840
Classificação: livre
Entrada franca (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa)
.

PEQUENAS HISTÓRIAS DE CANTAR, DE CRISTIANO GOUVEIA
Música/contação de histórias
São histórias curtas em forma de canção, criadas pelo autor. São inspirados em livros, fábulas, contos e causos populares. No repertório, histórias de homem distraído, de menina com um chapéu vermelho, de um bem-te-vi reclamão, entre outras divertidas de fáceis de aprender! Uma apresentação para quem gosta de ouvir músicas, para quem gosta de ouvir histórias, e para quem deseja ouvir as duas coisas ao mesmo tempo!
Para crianças de todas as idades.
Ficha técnica
Criação, composição e arranjos: Cristiano Gouveia
Músico convidado: Thiago Freitas
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), às 15h – Biblioteca do CFC Cidade Tiradentes


ACUDA BENEDITO POR ABBACIRCUS
Teatro de Rua/Circo
Hall do Teatro
O espetáculo apresenta uma cenografia sofisticada onde uma lona circense é utilizada de várias formas, surpreendendo com seus truques inusitados: Gelo seco, luzes, som, bonecão de Olinda, mamulengo, malabares e equilibristas que se revezam na função. Nesta curiosa montagem manteve-se a estrutura funcional do mamulengo: Diálogos, cenas, bonecos e estórias. Tudo minuciosamente recheado de técnicas tão modernas quanto sofisticadas que revelam um novo tempero: O circo.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), às 15h – Biblioteca do CFC Cidade Tiradentes

GIGANTES DE AR, CIA PIA FRAUS
Teatro de Rua
Área do Circo
Este espetáculo de rua é uma reunião de “sketches”, inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus amestradores, onde se reúnem palhaços, trapezistas e bonecos infláveis gigantes, em uma atmosfera de humor e poesia circense. Um elefante azul de 5 metros de altura, três girafas, leões e um casal de cangurus, são algumas das atrações do espetáculo “Gigantes de Ar”, que é um verdadeiro “circo“ a céu aberto.
A Pia Fraus é um dos principais grupos de teatro e circo em atuação no país. Em seus 24 anos de existência já se apresentou em mais de 17 países além de diversos estados brasileiros, tendo sido reconhecida com diversos prêmios nacionais e internacionais. Esse espetáculo já se apresentou em vários festivais nacionais de teatro de bonecos (Canela, Curitiba, SESI Bonecos) e nos festivais internacionais de Miami (EUA), Cadiz (Espanha), e Bogotá (Colômbia).
Ficha Técnica
Direção: Carla Candiotto e Pia Fraus
Elenco: Beto Andretta, Cosmai, Filipe Bregantin e Marina
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), às 16h – Biblioteca do CFC Cidade Tiradentes
11.10 | DOMINGO
Local: Parque do Ibirapuera

PEDRO E O LOBO, ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO E EMICIDA
Em comemoração ao dia da criança, a Orquestra Experimental de Repertório, dirigida por seu maestro titular Carlos Moreno, apresenta um programa especialmente dedicados a este público tão importante. Trata-se de uma primeira apresentação onde serão executadas as seguintes obras: Pedro e o Lobo de S. Prokoviev, uma fábula musical narrada que reforça a compreensão dos pequenos quanto os personagens da estória que são representados por instrumentos musicais da orquestra com narração do músico Emicida. Uma vez introduzidos todos ao universo da música sinfônica a orquestra apresentará o Capricho Espanhol do compositor N. Rimsky-Korsakov, trata-se de uma imersão lúdica ao mundo da cultura musical festiva e folclória da Espanha reforçando a compreensão quanto as possibilidades de uma orquestração genial. Por fim, a orquestra finaliza o espetáculo com uma das mais importantes obras de concerto dos palcos internacionais, a “Abertura 1812″ de P.I.Tchaikovsky. Uma tarde junto ao universo da música de compositores Russos selecionado por sua riqueza orquestral.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 11/10 (sábado), Auditório do Ibirapuera, palco externo
12.10 | DOMINGO
Local: Parque do Ibirapuera

PEPPA PIG AO VIVO
Musical da Cia. Revolution
Peppa Pig é uma animação britânica criada por Neville Astley e Mark Baker, distribuído pela E1 Kids. Conta a história de Peppa Pig uma porquinha cor-de-rosa que vive com seus pais e seu irmãozinho, George.
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Peppa Pig Ao Vivo – Cia Revolution
Dia 12/10/2014 (sábado), às 10h, Parque do Ibirapuera-Auditório- Palco Externo
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Entrada gratuita

ESPAÇO DE BRINCAR MAMUSCA
Oficinas e Brincadeiras
Entorno do Auditório do Ibirapuera, 10h às 17h
Oficina de sensações

para quem: bebês de 8 a 36 meses

horário:

Grupo 1: das 10h às 10h45

Grupo 2: das 11h30 às 12h15
capacidade máxima: até 20 bebês acompanhados de um adulto

Nessa oficina vamos abrir mais uma porta para os bebês descobrirem o mundo e a si mesmos. Aqui, os pequeninos terão acesso a um ambiente lúdico, rico em texturas, cores, volumes, odores, sabores e contrastes, que poderão explorar livremente. São tecidos, luzes, papéis, caixas, raízes, cascas, tintas, massas, argila, pincéis, temperos, folhas, flores e frutos

Embalando

Embale na dança para pais e bebês! Nessa atividade, os pais poderão dançar com seu bebê ao ritmo dos sentidos e da conexão corporal que a prática oferece, Será um momento de troca e conforto, acolhimento e relaxamento.
para quem: mães com bebês de colo até 12 meses
horário: das 14h30 às 15h30
capacidade máxima: até 20 adultos acompanhados de um bebê

Para pequeninos

Música
Já diz o ditado: quem canta, seus males espanta! Mas não é só cantar que faz bem. A musicalização, nas suas variadas formas, é uma ferramenta capaz de acalmar, alegrar e ativar o raciocínio dos pequenos. São atividades que melhoram a respiração, desenvolvem a cognição, a psicomotricidade e a consciência corporal, trabalhando a emoção e a atividade social entre eles, além de estimular a musicalidade e a criatividade individual de cada um. E como fazemos isso? Através de brincadeiras com instrumentos musicais específicos para cada idade (crianças ou bebês), sonorização de histórias, imersão no nosso folclore, audição e prática de estilos musicais e MPB. Uma verdadeira orquestra de estímulos para os nossos pequenos.

para quem: bebês de 12 a 30 meses
horário: das 16h às 16h45
capacidade máxima: até 20 bebês acompanhados de um adulto

Oficina de máscaras de caixas
Nesse oficina as crianças irão brincar fazendo manualidades com papel, tesoura, cola, canetinhas, colagens e fitas adesivas. A ideia é a confecção de uma máscara ou fantasia feita com caixa de papelão. A imaginação pode correr solta e podem aparecer animais da floresta, do campo, robôs e até monstros!
para quem: crianças de 4 a 6 anos
horário: Grupo 1: das 14h30 às 15h30; Grupo 2: das 16h às 17h
capacidade máxima: até 20 crianças por grupo

Oficina de Terrário
para quem: crianças de 3 a 6 anos
horário: Grupo 1: das 10h às 11h; Grupo 2: das 11h30 às 12h30; Grupo 3, das 13h às 14h
capacidade máxima: até 20 crianças por grupo

Trata-se de um recipiente aberto ou fechado, onde cultivamos algumas espécies de plantas, simulando o seu ambiente natural. Um terrário fechado apresenta, a uma micro-escala, o nosso meio ambiente, constituído por solo, água, ar, luz e seres vivos. Além disso, nos permite observar fenômenos da natureza, como o ciclo da água. Nessa oficina as crianças poderão aprender e construir seu próprio terrário, levando-o para casa e observando no dia a dia as transformações do ciclo da água.

Oficina de modelagem com arame
para quem: crianças de 7 a 10 anos
horário: Grupo 1: das 10h às 11h; Grupo 2: das 11h30 às 12h30
capacidade máxima: até 20 crianças por grupo
Essa oficina será uma experiência com a imaginação abstrata, a escultura e a arte. A criança poderá desenvolver personagens, figuras abstratas ou até mesmo fazer seu auto-retrato utilizando o arame como ferramenta para modelagem. A proposta será primeiro desenhar a figura que será modelada sem tirar o lápis do papel, desenhando em linha contínua e depois reproduzi-la no arame da mesma forma, sem cortá-lo.


Oficina de marionetes de fio


para quem: crianças de 7 a 10 anos
horário: Grupo 1: das 13h às 14h; Grupo 2: das 14h30 às 15h30; Grupo 3, das 16h às 17h
capacidade máxima: até 20 crianças por grupo
Nessa oficina as crianças irão criar marionetes utilizando materiais como tocos e cilindros de madeira, palitos de sorvete, papelão, linhas, arame e outras sucatas. Elas poderão criar no final um teatro ou inventarem uma dança com as figuras.

Brincadeira livre + circuito


para quem: crianças de 3 a 10 anos
horário: Grupo 1: das 10h às 16h
capacidade máxima: Livre
Um espaço sem programação pré-definida, onde podem surgir muitas brincadeiras. Por parte dos nossos Brincadores e das crianças! Além das brincadeiras, iremos disponibilizar materiais como caixas, tábuas, tocos, pneus e tecidos para as crianças criarem circuitos, cabanas e cantinhos construídos com a imaginação delas, através de um brincar livre e divertido. Segue abaixo ideias do que ainda pode acontecer:
• Brincadeiras de roda;
• Brincadeiras musicais;
• Histórias e brincadeiras;
• ‘Cantos lúdicos’;
• Instalações;
Artistas e performers itinerantes
para quem: toda a família
horário: das 10h às 17h
capacidade máxima: livre
Durante todo o evento, teremos artistas convidados e performers itinerantes fazendo brincadeiras e apresentações para toda a família.

HISTÓRIAS QUE CANTAM – GRUPO TRIII
Música
Entorno do Auditório do Ibirapuera (tablado), 10h30
O grupo Triii canta e conta histórias da cultura popular brasileira, num espetáculo que interage musicalmente com crianças e pais.
Além das canções, o show conta com brincadeiras com a plateia, histórias com música do “Macaco e a Banana”, performances com pandeiros e outros instrumentos inusitados, como colheres e canos de PCV.No final, muita dança com o bailinho de carnaval!
Em “Histórias que Cantam” o Triii prioriza um contato alegre e direto com o seu público, num show interativo e cheio de desafios.
Ficha técnica
Estevão Marques, Marina Pittier e Fê Sztok
para crianças de 3 a 10 anos

BICHOS DO BRASIL, PIA FRAUS
Circo
Entorno do Auditório do Ibirapuera, 11h
“Bichos do Brasil” é um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. As fábulas, onde os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular.
Ficha Técnica
Direção: Beto Andretta, Beto Lima e Hugo Possolo
Elenco: Filipe Bregantin, clara Nascimento e Patricia Franco

NARRATIVA COLABORATIVA: PARA VIVER O TEMPO COMO UM PRESENTE, KIARA TERRA
Contação de histórias

Área espaço de Brincar Mamusca/entorno do Auditório, 10h30
Espetáculo exclusivo elaborado sob medida a partir de história original. A ideia é criar uma narrativa e desenvolver um percurso com o público. O foco da narrativa está nas perguntas e desafios que fizeram parte dessa história e o caráter interativo da apresentação faz com que o publico se sinta parte da história contada assim como as pessoas são de fato parte da história contada. A condução delicada envolve a todos e resulta em uma experiência surpreendente. Trata-se de um cuidadoso trabalho de escuta das contribuições dos participantes. O instrumento para a condução da história é além da narração a improvisação conhecida atualmente no formato stand up comedy.

BRASIL LUX – CAMINHÃO TRAPÉZIO
Circo

O Caminhão Trapézio é um espetáculo diferenciado. O equipamento único no mundo permite que dez mil pessoas assistam às apresentações. Com 14 metros de altura e 22 metros de comprimento, este caminhão se transforma em um grande trapézio de vôos em inacreditáveis. Os artistas realizam suas acrobacias aéreas em uma altura espetacular com enorme abrangência
Serviço
Circuito São Paulo de Cultura
Dia 12/10 (sábado), às 12h, Parque do Ibirapuera, entorno do Auditório Externo
Classificação: livre
Entrada gratuita

INTERAÇÕES DE PALHAÇO, CHICO RIBAS
Circo

Itinerante no entorno do Auditório do Ibirapuera, 12h às 15h
Há tempos vem se trabalhando a linguagem do palhaço em ambientes que não são o picadeiro. O palhaço foi para os hospitais, os parques, os aeroportos e tantos outros lugares com o intuito de se relacionar e transformar o lugar e as pessoas que cruzarem o seu caminho. Para isso, além da linguagem do palhaço, é utilizada a linguagem da improvisação para se estabelecer uma relação com o outro. E a brincadeira é essa. A partir de um estímulo de uma pessoa quer por um sorriso, um medo, um choro, um gesto, o palhaço usar disso para inspirar alguma cena ou alguma relação com o público transformando o ambiente.

DRIVE-THRU INFANTIL, TEATRO ENLATADO
Teatro

Entorno do Auditório do Ibirapuera, 13h
Drive-Thru é uma intervenção performática teatral nômade que propõe a utilização de espaços físicos alternativos, tais como: calçadas, praças e grandes salões; deslocando o ambiente e a ação de ir ao teatro. A semelhança com as redes de fast-food, tão incorporadas ao universo infantil, torna a experiência lúdica e divertida! Propondo a experiência teatral dentro de mínimo espaço e tempo, utilizamos como cenário uma cabine de 2m de comprimento por 1m de largura, dividida ao meio por uma parede de acrílico que separa o Produto (ator/cena) do consumidor (espectador)! Cada cena dura aproximadamente 4 min. Ela faz seu pedido e assiste individualmente à sua peça dentro desta caixa. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, e relação com o outro. Temos opções para crianças de todas as idades!

CANTA E CONTA, PAULA LISBOA E MARINA SIQUEIRA
Música/Contação de Histórias

Área do espaço de Brincar Mamusca/entorno do Auditório do Ibirapuera, 13h
Formado pela dupla Paula Lisboa (atriz/contadora de histórias) e Marina Siqueira (musicista/psicóloga psicodramatista), propõe a contação de história interativa, enriquecida pela participação do público, e musicada com canções do folclore brasileiro e da cultura infantil. Contadas em clima afetuoso e descontraído, as histórias estimulam a sensibilidade, a expressão, o raciocínio, a sociabilização, entre outros atributos que colaboram na formação do indivíduo.

INTERVENÇÕES MUSICAIS, BANDA PARALELA
Música

Itinerante no entorno do Auditório do Ibirapuera, 14h
Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, a Banda Paralela procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido. Uma dualidade que vira coerência a partir dos arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo. A irreverência e a versatilidade da atitude musical também são visíveis no figurino dos músicos, cujos trajes relembram os uniformes coloridos de velhas bandas com suas jaquetas militares de gala. O show da Paralela tem como principais características a descontração, o humor, o virtuosismo dos músicos e a interação com o público.

JAM DANÇAR É BRINCAR, TATI TARDIOLI
Dança

Entorno do Auditório do Ibirapuera, 15h
A proposta deste encontro é que as crianças de todas as idades investiguem suas possibilidades corporais dançando a partir das várias partes do corpo, percebendo sua relação com o ritmo, o espaço e com as outras crianças. Música ao vivo, instrumentos feitos de recicláveis à disposição e materiais coloridos e divertidos complementam a proposta e ajudam a compor esta grande brincadeira dançante

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO E TOQUINHO
Música

Auditório do Ibirapuera, palco externo, 17h
No dia 12 de outubro, também no Auditório Ibirapuera às 17hs a OER reapresenta a obra Capricho Espanhol de Korsakov e leva ao público a estreia mundial da composição de um jovem compositor brasileiro, Rodrigo Hippolyto. Trata-se da Abertura Concertante para Boomwhackers, tubos sonoros coloridos, e Orquestra com a participação de 18 solistas do grupo Musica e Movimento dirigido por Uirá Kuhlmann. Na segunda parte a OER compartilha o palco com um dos maiores ícones da música popular brasileira e que dedicou diversas músicas ao universo infantil, Toquinho. Ele cantará acompanhado por esta jovem sinfônica A Casa – O Caderno – Aquarela e outras obras que marcaram estes seus 50 anos de carreira, com arranjos excepcionais de Amilton Godoy.