O que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes

Este é o esquema de funcionamento das repartições públicas municipais na terça-feira (21), feriado de Tiradentes, e na segunda-feira (20), quando o expediente será suspenso (decreto do prefeito Gilberto Kassab de nº 50.539, publicado no Diário Oficial do dia 4/4/2009), com a compensação das horas não trabalhadas.


Abastecimento
Mercados que abrem no feriado: Paulistano, das 6h às 18h; Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Guaianases, Ipiranga, Kinjo Yamato, Central Leste, Penha, Pinheiros, Sapopemba, Tucuruvi, das 8h às 13h; e Santo Amaro, das 8h às 14h. Fecham: Lapa e São Miguel.

Mercados que abrem na segunda-feira: Kinjo Yamato (das 2h às 15h), Lapa, Pirituba, Santo Amaro, São Miguel e Teotônio Vilela (das 8h às 19h); Pinheiros, das 8h às 18h; e Paulistano, das 6h às 18h. Fecham: Central Leste, Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Vila Formosa.

Sacolões que funcionam no feriado: Bela Vista e Lapa, das 7h às 13h; Butantã, Cohab Adventista, Estrada do Sabão, João Moura, Santo Amaro e Cidade Tiradentes, das 7h às 14h.

Sacolões que funcionam na segunda-feira, nos horários habituais: Bela Vista, Butantã, Cohab Adventista, Cidade Tiradentes, João Moura e São Miguel.

As feiras livres não funcionam na segunda-feira. No feriado, todas funcionam nos locais e horários habituais.


Assistência Social
Funcionam no feriado e na segunda-feira, durante 24 horas, ininterruptamente: Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência (telefones 3228-5554/3328-2092 e 3228-5668); Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida (antigos albergues).

Não abrem: Loja Social - Roda da Cidadania, Agente Jovem, Restaurante-Escola, Centros para Criança e Adolescente e Unidades do Ação Família. O Centro de Referência de Cidadania do Idoso abre apenas na segunda-feira.


Cultura
Todos os teatros municipais não funcionarão no feriado e na segunda-feira. O Cacilda Becker, Flávio Império e o Municipal estão em reforma.

A Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa nº 1), Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Centro Cultural São Paulo, Monumento à Independência (Capela Imperial), Sítio da Ressaca e o Sítio Morrinhos abrirão no feriado, mas fecham na segunda-feira. O Solar da Marquesa de Santos está em reforma.

As bibliotecas de bairro fecham nos dias 19, 20 e 21. A Mário de Andrade está em reforma e a Monteiro Lobato não abrirá.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso fecha na segunda-feira e funciona no feriado, das 10h às 18h. Não abrirão: Escola de Bailado, Escola Municipal de Iniciação Artística, Escola Municipal de Música, Orquestra Experimental de Repertório e Balé da Cidade.

A Galeria Olido abrirá no feriado e não funcionará para o público na segunda-feira.

Os ônibus-bibliotecas não atenderão no feriado, mas funcionarão no sábado, domingo e segunda-feira.


Educação
Nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) haverá apenas atividades de lazer e recreação no feriado e na segunda-feira, nos horários habituais. As escolas e creches municipais reabrem apenas na quarta-feira.


Esporte
Todos os Clubes da Cidade abrirão, nos horários habituais, apenas para atividades de lazer e de esportes.


Saúde
Nos dias 20 e 21 de abril, os hospitais, os prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas funcionarão ininterruptamente.

As AMAs abrem de segunda-feira a sábado, inclusive no feriado, das 7h às 19h. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as AMAs Especialidades fecham e voltam a funcionar na quarta-feira.


Subprefeituras
As praças de atendimento não funcionam no feriado e na segunda-feira. Reabrem na quarta-feira.


Trabalho
Os Centros de Apoio ao Trabalho não abrirão.