Secretaria das Subprefeituras faz parceria com universidade e promove curso de pós-graduação para servidores

Iniciativa atraiu cerca de 300 funcionários municipais, que iniciaram o curso nesta terça-feira

Melhorar a qualidade do serviço público tem sido uma das principais metas da Secretaria das Subprefeituras, que nesta terça-feira (28) deu mais um passo para aprimorar tecnicamente o corpo de colaboradores. Com uma aula inaugural ministrada pelo secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, no auditório da unidade Villa-Lobos da Universidade Mogi das Cruzes (UMC), teve início o curso de pós-graduação em Gestão Pública, que permitirá a capacitação profissional de 300 funcionários de toda a Prefeitura. A iniciativa é uma parceria com a UMC e transformará os auditórios de quatro subprefeituras em salas de aula durante um ano e meio. Um acordo permitiu tornar o curso acessível a mais servidores, que pagarão uma mensalidade de R$ 168, ao invés de até R$ 600, que é a média cobrada em pós-graduações semelhantes.

As subprefeituras São Miguel e Santana terão duas turmas, com aulas às segundas e quartas-feiras e às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. Já nas subprefeituras Pinheiros e Penha haverá uma turma, que freqüentará as aulas às terças e quintas-feiras, no mesmo horário.

“Preparar os profissionais que trabalham na Prefeitura é assegurar a continuidade do Programa de Qualidade nos órgãos municipais e a conseqüente melhoria na prestação dos serviços públicos”, disse Andrea Matarazzo durante a aula inaugural desta terça. Como forma de integrar os funcionários em todo o desenvolvimento do curso, três servidores com mestrado foram convidados e contratados pela universidade para lecionar disciplinas do curso.

A gestora de Recursos Humanos, Girlene da Silva Brito Martins, que trabalha no departamento de Recursos Humanos da Subprefeitura São Miguel achou a iniciativa inovadora e criativa. A motivação para voltar às salas de aula aos 40 anos, segundo ela, vem da expectativa de reconhecimento, fomentada pelo Programa de Qualidade.

A idéia da parceria com a universidade e elaboração do curso exclusivo para servidores surgiu no início de 2008, a partir de uma reunião dos funcionários que participam do Programa de Gestão e Qualidade da Secretaria das Subprefeituras com servidores das subprefeituras. Detectou-se que muitos tinham interesse em fazer curso de especialização, mas o principal entrave eram os valores. Por isso, o Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade da secretaria procurou a UMC e montou conjuntamente o projeto do curso, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

Em razão do grande número de interessados, a secretaria decidiu abrir as inscrições para todos os servidores das subprefeituras e de outras secretarias municipais. Novas turmas nas subprefeituras Aricanduva, Vila Mariana e Butantã deverão ser formadas no segundo semestre.

Sobre o Programa de Qualidade

O Programa de Qualidade na Gestão Pública teve início na Secretaria das Subprefeituras em março de 2007 e segue o modelo do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) do Ministério do Planejamento, que obedece aos seguintes critérios: Liderança; Estratégias e Planos; Cidadãos e Sociedade; Informação e Conhecimento; Pessoas; Processos; e Resultados. O objetivo é implantar novas práticas e a cultura da qualidade na gestão. Desde 2007, diversos funcionários estão sendo treinados e capacitados para disseminar os novos valores.