Secretaria das Subprefeituras inicia operação para reordenar o espaço na Rua 25 de Março

Desde segunda-feira (4/maio), cerca de 100 pessoas estão na Rua 25 de Março para uma ação de reordenação do espaço público. O objetivo é coibir diversas irregularidades, como calçadas danificadas, invasão de espaço público, comércio ambulante irregular, contravenções de trânsito etc. Com a via livre, poderão ser realizadas intervenções como a limpeza da rua e do sistema de drenagem, que tiveram início hoje. Coordenada pela Secretaria das Subprefeituras, a ação está sendo feita em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e funcionários da Subprefeitura da Sé, além da parceria com a Univinco, associação de lojistas da rua 25 de Março.

Enquanto duas equipes de limpeza iniciavam os serviços na rede de drenagem, nesta manhã, um fiscal da Subprefeitura da Sé identificou as calçadas danificadas ao longo de toda a Rua 25 de Março. “Proprietários de 25 estabelecimentos serão notificados a regularizarem os passeios dentro de 30 dias”, informa o secretário das Subprefeituras Andrea Matarazzo. A multa para quem não mantém sua calçada acessível é de R$ 200 por metro linear de calçamento danificado. As notificações devem ser enviadas, via correio, a partir desta quarta-feira (6).

Para manter a via em ordem, a GCM e a PM iniciaram ação, às 5 horas, evitando a ocupação dos espaços por ambulantes irregulares. A Polícia Militar também abordou nove pessoas e sete veículos por atividades suspeitas, além de ter lavrado nove autos de infrações de trânsito, recolhimento de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de um veículo, por documentação vencida. Só no período da manhã, a CET aplicou 31 autuações por diversas irregularidades, como estacionamento em zona azul sem cartão, falta de cinto de segurança e uso de celular ao volante. Um veículo também foi apreendido por estacionamento irregular.

A ação se estenderá durante cerca de 100 dias, concomitante ao serviço de manutenção do sistema de drenagem da via. Durante esse período, os 74 ambulantes regulares que trabalham na Rua 25 de Março exercerão suas atividades no bolsão da Praça Cel. Fernando Costa. A Univinco se comprometeu a conscientizar os lojistas da rua a manterem seu passeio em ordem, bem como informar à Prefeitura sempre que notar alguma irregularidade sendo cometida em via pública.