Parque do Povo terá plantio no Jardim Sensitivo neste domingo

Fabricante de produtos infantis doou as mudas que completarão o Jardim Sensitivo, área criada para estimular os sentidos humanos, totalmente adaptada para portadores de deficiência ou mobilidade reduzida

Com a conquista de mais uma parceria, a Secretaria das Subprefeituras vai finalizar o plantio das mudas do Jardim Sensitivo, no Parque do Povo, localizado no Itaim Bibi, Zona Oeste da Cidade. A Revista Primeiros Passos, da fabricante de produtos infantis Dican, doou 3.356 mudas que permitirão finalizar o jardim e promove um evento de conscientização ambiental no campo de futebol do parque no próximo domingo (17), das 9 às 17 horas, quando serão plantadas cerca de 2.500 dessas plantas.

Já fazem parte do Jardim Sensitivo 790 mudas de espécies como manjericão, citronela, babosa, pimenta-do-reino, pimenta verde, alfazema, salsinha, erva-doce, boldo, orégano, salsa, capim-limão, cúrcuma, melissa e hortelã. Cada uma dessas plantas tem características ligadas aos sentidos humanos, e algumas podem ser identificadas pela textura diferenciada, outras pelo aroma e sabor. Há ainda aquelas que se diferenciam pelas cores fortes, como a capuchinha, que tem flor de cor laranja e é comestível.

“A idéia do Jardim Sensitivo é aproximar as pessoas do meio ambiente e apurar as percepções em relação à natureza por meio dos sentidos. Além disso, a total acessibilidade do espaço torna o local convidativo também para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, explica o secretário das Subprefeituras.

Para a vereadora Mara Gabrilli, que é apoiadora do projeto do jardim, “o Parque do Povo está dando a oportunidade de todo cidadão ter uma experiência sinestésica, além de incluir pessoas com deficiência visual”, diz em referência às placas em Braille, que devem ser instaladas, em breve, para identificação das plantas.

As mudas que serão plantadas no próximo domingo são de espécies como café, camomila, mostarda, lírio-do-brejo-amarelo, alamanda amarela e gergelim, entre outras. Também serão plantadas quatro árvores no meio do jardim, das espécies cravo-da-índia, louro, oliveira e canela-da-índia.

O plantio será feito durante o evento da revista. Cada pessoa que chegar ganhará uma mudinha do jardim. Grupos de 30 pessoas serão formados e guiados até o jardim, onde serão monitorados por biólogos e paisagistas para o plantio.

O projeto “Primeiros Passos para um Mundo Melhor”, da revista Primeiros Passos, é voltado para crianças de até 5 anos, acompanhadas dos pais. Diversas atividades com a atividade meio ambiente serão realizadas dentro do espaço do campo, como gincanas, oficina de reciclagem e espaço para consumo consciente, onde as pessoas aprenderão a aproveitar melhor os alimentos, e passeio em uma das trilhas do parque. Os organizadores do evento esperam a participação de 3000 pessoas, todas leitoras da revista.

Sobre o Parque

O Parque do Povo é uma área de 112 mil metros quadrados, que pertence à Caixa Econômica Federal e ao INSS. Durante mais de 20 anos, 11 agremiações esportivas exploravam comercialmente o local, de forma irregular. Em 2006, a Prefeitura conseguiu a cessão de uso do espaço, que é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – Condephaat - para realizar a implantação do parque, garantindo que mais um espaço público voltasse para a população.

As obras de implantação tiveram inpicio em novembro de 2007 e foram executadas pela construtora WTorre, que adotou o Parque do Povo por três anos. O local foi aberto para uso em 28 de setembro de 2008, já que o projeto de execução permitia que as áreas prontas fossem liberadas com segurança antes da revitalização total.

O projeto educativo e ambiental desenvolvido no local compreende sete trilhas auto-explicativas, nas quais estarão distribuídas as plantas que formam parte das coleções botânicas do parque. Entre elas, está a coleção de plantas aromáticas e medicinais que compõem o jardim sensitivo.

O parque é um modelo de adoção na cidade. Além da cooperação com a WTorre e a Dican, diversos parceiros também já contribuíram para a implantação do projeto. A CPFL Energia, por exemplo, doou a iluminação do parque. As empresas GWA, Accor e Mitsubish Motors realizaram conjuntamente o plantio de mais de 650 árvores. Doada pela construtora Bueno Netto, desde agosto de 2008 funciona no local a Academia da 3ª Idade, composta por 10 aparelhos para ginástica laboral e de baixo impacto. Logo no início da retomada da área, a Prefeitura também contou com o apoio do Shopping Iguatemi, que doou cerca de mil metros de gradis para o cercamento do local.

SERVIÇO
Evento: Plantio de mudas do Jardim Sensitivo

Data: Domingo, 17 de maio de 2009
Hora: das 9 às 17 horas
Local: Parque do Povo – Rua Henrique Chamma, 590