Parelheiros comemora 182 anos

Primeiro, foram os colonizadores alemães que, ainda no final do século XIX, realizavam corridas com um tipo de carruagem chamado parelha – daí o derivado que dá nome à região. Na década de 1950, chegaram os japoneses, que iniciaram o desenvolvimento da agricultura, transformando os distritos de Parelheiros e Marsilac, no extremo sul da cidade, na maior área agrícola urbana de São Paulo. Tudo isso em harmonia com duas aldeias indígenas: a Krukutu e a Tenondè Porá, localizadas na Estrada de Barragem e Morro da Saudade, respectivamente, totalizando 1.200 pessoas.

O resultado dessa miscigenação é em uma população atual de cerca de 138 mil habitantes, que, neste final de semana comemoram os 182 anos da fundação do distrito de Parelheiros – completados, oficialmente, em 6 de maio.

A programação dos festejos tem início às 20 horas desta sexta-feira (15), quando o bispo Dom Fernando Antônio Figueiredo celebra missa na Paróquia Santa Cruz, localizada na rua Pedro Klein do Nascimento, 20.

Às 10 horas do domingo (17) acontece um desfile cívico com a presença de estudantes das redes municipal, estadual e particular da região, da Polícia Militar, da Guarda Civil Metropolitana e da Guarda Ambiental, entre outros participantes. O tema do desfile para este ano, que também contará com fanfarras, parelhas, charretes e carruagens e banda da Polícia Militar, serão os esportes radicais. No mesmo horário, e até às 22 horas, o público poderá comprar artesanatos e comidas típicas nas diversas barracas montadas na Rua Terezinha do Prado Oliveira (ao lado do CEU Parelheiros). Também não vai faltar solidariedade: voluntários da Campanha de Solidariedade – Norte e Nordeste receberão doações de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores, que serão enviados aos desabrigadas dos estados atingidos pelas chuvas.

Na parte da tarde, haverá apresentação de grupos musicais e de dança. Uma grande queima de fogos e show com Fatel Barbosa e Banda encerram a festa, a partir das 20 horas.

Além dos eventos de rua, o CEU Parelheiros também oferece atrações variadas.

Confira abaixo a programação completa

15 de maio – sexta feira

20 horas: Missa de Ação de Graças com Dom Fernando Figueiredo – Igreja Paróquia de Santa Cruz – Rua Pedro Klein do Nascimento, 20

17 de maio – domingo – Rua Terezinha do Prado de Oliveira (ao lado do CEU Parelheiros)

10 horas: desfile Cívico – Esportes Radicais
14 horas: apresentações de dança
Grupo Asé Ylê do Hozooane – Ballet Afro Mona - Kavungo
Grupo Jd. Silveira - Maculelê
Mestre Brás - Capoeira
New Black Dance - Street Dance
B Boys e Kamikaze – Black

Apresentações de Grupos Musicais
16 horas: Bateria da Escola de Samba Extremo Sul
17 horas: “ENTRE ASSPA” – Samba
18 horas: Denílson – Sertanejo
19 horas: Mexerica no Pé de Limão - Forró Universitário
20 horas: Queima de fogos
20h30: Fatel Barbosa e Banda – Forró

Programação do CEU Parelheiros – Rua José Pedro de Borba, 20

15 de maio

15 horas - Peça teatral “Cidadão de Papel”
19 horas - Apresentação de dança Japonesa
19h30 - Contação de histórias: Imigração Japonesa

16 de maio

Jogos da Cidade
16 horas – Hidrotarde e Discotecagem

A história de Parelheiros

Considerados patrimônios ambientais da cidade, os distritos de Parelheiros e Marsilac constituem a maior área territorial de São Paulo. São 353 km2 ricos em águas límpidas, florestas e ar puro.

Conhecido pelas Áreas de Proteção Ambiental Bororé-Colônia e Capivari-Monos, com nascentes que alimentam as represas Billings e Guarapiranga, a região é responsável por cerca de 30% do abastecimento de água da capital. Por sua importância, este território é protegido por leis federais, estaduais e municipais.

Devido às suas características rurais, a região apresenta grande potencial turístico, com condomínios residenciais, chácaras com plantações, acampamentos, trilhas, passeios a cavalo, cachoeiras, centros espirituais, cemitérios – um deles com mais de 200 anos –, a estação férrea e a cratera de 3,6 km de diâmetro, resultado da queda de um meteoro há cerca de 35 milhões de anos na região.

SERVIÇO
Aniversário de Parelheiros

Data: 15 a 17 de maio de 2009
Local: Rua Terezinha do Prado de Oliveira – Parelheiros (ao lado do CEU Parelheiros)