Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme inicia campanha de combate ao consumo de bebidas por menores de idade

A Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme começa a promover ações que fazem parte do Programa de Combate à Venda Ilegal de Bebida Alcoólica e Desestímulo ao seu Consumo por Crianças e Adolescentes. A primeira etapa será uma palestra realizada (hoje - 19/5) no auditório da Subprefeitura, ministrada pelo coordenador municipal de atenção às drogas, o Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira. Ele falará sobre a necessidade de comprometimento das entidades representativas dos moradores e dos órgãos governamentais para diminuir o número de crianças e adolescentes que consomem bebidas alcoolicas. E, principalmente, da importância de sensibilização do comércio em geral para proibir a venda de bebidas aos jovens.

Um estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006 mostrou que 46% dos adolescentes entre 14 e 17 anos consumiam bebidas alcoólicas. Além disso, segundo a entidade, o inicio do consumo é cada vez mais cedo, aos 13 anos. O primeiro contato é em casa, com a família, e a banalização do uso do álcool é o principal fator para que isso ocorra.

A segunda etapa do trabalho é a fiscalização. Os agentes vistores das subprefeituras irão a bares e lanchonetes no entorno das escolas para verificar se existe a venda de bebidas alcoólicas e colocar cartazes informativos sobre a proibição do comércio e consumo de álcool pra crianças e adolescentes. Caso o estabelecimento seja flagrado atuando ilegalmente, poderá ser multado em até R$ 6 mil – dobrado em caso de reincidência – e ter a licença de funcionamento cassada após a terceira infração.

Estudos realizados no Instituto Médico Legal (IML) no início de 2007 atestaram que em mais de 50% dos acidentes de transito fatais o motorista estava embriagado. A maioria desses casos ocorre com jovens entre 18 e 24 anos.

SERVIÇO
Evento: Palestra de combate a venda ilegal de bebidas alcoólicas
Data: Terça-feira, 19 de maio
Hora: 19h30