Caminhão é flagrado descarregando entulho no Capão Redondo

No final da tarde desta quinta-feira (27), agentes da Guarda Civil Metropolitana flagraram um caminhão despejando entulho no trecho final da avenida Carlos Caldeira Filho, nas proximidades da estação Capão Redondo do Metrô. Imediatamente acionaram a equipe de fiscalização da subprefeitura, que aplicou multa ao motorista, no valor de R$ 500,00, e o intimou a executar a limpeza do local.

Motorista e veículo foram encaminhados à 47ª DP para averiguação de documentos e registro de Boletim de Ocorrência. O veículo será removido para o pátio da subprefeitura, onde ficará até que seu proprietário apresente o comprovante de pagamento da multa. Além de infringir lei municipal, o despejo irregular de entulho em via pública também é considerado crime ambiental.

Diariamente, cerca de 4 mil toneladas de entulho são recolhidas das ruas da cidade, 80% proveniente de obras particulares. A população também pode ajudar no combate a essa irregularidade, registrando flagrantes com fotografias que permitam a identificação dos infratores ou acionando as autoridades responsáveis pela fiscalização.

Desde 2005, a subprefeitura Campo Limpo realiza diversas ações de combate aos pontos viciados de entulho. Entre elas, a construção de dois ecopontos na região: o Santo Dias e o Parque Fernanda, onde a população pode levar até 1 m³ de entulho. Para quantidades acima de 200 litros, uma empresa de caçamba, devidamente cadastrada em Limpurb, deve ser contratada.

Diversos outros pontos estão sendo cuidados por meio de parceria com o Metrô, transformando pontos de despejo clandestino em canteiros e praças, como a rua Campo Novo do Sul e a praça Arariba.