Mercadão tem programação especial para a Semana do Meio Ambiente

O dia 5 de junho foi o escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para simbolizar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem origem na 1ª Conferência sobre o Ambiente Humano, também conhecida por Estocolmo-72. Passados 37 anos, o debate sobre o desmatamento das florestas, diminuição da biodiversidade e meios de se obter um desenvolvimento econômico-industrial consciente e sustentável se mostra cada vez mais indispensável ao futuro do nosso planeta, especialmente quando pensamos nas novas gerações.

Com base nessa temática, o Mercado Municipal Paulistano realizará, entre os dias 2 e 6 de junho, a I Semana do Meio Ambiente no Mercadão. Durante o evento gratuito, serão montadas exposições, palestras e oficinas de reciclagem voltadas especialmente para o público escolar e universitário.

Para os alunos do ensino fundamental e médio foi montado um passeio em que a empresa BFC Engenharia Ambiental, que se localiza no próprio Mercadão, mostrará como são feitos os trabalhos de coleta, separação e destinação realizados com o lixo gerado no local. Em seguida, o grupo conhecerá os boxes e as dependências do Mercadão e visitará as exposições e demais oficinas montadas, como a que será organizada pelo Instituto Reciclar, no Salão de Eventos, mostrando as etapas de reciclagem do papel. As visitas para os grupos escolares poderão ser marcadas para as 9, 11, 13 e 15 horas, de terça a sexta-feira.

Além das visitas, na quinta (4) e na sexta-feira (5) serão ministradas palestras abertas ao público. No dia 4, às 15 horas, o Instituto Ecoar abordará as mudanças climáticas pelas quais o mundo vem passando, tema que também será abordado pelo Greenpeace em exposição fotográfica montada no Salão de Eventos. No dia seguinte, professores do Instituto de Geociência e Educação Ambiental da Universidade de São Paulo (IGC-USP) falarão, às 13 horas, sobre os cursos universitários ligados a essa área e, às 14 horas, sobre geoparques e métodos de preservação ambiental. Logo em seguida, o Greenpeace apresentará estudos relacionados a alimentos transgênicos. Por fim, às 16 horas, a professora Luzia A. R. Galdeano dará exemplos de como transformar problemas urbanos em soluções ambientais.

As palestras serão realizadas no Mercado Gourmet, localizado no mezanino do Mercadão, e têm capacidade para até 50 pessoas. Para se inscrever, basta ligar para os telefones 3313-2444 ou 3313-7456 ramal 18, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou então pelo e-mail fcschmidt@prefeitura.sp.gov.br.

O evento conta com o apoio da Associação de Renovação do Mercado Municipal Paulistano (RENOME), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e das seguintes instituições: Universidade de São Paulo (IGC-USP), Fundação SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Sabesp, Fundação Florestal, BFC Engenharia Ambiental e dos institutos Ecoar, VERA, Reciclar e Pró-Verde.

Confira, abaixo, a programação completa das palestras:

4 de junho

15 horas: Educação para as mudanças climáticas
(Palestrante: Luciano Araújo – Instituto Ecoar)


5 de junho

13 horas: O curso de licenciatura em Geociências e Educação Ambiental e suas potencialidades (Palestrante: Profª. Denise de La Corte Bacci – IGC-USP)

14 horas: Geoparque – Um novo conceito na preservação ambiental
(Palestrante: Profª. Eliane Aparecida Del Lama – IGC-USP)

15 horas: Campaigner de transgênicos
(Palestrante: Rafael Georges Cruz – Greenpeace)

16 horas: Transformando problema em solução
(Palestrante: Luzia A. R. Galdeano – IGC – USP)

SERVIÇO
Evento: I Semana do Meio Ambiente no Mercadão
Data: entre os dias 2 e 6 de junho
Hora: das 9 às 17 horas
Local: Mercado Municipal Paulistano – Rua da Cantareira, 306 – Centro
Entrada franca