Secretaria das Subprefeituras promove seminário de Benchmarking

A terceira edição do evento consolida o seminário como modelo para troca de experiências e adoção de projetos pelas subprefeituras

O método de comparação de desempenho de práticas, processos e produtos inovadores, o chamado Benchmarking, não é mais exclusividade do setor privado. Nas próximas quarta e quinta-feiras (3 e 4 de junho), dez subprefeituras apresentarão os projetos que estão desenvolvendo em suas regiões e trocarão experiências sobre as ações no Terceiro Seminário de Benchmarking, que acontecerá das 8 às 17 horas no Centro de Convenções Rebouças - Avenida Rebouças, 600, região central.

Cerca de 500 pessoas são esperadas para o evento, que é organizado pela Secretaria das Subprefeituras, por meio da Supervisão Geral de Recursos Humanos, com apoio do Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade da pasta. A idéia do Benchmarking é identificar e conhecer ações inovadoras e adaptá-las para prática, em um processo constante de aprimoramento entre empresas e instituições.

Voltado para as subprefeituras, o objetivo do seminário é estimular a ampliação de métodos e projetos bem sucedidos para outras regiões da cidade e, até mesmo, para a cidade inteira. "Oportunidades como esta instigam a criatividade e a iniciativa dos servidores, pois proporcionam um espaço para a troca de informações e conhecimento", comenta o secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo.

O primeiro seminário, em 2006, foi organizado e realizado por três subprefeituras da Zona Sul. O evento do ano seguinte, já coordenado pela Supervisão Geral de Recursos Humanos, contou com a participação de oito subprefeituras e da Supervisão Geral de Abastecimento. A partir dessa iniciativa foram identificados projetos que puderam ser implantados em todas as subprefeituras da cidade, como o Programa de Qualidade e o Programa 5S.

Nesta edição, o seminário contará com três palestras. O jornalista e apresentador dos programas Mundo Corporativo (Rádio CBN) e Roda Viva (TV Cultura) e autor do livro Falar para Liderar, Heródoto Barbeiro, participa do primeiro dia para falar sobre liderança e comunicação. Na mesma data, o professor de administração da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Marcelo Graglia, abordará o planejamento no setor público. No segundo dia de encontro, é a vez do diretor-superintendente das revistas INFO, Exame e Você S.A, Alexandre Caldini, falar sobre a espiritualidade nas organizações.

Temas e apresentações

No primeiro dia serão apresentados os projetos e práticas das subprefeituras Itaim Paulista, Santana / Tucuruvi, Cidade Ademar e Santo Amaro. Na quarta-feira será a vez das subprefeituras Pinheiros, São Miguel, Jaçanã / Tremembé, Campo Limpo, Cidade Tiradentes e Capela do Socorro (confira abaixo a programação do evento).

Ao todo, 14 projetos serão apresentados. Entre eles, o Converse com a Subprefeitura, ciclo de reuniões com entidades e moradores de cada distrito da região da Subprefeitura Pinheiros para esclarecer dúvidas, receber reclamações e sugestões. A Subprefeitura Santo Amaro coloca na rua o projeto Ação Total, mutirão de serviços de zeladoria, feitos a partir das solicitações dos moradores pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Outro exemplo é o Passeando por Sampa Inclui, uma parceria da Subprefeitura Capela do Socorro com o Programa Atende, da São Paulo Transportes (SPTrans). Este projeto leva, a cada 15 dias, cerca de 50 pessoas portadoras de deficiências físicas ou mentais, com um acompanhante, para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.