Praça do Patriarca tem pintura 3D

Aconteceu na última semana, de segunda a sexta-feira (15-19), na praça Patriarca, no Centro de São Paulo, uma intervenção artística inusitada. Trata-se de uma obra em 3D do muralista Eduardo Kobra, que será feita no piso do local com giz e tinta airbrush. É a primeira vez que este tipo de arte, baseada nos trabalhos do norte-americano Kurt Wenner e do inglês Julian Beever, que fazem suas obras em várias capitais européias (imagem), é feito em São Paulo.

Por convite da secretaria das Subprefeituras e com autorização da subprefeitura Sé, o artista concluiu o trabalho de uma semana, na última sexta-feira (19). “Esta intervenção artística é uma experiência inovadora”, diz o secretário das Subprefeituras.



Eduardo Kobra fez toda a obra com giz e airbrush, materiais solúveis em água, que não danificam o patrimônio público. “A obra só pode ser vista e percebida tridimensionalmente de um determinado ponto, na perspectiva proposta pelo artista”, ressalta.

Sobre o artista – Kobra é autor do projeto “Muro das Memórias”, que tem como principal objetivo transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória de São Paulo. Desde 2006 já foram entregues 19 murais em avenidas e ruas da Cidade, como a Paulista, a Morumbi, a Sumaré, a Belmiro Braga, Helio Pellegrino, Rangel Pestana e a Henrique Schaumann. Em 2009, entregou, para o aniversário de São Paulo, um mural de 1000 m² na Avenida 23 de maio, que mostra cenas de São Paulo na década de 20.

Em 2007, Kobra conheceu e estudou a técnica utilizada pelos artistas, mas ainda não se sentia seguro para executar um trabalho em 3D. Durante dois anos, o brasileiro estudou intensamente a técnica. Pronto para iniciar o trabalho, Kobra procurou apoio da Subprefeitura Sé e recebeu autorização para implementar a imagem na praça Patriarca, o que possibilitará grande interação com o público.