Encontros para revisão do Plano Diretor reúnem mais de 500 pessoas

Reuniões foram realizadas nas subprefeituras de Campo Limpo, Capela do Socorro, M’ Boi Mirim e Parelheiros

Dando continuidade à segunda fase da Revisão Participativa do Plano Diretor Estratégico (PDE), a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano (SMDU) promoveu no último sábado (29) oficinas de propositivas nas subprefeituras de Campo Limpo, Capela do Socorro, M’ Boi Mirim e Parelheiros.

Os encontros, que já ocorreram em 11 outras subprefeituras, serão realizados em todas as regiões, até o dia 27 de julho. As reuniões permitem que todos exponham suas opiniões, debatam os problemas da cidade e elejam ainda possíveis melhorias para São Paulo, visando com isso, a construção de uma cidade de acordo com as necessidades da população.

As subprefeituras de Campo Limpo, Capela do Socorro, M’ Boi Mirim e Parelheiros reuniram cerca de 540 munícipes no fim de semana. Entre os principais temas levantados e discutidos pelas comunidades estavam habitação, proteção de áreas rurais e mobilidade urbana da cidade.

Em cada oficina realizada, o público é dividido em subgrupos para a elaboração coletiva de propostas. Cinco temas prioritários são escolhidos e apresentados aos demais participantes em um auditório. Periodicamente, todas as discussões levantadas nas subprefeituras são sistematizadas e colocadas à disposição da população na biblioteca do site Gestão Urbana SP.

Além disso, propostas dos munícipes também podem ser encaminhadas pelo canal eletrônico do site Gestão Urbana. No próximo sábado (6), novas oficinas propositivas serão realizadas nas subprefeituras de Aricanduva, Ipiranga, Mooca e Vila Pudente/Sapopemba.
 

Plano Diretor Estratégico

O PDE é o principal instrumento para organizar o planejamento dos espaços da cidade. A revisão do plano foi dividida em quatro etapas. Na primeira delas, foram realizadas avaliações temáticas e participativas com o intuito de avaliar os resultados negativos e positivos do PDE, aprovado em 2002. Nas etapas seguintes, oficinas públicas são realizadas com o intuito de se angariar propostas e contribuições da população e sistematizá-las. Na última etapa, será realizada uma devolutiva e discussões públicas da minuta do projeto de Lei.

1ª Etapa – Avaliação Temática Participativa do PDE - O objetivo da 1ª Etapa é avaliar os resultados positivos e negativos do PDE.

2ª Etapa – Oficinas Públicas para Levantamento de Propostas e Contribuições - O objetivo da 2ª Etapa é levantar propostas e contribuições em oficinas realizadas nas 31 Subprefeituras. Propostas e contribuições também poderão ser enviadas através de um canal eletrônico.

3ª Etapa – Sistematização das Propostas e Contribuições Recebidas - O objetivo da é sistematizar e consolidar as propostas e contribuições levantadas para preparação da minuta de Projeto de Lei.

4ª Etapa – Devolutiva e Discussões Públicas da Minuta do Projeto de Lei - O objetivo é fazer a devolutiva em relação às propostas e contribuições levantadas e discutir a minuta do Projeto de Lei tanto em audiências públicas quanto através do canal eletrônico.

Próximas reuniões

Aricanduva
6/7/2013
9h às 15h
UNICSUL
Av. Regente Feijó, 1.295

Ipiranga
6/7/2013
9h às 15h
CEU Meninos
Rua Barbinos, 111

Mooca
6/7/2013
09h às 15h
Colégio Amorim
R. Cantagalo, 339

Vila Prudente/ Sapopemba
6/7/2013
9h às 15h
CEU Rosa da China
Rua Clara Petrela, s/n