Secretaria das Subprefeituras participa de workshop internacional sobre mudanças climáticas

Geógrafo da Assessoria Técnica de Obras e Serviços (ATOS) da Secretaria representou a cidade de São Paulo no evento, que aconteceu em Rotterdam, na Holanda

A primeira edição do Workshop Técnico Internacional sobre “Avaliação dos riscos das mudanças climáticas” contou com a participação do geógrafo especializado em áreas de risco da Assessoria Técnica de Obras e Serviços (ATOS) da Secretaria Municipal das Subprefeituras. O evento, que aconteceu nos dias 5 e 6 de junho em Rotterdam, na Holanda, reuniu cerca de 30 técnicos de prefeituras de diversas cidades do mundo, com o objetivo de proporcionar uma troca de experiências entre as administrações municipais estrangeiras diante de temas como: metodologias utilizadas para medir e avaliar riscos climáticos; estruturas de ação em casos de emergência; planos de ação ou contingência; ferramentas para o estabelecimento de prioridades e tomadas de decisões, dentre outros.

Organizado pela Rede C40, o evento contou com mesas de discussão com representantes de grandes metrópoles como Nova York, Londres, Tóquio, Melbourne, Copenhagen, Hong Kong, Buenos Aires e Mumbai. Cada prefeitura presente teve a oportunidade de ensinar algo ao grupo, além de ampliar sua visão de como enfrentar as questões climáticas tanto no aspecto político, técnico e social. De acordo com o geógrafo, Melbourne talvez tenha a estrutura de comunicação melhor, enquanto Tóquio possui um sistema mais moderno, porém, cada realidade necessita de uma ferramenta própria e, na verdade, o maior ganho foi o acesso a esse conhecimento e a possibilidade de adaptar as melhores práticas na nossa cidade.

Por ser a oitava maior megacidade do mundo de acordo com a edição 2012 do índice Demographia World Urban Áreas, São Paulo tem muito a contribuir para as outras metrópoles e cidades ao redor do mundo, sendo de grande importância participar de eventos deste tipo, como, por exemplo, a Expo 2020, a qual o município já demonstrou interesse em sediar. O geógrafo de ATOS disse ainda que esteve conversando com os gestores da Rede C40, que demonstraram o interesse em São Paulo ampliar a sua participação, inclusive com contribuições em outros temas. A expectativa é que tenha sido aberto um importante canal de troca de informações que poderá ajudar a enfrentar melhor as adversidades da nossa cidade.

Rede C40

A Rede C40 (Cities Climate Leadership Group) é uma organização global que reúne as maiores cidades do mundo para a discussão do papel dos governos na implementação de ações sustentáveis relacionadas ao clima. A intenção do grupo é ajudar as metrópoles a enfrentar as mudanças climáticas globais em nível local. Os custos da viagem, que levou o representante da Coordenação das Subprefeituras foram arcados pela Rede C40 e pela Fundação Clinton.