Seminário destaca a importância da participação da juventude nas decisões da Cidade

 A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Juventude, realizou nessa quinta-feira, 23 de maio, o seminário “Políticas de juventude nos territórios”, no Centro Cultural São Paulo.

O evento teve a presença de cerca de 100 pessoas, entre elas o Secretário de Coordenação das Subprefeituras, o de Direitos Humanos, o Coordenador de Juventude e os supervisores de esporte e cultura da Secretária de Coordenação das Subprefeituras.

De acordo com o Coordenador de Juventude, o objetivo principal do seminário é debater a política de juventude da atual gestão em sintonia com o trabalho das subprefeituras. A ideia é fortalecer o papel dos Auxiliares de Juventude e aprofundar o diagnóstico sobre os jovens de cada região para definir as prioridades e diretrizes de implementação das políticas no âmbito territorial.

O seminário utilizou informações baseadas em dados apresentados pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). O evento apresentou o conceito de juventude: A juventude é concebida como um conjunto social constituído por indivíduos, de quinze a vinte e nove anos, que vivenciam a mesma fase da vida e que demandam políticas específicas.

O seminário foi dividido em três momentos: uma mesa com os secretários,  a apresentação do perfil do jovem da capital e das propostas de políticas, e por último, a divisão de quatro grupos de trabalho para se discutir as demandas dos jovens em cada região e assim elaborar planos para que elas sejam realizadas.

A proposta é atuar na direção de desconstruir o olhar que se apoia na questão juventude-problema, e pensar a implementação de políticas a partir da perspectiva de que a juventude é parte de um processo mais amplo de constituição de sujeitos de direitos.

Cabe aos auxiliares de juventude em cada uma das Subprefeituras as atribuições de manter diálogos com as organizações juvenis das regiões, identificando a atuação dos grupos e entidades que possuem projetos locais e convênios com a Prefeitura. Outra atividade que está sendo realizada é o mapeamento dos aparelhos públicos instalados nas Subprefeituras que tenham algum grau de utilização pelos jovens.

O encontro contribuiu na capacitação desse auxiliares e na elaboração de um plano de trabalho a partir das atribuições que estão sendo definidas pelas Secretarias.