Prefeitura Presente visita a Sub M’Boi Mirim

A Secretaria Executiva de Limpeza Urbana, em parceria com a SPRegula, esteve no evento desta sexta-feira (18).

A 9ª edição do Programa Prefeitura Presente, que ocorreu nesta sexta-feira (18), teve como destino M' Boi Mirim, na zona sul de São Paulo. O evento ocorreu no Largo Bom Jesus de Piraporinha, próximo à Estrada do M’Boi Mirim, uma das principais vias da região. Durante todo o dia, houve várias atividades, incluindo uma visita ao Instituto Água Cristalina, que tem como objetivo reabilitar pessoas de baixa renda com deficiências por meio de terapias aquáticas, como hidroginástica, hidroterapia, hidromassagem e natação adaptada. Também houve a inauguração do Centro de Educação Infantil ‘Nathalia Pereira’ e inspeção junto às obras dos conjuntos habitacionais Maria de Barros e Boulevard da Paz.

 Na imagem em plano aberto, uma tenda do evento, diversas pessoas estão paradas em pé.

No mutirão de serviços, a tenda da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) em parceria com a SPRegula, estava focada em ações de educação ambiental. Os agentes ambientais estiveram disponíveis para informar a população sobre o Programa Cata-bagulho (coleta domiciliar de materiais inservíveis) e sobre os Ecopontos, locais onde os moradores podem descartar materiais como entulho, madeira e itens volumosos.

Cada visitante da tenda recebeu um saquinho de composto orgânico feito a partir de materiais coletados em feiras livres, como restos de frutas, legumes e verduras (FLV), que são destinados aos 05 (cinco) pátios de compostagem da capital.

Na foto flores feitas com garrafa, um braço com uma borboleta tatuada aparece pegando uma das flores



O kit distribuído incluiu também a “Cartilha do Bem”, voltada para crianças de 6 a 12 anos, que elucida a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e também os conceitos de resíduos orgânicos e recicláveis, além de ensinar a maneira correta de descartar cada tipo de material. O material foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de São Paulo (ABES/SP) em parceria com a Reciclus.

Brinquedos feitos pelos agentes ambientais com materiais recicláveis também estavam disponíveis, demonstrando diferentes maneiras de reutilizar materiais.

Equipes de garis revezaram na varrição e coleta de resíduos durante o evento para garantir o conforto de todos os participantes.

na imagens, garis da prefeitura estão uniformizados e aparecem varrendo as guias e a calçada

 

Endereços dos Pátios de Compostagem

Lapa: Avenida José Maria de Faria, n° 487.

Sé: Avenida do Estado, n° 3.330.

Mooca: Rua Cirino de Abreu, n° 456.

São Mateus: Rua Forte de Araxá, n° 409.

Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta - próximo ao nº 111.


Horário de Funcionamento e Visita
O horário de funcionamento dos pátios é de terça-feira a domingo, das 14h às 22h (após o horário das feiras livres).
Caso haja interesse de visita monitorada nos 05 pátios de compostagem da capital ou a retirada de composto orgânico em grande quantidade, favor entrar em contato pelo e-mail: compostagem@smsub.prefeitura.sp.gov.br