SELIMP terá tenda de conscientização ambiental e distribuição de composto orgânico no Mutirão Nacional de Emprego 2023

SELIMP terá tenda de conscientização ambiental e distribuição de composto orgânico no Mutirão Nacional de Emprego 2023

Com a iniciativa de fazer a diferença na vida de muitas pessoas e oferecer a elas uma chance de acesso à cidadania por meio do emprego, a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) vai participar do Mutirão Nacional do Emprego 2023, organizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

As entidades têm parceria com o Governo Federal através do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Saúde, Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, Ministério da Agricultura e Pecuária e Ministério das Comunicações, com o Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Turismo e Viagens, com a Prefeitura Municipal de São Paulo e os Sindicatos filiados, evento que tem como objetivo promover oportunidades de trabalho e fomentar a inclusão social na sociedade.

O evento está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (os ODS) da Agenda 2030, da ONU, que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, fazendo um apelo global para que governos locais, empresas, associações, organizações, munícipes e a sociedade civil como um todo, contribuam para o atingimento destas metas.

A SELIMP estará presente no evento que ocorrerá entre os dias 01 e 04 de agosto, na Rua Formosa, n°99, no Vale do Anhangabaú, com uma tenda de conscientização ambiental, das 10:00h às 15:00h, onde haverá a distribuição de 1.500 (mil e quinhentas) unidades de compostos orgânicos.

 

Na ação, também serão oferecidos cursos gratuitos, vacinação, serviços de escuta e orientação social com equipe interdisciplinar, corte de cabelo e cuidados pessoais e outras atrações.

Para mais informações e inscrição, acesse o website: www.UGT.org.br/MUTIRAO

Curiosidades sobre o Composto Orgânico

O composto distribuído no evento para uso doméstico, é o mesmo gerado nos pátios de compostagem da capital, que é também utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município, uma vez que sua produção evita o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente.

O projeto se inicia nas feiras com a participação das equipes de educação ambiental das empresas de varrição, que orientam os feirantes a participarem do projeto e deixarem os restos de frutas, verduras e legumes que iriam para o lixo, dispostos em sacos da Prefeitura. Ao final da feira, os agentes de limpeza passam para recolher esse material e os encaminham para os pátios de compostagem.

No pátio, os resíduos misturados com restos de poda de árvore picada e palha, são dispostos em leiras (canteiros) onde acontece o processo de compostagem, que leva em torno de 120 (cento e vinte) dias para decomposição. Por fim, esses resíduos são transformados em composto orgânico de qualidade, que são distribuídos gratuitamente à população, inclusive em eventos como este, que visam um futuro mais justo e igualitário para as pessoas.

 

Obtenha mais informações e baixe materiais sobre os Compostos Orgânicos:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/secretaria_executiva_de_limpeza_urbana/index.php?p=348124

 

Horário de Funcionamento e Visita


Os Pátios de Compostagem funcionam de terça a domingo, das 06:00 às 22:00 horas, seguindo o calendário de funcionamento das feiras livres e são abertos ao público em geral.

Caso haja interesse para retirada de grande quantidade composto orgânico, entrar em contato pelo e-mail: compostagem@smsub.prefeitura.sp.gov.br

Para visitas monitoradas, favor solicitar agendamento no e-mail: educacaoambiental@smsub.prefeitura.sp.gov.br