Prefeitura de São Paulo inicia plano para canalizar 57 córregos na capital

O programa melhora a permeabilidade do solo e diminui alagamentos na cidade. Parques lineares serão instalados na margem.

Pelo menos cem mil pessoas que moram no entorno dos córregos serão beneficiadas pela canalização em curso, com impacto direto na qualidade de vida e valorização dos bairros. O trabalho começou no córrego Itaquera e está em todas as regiões da capital paulista. O investimento da Prefeitura de São Paulo é de 630 milhões de reais e vai até o final do ano que vem.

Dezesseis córregos estão em execução no momento. Outros onze devem entrar em licitação neste mês de agosto, e mais trinta em planejamento. É o maior volume desde que o programa começou, em abril. Através do cruzamento de dados com o mapeamento dos córregos e demanda via canal SP 156, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) desenvolve a recuperação da capacidade de drenagem dos córregos e vai transformar os leitos em parques lineares.

A canalização se soma a diversas outras medidas para evitar as enchentes.Nos últimos dois verões, 2021/2022 e 2022/2023, a cidade foi afetada pelo fenômeno La Niña, que contribuiu para a intensificação das chuvas. Em janeiro deste ano, o sistema preditivo da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), Urano, registrou 98 mm de chuvas em um período de duas horas na Zona Leste da capital. As fortes chuvas, combinadas com a permeabilidade do solo reduzida devido à urbanização, é um dos motivos que resultam em transbordamentos de córregos na cidade.

As intervenções nos córregos foram planejadas não apenas para resolver o problema de alagamento, mas também para melhorar a qualidade de vida da comunidade que frequenta ou mora no local. A implantação dos Parques Lineares entra nessa lógica com equipamentos como quadras poliesportivas, Academias da Terceira Idade (ATI), mesas e cadeiras, pistas de corrida, brinquedos, pista de skate e muito mais.


Projeto executivo da obra de canalização do Córrego Itaquera - Crédito SMSUB

“Esse espaço sempre foi uma questão para quem mora aqui porque nunca foi um local que pudéssemos desfrutar", conta a vigilante Elizabete Alves, 40 anos, moradora da Cidade Tiradentes há 35 anos e vizinha do Córrego Itaquera. No local, a assessoria técnica de Obras e Serviços (ATOS-SMSUB) faz a canalização do córrego, que contará com um amplo parque linear. Para o aposentado Antônio Alves Mascarenhas, 78 anos, também morador antigo da Cidade Tiradentes, a obra só traz pontos positivos: "Eu e minha esposa precisamos fazer fisioterapia e caminhar bastante. Quando a obra estiver pronta, ter esse espaço aqui perto, para nós, será um benefício tremendo!”.



Antônio e a sua filha, Magali Mascarenhas, durante a caminhada matinal – Crédito: Thito Cassimiro


Apesar de fazerem parte do ciclo natural da água, as chuvas podem causar danos à ordem social e econômica. Quando estava em processo de desenvolvimento, São Paulo canalizou córregos, ocupou margens e impermeabilizou o solo. Hoje a cidade busca cada vez mais harmonizar a natureza, suas sazonalidades e o progresso humano.

Na região de Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo, outra obra de revitalização e canalização está em andamento, no Córrego Domênico Palma. Durante o período de cheias, o córrego, que fica entre residências e estabelecimentos comerciais, fica coberto de água. A solução para esse caso vem de uma inovação na zeladoria da cidade de São Paulo, o tunnel liner. O túnel subterrâneo permitirá que o fluxo da água continue sem a necessidade de remover imóveis e casas do local. Para Júlio Francisco, mecânico de 37 anos e vizinho do córrego, a obra irá melhorar o fluxo de clientes e evitar o fechamento de sua loja. “Quando chove, isso vira uma cachoeira aqui, ninguém consegue passar devido à quantidade de água. Com essa obra, a praça vai ficar limpa, vai chamar a atenção e trazer mais pessoas”.


Para Marcos Aurélio, programa da Prefeitura vai trazer segurança

O contador Marcos Aurélio Pereira Gonçalves, de 46 anos, vê a canalização do Córrego Domênico Palma como sinônimo de maior segurança para a região. “Atualmente, sem essa obra, a área é muito perigosa, especialmente à noite. A canalização trará bem-estar, segurança e valorizará os imóveis ao redor”.

Com um investimento superior a seiscentos e trinta milhões de reais, o projeto tem um impacto direto na qualidade de vida de mais de 100 mil pessoas. A Prefeitura segue comprometida em cuidar da população, e trabalha para que os dias sejam mais tranquilos e de bem-estar.