Prefeitura de São Paulo entrega obra de drenagem na Avenida Santa Marina

Local era ponto de alagamento e obra beneficia cerca de 75 mil pessoas diretamente

A Prefeitura de São Paulo concluiu, em tempo recorde, um conjunto de obras contra enchente na Avenida Santa Marina, na Água Branca, Zona Oeste. As obras foram feitas pela Secretaria Municipal das Subprefeituras e beneficiam o entorno. Além de uma nova galeria de águas pluviais, foram feitas novas guias, sarjetas e calçadas. O investimento total foi de R$ 31.865.813,60. As obras foram iniciadas em janeiro deste ano.


Obra de Tunnel Liner na Avenida Santa Marina

 

A região foi impactada em fevereiro de 2022 pela cratera aberta durante a obra da linha 6- Laranja do Metrô e pelo colapso das galerias de águas pluviais por causa da nata de concreto, vinda dos empreendimentos imobiliários que se espalham no entorno. A partir de então, começou o histórico de alagamentos.

A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), em conjunto com a Subprefeitura Lapa, realizou um mapeamento minucioso na região e concluiu que toda a tubulação das galerias pluviais precisava ser trocada para evitar alagamentos na via e no entorno. Essa tubulação passa , inclusive, por baixo da Marginal Tietê, que é uma das vias com o maior tráfego no país.

Para não interditar nenhuma faixa de rolamento, as equipes da SMSUB decidiram pelo tunnel liner. Uma espécie de poço é aberto no asfalto e, por meio dele, os operários fazem a escavação embaixo da terra sem abrir valas. No caso da Santa Marina, o trabalho na Marginal aconteceu a oito metros de profundidade sem que o trânsito sofresse qualquer interrupção.

A intervenção levou seis meses, metade do que se levaria caso o processo de intervenção seguisse o modelo convencional com a abertura de valas. A estimativa é de que cerca de 75 mil pessoas sejam impactadas diretamente por essa intervenção, beneficiando os moradores da Água Branca e dos bairros vizinhos, como Barra Funda e Lapa.

A conclusão da obra de infraestrutura é um marco para a região e reflete o compromisso da Prefeitura de São Paulo em promover melhorias na qualidade de vida dos cidadãos.