Maior programa de recapeamento do país se expande e mais 4 vias começam a receber o serviço

Os novos trechos estão na região Leste e Oeste e compreendem a pista local da Marginal Pinheiros, ruas Capitão Pucci e André de Almeida, além da avenida Ouro Verde de Minas.

O programa de recapeamento anunciou o começo dos serviços nesta quarta-feira, 12/04, nas zonas Leste e Oeste e outras duas vias a partir do dia 13/04, quinta-feira, em São Mateus, também na região leste paulistana. Com esse anúncio, a Prefeitura de São Paulo atinge 4,6 milhões de metros quadrados entre vias recapeadas ou em execução .

Esse é o maior recape da história da cidade e as novas vias têm em comum a importância na mobilidade da população. Uma delas é a pista local da Marginal Pinheiros (Avenida Doutora Ruth Cardoso), que inclui também as alças de acesso. O trecho compreendido está entre o Viaduto da CPTM e a Avenida Embaixador Macedo Soares, na região da Subprefeitura da Lapa, zona Oeste da cidade, com previsão de ser finalizado no final do mês de maio em 19,4 mil metros quadrados.

Ainda nesta quarta o serviço também inicia na Rua Capitão Pucci, no trecho compreendido entre Rua Copenhague e Rua Flantenor de Lima Paiva, região da Subprefeitura Guaianases. A previsão é de concluir os serviços em 16 dias nos 2,6 mil metros quadrados de percurso(término em 28/04/2023).

Já na quinta-feira, 13/04, dois novos trechos também se somam ao recape. Um deles é a rua André de Almeida, no trecho compreendido entre Avenida Mateo Bei e Avenida Ragueb Chohfi - mais de 36 mil metros quadrados, região leste da cidade. O prazo de finalização é em 27/07/2023.

O outro trecho fica na Avenida Ouro Verde de Minas, no trecho compreendido entre Praça Cataguarino e Praça Cataguarino, são mais de 36 mil metros quadrados na região da Subprefeitura São Mateus, com previsão de terminar em 27/07/2023. As intervenções corrigem os danos estruturais e recupera as vias com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e tráfego intenso.

Atualmente, o programa está presente em todas as regiões da cidade com tecnologia de ponta, além de ser pensado sob os princípios da economia sustentável.

As vias finalizados e em execução podem ser conferidas em tempo real, na página inicial do site da SMSUB, ou pelo link:

 

 

O Programa


No momento, são 38 os trechos em andamento, que totalizam uma área de mais de 1,1 milhão de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho, início do programa, o recape finalizou 124 trechos, que correspondem a cerca de 3,4 milhões de metros quadrados.

O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.

Previsto em contrato, o programa é realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.



O serviço acontece, preferencialmente, depois das 23 horas, para não prejudicar a mobilidade. A Secretaria Municipal das Subprefeituras realiza em campo, um controle rigoroso das ações, com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincas, quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via).

Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.