Sete novos trechos da Capital recebem o início do Programa de Recapeamento neste fim de semana

São mais 260 mil metros quadrados recuperados no maior programa de recape do Brasil

O Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária, realizado pela Prefeitura de São Paulo, iniciou o final desta semana com a execução de sete novos trechos do serviço de recapeamento. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.

O recape usa alta tecnologia, corrige os danos estruturais e recupera a via com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e pelo tráfego intenso, com trechos de vias e asfalto de qualidade europeia.

A seguir, as vias em serviço de recape:

1) Estrada Dom João Nery - Trecho compreendido entre a Avenida Avenida Marechal Tito e a Rua Engenheiro Bardot – Subprefeitura do Itaim Paulista. Início: 02/03/2023. Término previsto em 01/06/2023 em 52.140 metros quadrados;

2) Av. São João – Ambos os Sentidos - Trecho compreendido entre a Av. Angélica e a Rua Conselheiro - Subprefeitura da Sé. Início: 03/03/2023. Término previsto em 16/04/2023 em 32.402 metros quadrados;

3) Av. Luís Stamatis - Trecho compreendido entre a Rua Padre Ludovico Zanol e a Avenida Edu Chaves – Subprefeitura do Jaçanã/Tremembé. Início: 03/03/2023. Término previsto em 21/05/2023 em 16.321 metros quadrados;

4) Av. Nações Unidas (Marginal Pinheiros) Trecho III - Pista Local - Trecho compreendido entre a Ponte Morumbi e a Avenida dos Bandeirantes – Subprefeitura de Pinheiros. Início: 03/03/2023. Término previsto em 15/06/2023 em 45.934 metros quadrados;

5) Av. Nações Unidas (Marginal Pinheiros) Trecho III - Pista Expressa - Trecho compreendido entre a Ponte Morumbi e a Avenida dos Bandeirantes – Subprefeitura de Pinheiros. Início: 03/03/2023. Término previsto em 15/06/2023 em 55.043 metros quadrados;

6) Av. Dona Helena Pereira Moraes (Ida e Volta)* - Trecho compreendido entre a Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha e a Rua José Ramon Urtiza – Subprefeitura do Campo Limpo. Início: 03/03/2023. Término previsto em 16/04/2023 em 9.305 metros quadrados;

7) Av. Doutora Ruth Cardoso (Marginal Pinheiros - Pista Expressa) - Inclui Alças de Acesso - Trecho compreendido entre a Ponte da Cidade Universitária e a Ponte do Jaguaré – Subprefeitura de Pinheiros. Início: 03/03/2023. Término previsto em 17/05/2023 em 52.297 metros quadrados.


A intervenção corrige os danos estruturais e recupera as vias com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e tráfego intenso. O serviço acontece, preferencialmente, depois das 23 horas, para não prejudicar a mobilidade. A SMSUB realiza em campo, um controle rigoroso das ações, com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincas, quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via).


O Programa


No momento, são 33 os trechos que estão em andamento e totalizam uma área de mais de 1,2 milhões de metros quadrados. Somando as áreas já concluídas e as novas contratadas, o programa ultrapassou a marca de 4 milhões de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho, início do programa, os 87 trechos finalizados correspondem a mais de 2,3 milhões de metros quadrados.

Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.

O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.

Previsto em contrato, o programa é realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.