Pré-carnaval começa com desfiles de grandes blocos em São Paulo

Infraestrutura montada pela prefeitura garantiu a festa e foi elogiada pelos foliões

 *Atualizado em 12/02, às 18h32

O primeiro dia de pré-carnaval começou com muita gente nas ruas e desfiles de grandes blocos na cidade de São Paulo. Todos os blocos encerraram os eventos deste sábado (11/02) no horário acertado com a gestão municipal, às 19h.

Sobre o comércio ambulante, foram 62 lacres de produtos comercializados de forma irregular. Esses produtos apreendidos eram, em sua maioria, bebidas alcoólicas. Os ambulantes têm, de acordo com a Lei nº 11.112/1991, 30 dias para fazer a retirada dos produtos que possuem nota fiscal. Após este prazo, os produtos passam a ser de domínio público, podendo ser destruídos ou doados.

A Lei n° 16.647/2017 dispõe sobre a aplicação de sanções à pessoa que urinar em via pública e o valor atual da multa é de R$ 668,43. Até às 18h de hoje, primeiro dia do carnaval de rua, nenhuma situação foi flagrada pelos agentes vistores. Em 2020, foram aplicadas 199 multas, em 2019 foram 340 e em 2018 foram 555 autuações.

Limpeza

Neste sábado (11), primeiro dia oficial de carnaval de rua, 1944 varredores e 284 veículos atuaram na limpeza das vias. Foram disponibilizados 273 contêineres no trajeto dos blocos, 557 cestos aramados, 474 papeleiras e 159 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

A expectativa da SMSUB é reciclar mais de 50% do material coletado, número que pode variar em caso de chuva por contaminação do resíduo. Em 2020, foram coletadas 663 toneladas e metade foi reciclada.

A Secretaria Executiva de Limpeza Urbana – SELIMP faz a gestão dos resíduos sólidos e limpeza das vias públicas e praças onde os blocos irão desfilar e é a limpeza mais rápida do Brasil após a realização de eventos – em cerca de 40 minutos, as vias da cidade são devidamente limpas, lavadas e entregues para a livre circulação diária de pessoas e veículos.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou 217 atendimentos nos postos médicos instalados nos blocos de rua e fez seis remoções para unidades hospitalares até as 20h deste sábado (11), primeiro dia de pré-carnaval na capital paulista.

Os principais atendimentos foram de casos de náuseas, vômito, mal-estar, fadiga, ferimento (corte), dor de cabeça e alcoolismo.

Para este fim de semana, a SMS disponibilizou uma equipe de 314 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, no período do evento, em 20 postos de saúde; e mais 23 profissionais, incluindo a equipe da sala de situação, regulação e coordenação. Para socorro e remoção foram disponibilizadas 198 ambulâncias, 164 básicas e 34 com unidade de terapia intensiva (UTI), nos postos.

A SMS organizou uma logística especial de assistência médica de urgência e emergência durante os desfiles de blocos de rua do carnaval 2023. Os serviços serão ofertados de acordo com o número diário de eventos.

Para o atendimento aos blocos inscritos, foram contratadas 600 diárias de ambulâncias, sendo 500 estruturadas para atendimentos básicos e 100 de suporte avançado à vida (UTIs móveis). A estrutura destinada aos chamados megablocos (expectativa de 40.000 a 500.000 pessoas), que terão trajetos fixos pré-estabelecidos (aproximadamente 15), contará com 20 postos médicos, com três desses fixos em pontos estratégicos da cidade, que estarão localizados no Largo do Paissandu e nas praças do Patriarca e da República. Também estarão de prontidão 500 profissionais divididos em 100 ambulâncias, das quais 80 destinadas ao atendimento básico e 20 de suporte avançado à vida.

Direitos Humanos

No primeiro dia oficial dos Blocos de Rua do Carnaval 2023 de São Paulo não foram realizados atendimentos especializados nas unidades móveis LGBTI distribuídas em quatro pontos da capital mais o Ônibus Lilás, localizado na Praça da República.

No total, foram distribuídas 71 pulseiras de identificação para crianças, sendo 65 no Obelisco do Ibirapuera e seis na Rua Henrique Schaumann. Também foram registradas 250 orientações gerais como a utilização do auto teste de HIV, necessidade de identificação de crianças e uso do preservativo feminino, entre outras.

As Unidades Móveis LGBTI estarão disponíveis durante todo o Carnaval 2023, prestando atendimentos nos Blocos de Rua.

Sambódromo

Na primeira noite de desfiles no sambódromo do Anhembi, a faixa com a frase "Se você pensa que cachaça é água, não é! Se alimente, se hidrate, se proteja.", idealizada pela Coordenação de Política sobre Drogas, teve destaque na avenida levando conscientização sobre o uso consciente de álcool.

Durante os desfiles, haverá ações de conscientização sobre LGBTfobia, abusos e igualdade racial.

Trânsito e transporte

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está monitorando os desfiles dos blocos carnavalescos oficialmente autorizados pela Prefeitura de São Paulo ativando bloqueios momentâneos ou fixos e os desvios necessários. Acompanhe as ações da CET acessando www.cetsp.com.br.

Acesse informações sobre a operação dos ônibus e desvios de linhas durante o carnaval no site www.sptrans.com.br/carnaval.