2023 começa com mais 172 mil metros quadrados de recape na Capital

Sete trechos recebem, a partir de hoje, o serviço nas regiões da Mooca, Santo Amaro, Sé e Vila Prudente

No primeiro dia útil de 2023, a Prefeitura de São Paulo inicia o serviço de recape em novos trechos da cidade. Após um trabalho diário, que começou em junho de 2022, esses locais se somam a outros 28, totalizando 35 em execução. Outros 47 trechos de vias foram finalizados, nas cinco regiões da cidade.

A Secretaria Municipal das Subprefeituras faz um controle rigoroso das ações em campo com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincamentos, quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via).



Hoje, 02/01, o serviço é iniciado na Rua Orfanato, localizado na região da Vila Prudente, no trecho compreendido entre a Avenida Vila Ema e Rua Ibitirama, em mais de 13 mil metros quadrados. A previsão do término do serviço é no mês de fevereiro. Além desse endereço, hoje também tem início o serviço em mais um trecho da Marginal Pinheiros, em ambos os sentidos. O recape vai da Avenida Interlagos até a Vítor Manzini e a previsão é de entrega no mês de abril. Nesse trecho, o programa contempla 89,9 mil metros quadrados.

O recape usa alta tecnologia, corrige os danos estruturais e recupera a via com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e pelo tráfego intenso. Ainda na região da Mooca, a partir de amanhã, 03/01, a pista central da Marginal Tietê recebe o serviço entre as pontes Vila Maria e Presidente Dutra, num trecho de 37,9 mil metros quadrados, com previsão de terminar em março.

Além disso, a partir do dia 05/01, a região da Sé ganha mais quatro trechos de via com serviço de recape. Ao todo, são 31,5 mil metros quadrados de serviço na Avenida Prestes Maia. Com previsão de término em abril, os locais são o Túnel São João Paulo II, Avenida Tiradentes, Rua Dom Francisco de Sousa e Ponte Presidente Dutra.

O Programa

No momento os trechos estão em andamento totalizam uma área de mais de 1,1 milhão de metros quadrados de recape. Somando as áreas já concluídas e as novas vias contratadas, o programa de recapeamento chegou à marca de 3 milhões de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho, 55 trechos foram finalizados, correspondente a uma área de mais de 1,6 milhão de metros quadrados.

Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.

Previsto em contrato, o programa está sendo realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.

O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.
As informações sobre o programa são compiladas e atualizadas em tempo real, através do Portal: