Seis meses e o maior programa de recape em curso no país chega em 3 milhões de metros quadrados

Seis meses e o maior programa de recape em curso no país chega em 3 milhões de metros quadrados

O trabalho de conservação e manutenção da malha viária completa seis meses com os primeiros milhões de metros quadrados finalizados, em execução ou em processo de contratação. Somados, são 3 milhões de metros quadrados, mais da metade do previsto para ser executado em dois anos (5,8 milhões de metros quadrados).


Para alcançar esse número, a Secretaria Municipal das Subprefeituras, a SMSUB, faz um controle rigoroso das ações em campo com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincamentos quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via).


Equipamentos que fazem uma “ultrassonografia’ do que está embaixo da capa asfáltica, ferramentas tecnológicas e máquinas como o FWD, usado nas rodovias mais bem avaliadas do país, garantem uma intervenção cirúrgica em cada via. Isso vem diminuindo o tempo para execução dos serviços, apesar das fortes chuvas que há dois meses acontecem na cidade de Sâo Paulo. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.


O recape usa alta tecnologia, corrige os danos estruturais e recupera a via com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e pelo tráfego intenso. Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização.

São Paulo tem em seis meses 47 trechos finalizados em várias vias das cinco regiões, resultando em 1.516.207,90m² de área. Além disso, seguem em execução 34 vias, que contemplam outros 925.233,53m² de área. Mais seis trechos aguardam a emissão de documento para início do serviço e quatro estão em processo de contratação. São 91 trechos contemplados pelo programa até agora.
Previsto em contrato, o programa está sendo realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. De junho a outubro (última medição), foram recicladas 36.6 toneladas sem desperdício do material que é nobre e antes era desprezado em aterros.

Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.


O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.

As informações sobre o programa são compiladas e atualizadas em tempo real, através do Portal: