Preparação para as chuvas: monitoramento 24 horas, limpeza intensificada e podas preventivas.

Todas as equipes de zeladoria e das 32 subprefeituras executam serviços fundamentais, o ano inteiro, para mitigar os efeitos das fortes chuvas sobre a capital.

Antes mesmo de chover, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) já trabalha para reduzir os impactos das chuvas. O Urano, sistema preditivo que calcula pela velocidade do vento o que vai acontecer, é a ferramenta que norteia 24 horas todas as ações e monitora o volume dos 37 piscinões sob cuidados da Prefeitura de São Paulo.

O Urano é um módulo de gestão que usa a inteligência artificial para depuração dos dados capturados em diversas bases climáticas como CGE, IBM Weather, além de outras plataformas, confrontando com os dados de serviços realizados no Sistema de Gerenciamento de Zeladoria (SGZ).

Central de Monitoramento URANO


Prever melhora a capacidade de resposta e direciona as equipes da Prefeitura de São Paulo. A sala do Urano fica ao lado do gabinete do secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, que determinou um pente fino nos piscinões ainda no mês de junho. Este ano, foram retiradas 182 mil toneladas de detritos do sistema criado para segurar o volume de água da chuva. 

A SMSUB conta com um contingente formado até novembro, por mais de 800 equipes. Número que se mantém desde fevereiro. A zeladoria se prepara de maneira sistemática. As equipes em campo executam diariamente serviços de limpeza urbana e zeladoria em córregos, bocas de lobo, entre outros, além da manutenção e desassoreamento dos piscinões da cidade (monitorados em tempo real). Este intenso trabalho tem o intuito de minimizar os impactos causados pelas chuvas de verão nas áreas urbanas e periféricas da cidade.

Equipe de zeladoria trabalha na desobstrução de bueiro

 


Ao longo deste ano, no período de estiagem, entre meados de março e setembro, diversas ações foram realizadas com intuito de reduzir impactos, como limpeza de córregos, microdrenagem, conservação de galerias e poda de árvores. As equipes retiram detritos das margens e da extensão dos córregos e cortam o mato que cresce nas beiras, para que não haja interrupções no fluxo da água da chuva e evite a proliferação de doenças. Também faz a coleta adicional de resíduos sólidos domiciliares, antecipação das coletas de resíduos de varrição e coleta de pontos críticos e pontos viciados.
Apesar disso, o volume de chuva foi capaz de alagar ruas e árvores que estavam na fila de poda da Enel, vieram abaixo, destruindo casas, carros e interditando ruas.


Quando a SMSUB recebe solicitações de poda ou remoção de árvores que estejam em contato com a rede elétrica, estas são encaminhadas automaticamente para a Enel, que realiza o corte dos galhos da rede. As ações acontecem durante todo o ano.


Só após a intervenção por parte da concessionária, a Subprefeitura dá continuidade ao serviço de poda/remoção. No momento, 1.487 árvores constam como pendentes deste serviço por parte da empresa. Em convênio renovado em Junho de 2022, as regras para poda e prazo foram ajustadas para melhor atendimento e agilidade a favor da população.
Em 2022, foram podadas mais de 134 mil árvores na cidade.


RESULTADOS


Resultado deste trabalho, é que entre janeiro e novembro de 2022, foram reformados 28.309 poços de visita e bocas de lobo, inclusive com troca de tampas. Sobre as galerias, mais de 18.998,85m foram reformadas. Além disso, foram retiradas cerca de 128.793,16 toneladas de detritos nos córregos na cidade em 1.511.012,81 metros de extensão. Em relação à microdrenagem, foram retirados 2.270,04 metros cúbicos de detritos em galerias e ramais. Dos piscinões, foram coletadas 182.314,01 toneladas de detritos em 1.609.715,91 m² de extensão e realizados 122.941.088,92 m² em corte de mato e grama. Os serviços são realizados ininterruptamente em todas as regiões, nas 32 subprefeituras da cidade.


A microdrenagem manual e mecanizada desobstrui galerias, ramais, poços de visita e bocas de lobo para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem da cidade. Este ano, as ações de limpeza de galerias e ramais percorreram uma extensão de mais de 15% que em 2021. A quantidade de poços de visita e bocas de lobo também cresceu em 14%. As galerias também passam por reformas para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem.


Os piscinões retêm parte da água pluvial e reduzem os impactos de alagamento nas vias. As equipes realizam manutenção, desassoreamento e limpeza preventivamente em períodos de pouca chuva e de acordo com a necessidade de cada reservatório, para que estejam aptos a operar em alta demanda. Este ano, a área limpa pelas equipes subiu em 25% em relação a 2021.

Sistema de Monitoramento de Piscinões (em tempo real)


Um sistema inédito de monitoramento nos piscinões da cidade, centraliza o acompanhamento de chuvas, drenagem, operação dos reservatórios e escoamento da água. Por meio da rede de telemetria e telemonitoramento, é possível acompanhar o nível e vazão da água, e o funcionamento das motobombas (responsáveis pelo escoamento), por meio de sensores instalados nos piscinões e túneis. Além disso, o sistema emite alertas em caso de queda de energia, obstrução e falha mecânica. No caso dos túneis, é possível, também, monitorar o nível de CO2 acumulado.


Com estas informações, um centro de controle operacional instalado dentro da SMSUB realiza o acompanhamento à distância e consegue viabilizar ações emergenciais, como limpeza e reparos de equipamentos de drenagem.



Piscinão Pedreira - Guaianases


Até pouco tempo, os piscinões eram operados individualmente pelas subprefeituras, no local e de forma manual. Agora, as bombas controladas remotamente podem ser ligadas e desligadas conforme a necessidade, e na hipótese de queda de energia, geradores são acionados também à distância.


Vale lembrar que um piscinão é um reservatório que recebe água excedente de rios para evitar transbordamentos, e, posteriormente, o líquido é bombeado de volta. O sistema consegue definir o melhor momento para o bombeamento e sua intensidade. Pela primeira vez, a secretaria tem um procedimento operacional centralizado para os piscinões.

Para saber mais sobre como o Sistema Urano funciona, clique na imagem abaixo!