Dia da Consciência Negra

O dia da Consciência Negra representa uma das diversas conquistas de negras e negros brasileiros: 20 de Novembro, em alusão à morte de Zumbi dos Palmares, remete-nos à reflexão sobre como a mobilização de pretos e pardos possibilitou a conquista de direitos a um grupo secularmente fragilizado em suas concepções social, econômica e cultural.

Ainda que vários episódios tenham se destinado ao apagamento da identidade e existência negra, são notáveis as contribuições trazidas por personalidades negras nos campos da educação, da saúde, da cultura, da economia, da tecnologia e de tantos outros segmentos.

Sem pretendermos esgotar a lista de personalidades que colaboraram à formação e compreensão da história brasileira, podemos mencionar Zumbi dos Palmares, Dandara dos Palmares, Luiz Gama, Carolina de Jesus, Cruz e Sousa, Abdias do Nascimento, Lélia Gonzales, André Rebouças, Milton Santos, Machado de Assis, Lima Barreto e Teodoro Sampaio.

A relevância deste mês não se limita ao reconhecimento da capacidade de sobrevivência e resistência negra, pois esta data também agrega o compromisso do poder público quanto às políticas de ação afirmativa à população negra.

Por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, diariamente são executadas ações de defesa e fortalecimento de tal grupo.

Por fim, é imprescindível destacarmos o esforço da mulher negra ao longo desses séculos, as quais seguem expandindo a rota de participação social e reforço da democracia, em especial a luta por melhores condições econômicas e políticas.

Falar sobre população negra significa tratar da maioria da população brasileira. Cada vez mais, nota-se que nenhuma força é capaz de desarticular suas ações, razão pela qual desejamos que a cidade de São Paulo contemple e reflita sobre o peso histórico e cultural marcado por esta data.