Prêmio Luiza Mahin

Concedido a mulheres comprometidas com a valorização da cultura negra, o Prêmio Luíza Mahin, oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, revela trajetórias de luta antirracista, antes invisíveis para a maioria das pessoas.

A honraria é concedida anualmente, em 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a sete mulheres comprometidas com a valorização da cultura negra, a inclusão social e a luta antidiscriminatória. As escolhas são feitas a partir de indicações de entidades ligadas aos movimentos sociais negros, de mulheres, assim como pelas redes sociais ligadas a esses grupos.

O Prêmio foi Instituído pela Lei 14.636, de 19 de julho de 2007, e regulamentado pelo Decreto nº 52.242.

 

Confira as premiadas em cada ano:

2023

Marielen Silva Albuquerque
Médica veterinária e cofundadora do Coletivo AFROVET, voltado para as pessoas pretas da medicina veterinária, principalmente, mulheres.

Ana Cristina de Souza
Assistente social, coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, 13 anos de atendimento a mulheres em situação de violência.

Geralda Marfisa

Enfermeira e fundadora do Instituto Cultural Marfisafrosua, ativista e militante do Movimento Popular de Saúde de Cidade Tiradentes.

Tatiane Santos
Pedagoga, consultora e mentora antirracista, realiza um trabalho de promoção da equidade e enfrentamento ao racismo no ambiente escolar.

Priscila Rodrigues de Souza
CEO da ONG Bem da Madrugada, que busca incentivar a expressão cultural afro-brasileira dentro das suas ações sociais, que servem principalmente a população afro-brasileira.

Rosa Maria Tavares Andrade

Bóloga, locutora televisiva, professora de genética humana em assuntos afro-brasileiros, fez parte do Grupo de Trabalho para Assuntos Afro-brasileiros pela Secretaria de Estado da Educação; e

Silvia Cibele
Organizadora e idealizadora de eventos, entre os quais feiras online nas redes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para engajamento e visibilidade para empreendedoras, artesãs, cozinheiras e costureiras negras.
 

 

 2022

Adriana Vasconcellos

Ocupou o cargo de Assessora Parlamentar, na Câmara Municipal de São Paulo, onde colaborou com a proposição de projetos de lei voltados à melhoria da qualidade de vida da população negra. Recentemente, esteve na Secretaria de Relações Internacionais coordenando a política pública São Paulo , o Farol de Combate ao Racismo Estrutural.

Aline Torres

É gestora de projetos culturais, há mais de 15 anos; pós graduada pela Universidade de São Paulo (USP); ex-Secretária Adjunta de Inovação e Tecnologia; Embaixadora do Conselho Pan-Africano Council e, hoje, ocupa o cargo de Secretária da Cultura do Munícipio de São Paulo.

Egbonmy Conceição Reis

Coordenadora do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileira (INTECAB-SP); ativista no Movimento Negro Unificado (MNU) e membro do GCMI. Ex membro de assento religioso de matriz africana da SEPPIR-BR e CONE, com participação em grupo Inter religioso do CNBB, marchas, caminhadas do Movimento Negro e demais religiões. Colunista do Jornal Umbanda e Candomblé com as páginas O Canto do Rouxinol, Negros em Evidência, Rio de Sol a Sol e Umbanda tem Gente que Faz.

Fernanda de Paula

Ex-presidente da Unegro, na Cidade de São Paulo, ao seus 14 anos de idade atuou como coordenadora de Juventude do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, afiliada da Unegro a 18 anos, onde acumulou cargos e funções dentro da entidade e já Vice Presidente do Conselho Gestor da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra - CONE. Hoje compõe a equipe da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Márcia Porto

Cirurgiã-dentista, especialista no atendimento a pacientes com necessidades especiais pela Universidade de São Paulo (USP), residência Odontologia Oncopediatrica USP/Bauru, Membro do Comitê de Especialistas sobre Anemia Falciforme - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atua em projetos sociais de forma voluntária há mais de 20 anos tendo como foco a saúde da população negra.

Maria Aparecida de Laia

Psicóloga, Assistente Social com especialização em: Educação em Saúde Pública, Gestão Pública Legislativa, Agentes de Igualdade de Oportunidade para as mulheres, escritora, e ex-presidente do Conselho da Condição Feminina.

Maria Célia Malaquias

Psicóloga, psicoterapeuta, psicodramatista didata supervisora, mestre em psicologia social, pesquisadora e autora sobre psicodrama e relações raciais. Maria Célia presta serviços em prol do antirracismo, protagonismo negro, inclusão de direitos sociais e psicológicos e saúde mental das mulheres negras. Foi idealizadora e coordenadora do projeto de atendimento ao aluno da Faculdade Zumbi dos Palmares, onde atendeu durante 10 anos, voluntariamente, os alunos desde a inauguração da Faculdade Zumbi dos Palmares.

 

2021

Ednusa Ribeiro 

Administradora, especializada em eêneros e Etnias, é uma das fundadoras e coordenadoras do Coletivo Meninas Mahin, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo da mulher preta e contribuir no combate às desigualdades raciais.

Luiza Guerino

Mãe Luiza presta serviços sociais para as comunidades e desenvolve o Projeto Rua do Samba, evento que recebe doações para serem distribuídas a famílias vulneráveis das comunidades paulistanas.

Maria de Lourdes Reis da Silva

Formada em psicologia, psicoterapia e gestão cultural, é gestora cultural da Fábrica de Cultura Sapopemba, há 11 anos. Atua há mais de 20 anos em gestão de projetos culturais na implantação, promoção, formação de equipe e acompanhamentos dos impactos das atividades culturais e sociais, nas regiões de vulnerabilidade da cidade de São Paulo.

Maria Aparecida Pinto

Psicóloga, Terapeuta, pós-graduada em História da África e do Negro no Brasil; coordenadora do Comitê Etnia da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias. Desde os anos 70, realiza trabalhos voluntários.

Martha de Oliveira Braga

Formada em Língua e Literatura Portuguesa, com extensão em Jornalismo e bacharel em Direito, aposentou-se como Oficial de Justiça pelo Tribunal de Justiça Criminal de São Paulo. Associou-se ao Aristocrata Clube, primeiro clube de pretos de São Paulo, em 1978, do qual é Presidente da Diretoria Executiva, em sua quinta gestão.

Rosélia Abadia da Silva

Atua em periferias e redes sociais, criando conteúdos que promovem igualdade racial, com o apoio da Revista Raça, na qual é a responsável pela coluna Preta Brasileira.

Solange Cruz Bichara Rezende

Palestrante e presidente do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre, desde abril de 2003, onde oferece, durante o ano todo, projetos, oficinas e ações que promovem o acesso, a valorização e a visibilidade da cultura para a comunidade e interessados




2020

Ana Beatriz Prudente Alckmin

Criadora do primeiro Curso de Empreendedorismo Cultural para Mulheres, realizado pela Prefeitura de São Paulo, é judia, negra, educadora ambiental e membro do Comitê Permanente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Também é líder do projeto judaico Zerah que foi lançado dentro do Instituto Brasil Israel.

Diva Gonçalves Zitto Miguel de Oliveira

Advogada, Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP/Gestão 2019-2021) e Presidente da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil (OAB/SP - Gestão 2019/2021); idealizadora e presidente da Associação Movimento da Mulher Negra Brasileira (MMNB); Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Aristocrata Clube - Gestão 2022/2024.

Eliana Ferreira Costa Paixão

Conhecida como Mãe Nãna de Yemanjá, Iyalorisa do Ilé Ìyá Ódò Àse Alàáfin Oyó; é pedagoga, militante na educação étnico-racial e no desenvolvimento de projetos e ações afirmativas, em prol da elevação da autoestima e da emancipação das mulheres negras, a partir da fé, da valorização, da arte e cultura.

Flavia Siqueira Diniz

Idealizadora e fundadora do projeto sociocultural Coletivo Resenha das Pretas, com a missão de promover protagonismo feminino e todas as narrativas do povo preto.

Maria Aparecida de Souza Costa Silva

Realizadora da Noite Odara, há 19 anos, com a premiação de personalidades negras, presta relevantes trabalhos sociais a pessoas em situação de vulnerabilidade, na zona leste da cidade.

Sônia Aparecida dos Santos

Jurista negra, ativista internacional, coordenadora do Movimento Negro Unificado e defensora do ensino da História da África e dos negros no Brasil , no Haiti e na África; luta contra o genocídio da juventude negra e da periferia.

Valdete Ferreira dos Santos

Enfermeira saanitarista e epidemiologista, é também coordenadora da Área Técnica da Saúde da População Negra da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.