Quadro de vagas

Aqui, você encontra vagas de emprego disponibilizadas por instituições, empresas e organizações da sociedade civil à população negra, encaminhadas para a CPIR

Uma das consequências da desigualdade racial é a dificuldade de inserção no mercado de trabalho para pessoas negras, que acumulam os maiores índices de desemprego, informalidade e subutilização profissional.

De acordo com a pesquisa PNAD Contínua Trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho de 2022, enquanto a taxa de desocupação de pessoas brancas ficou abaixo da média nacional (7,3% contra 9,3%), no trimestre analisado, a desocupação de pessoas negras ficou acima, com 11,3% para pessoas pretas e 10,8% para pessoas pardas. A situação é ainda mais dramática quando se comparam os percentuais de pessoas negras e brancas em cargos de liderança. A pesquisa mais recente realizada pelo órgão sobre este quesito constatou que menos de 30% dos cargos gerenciais são ocupados por pessoas negras.

Visando aumentar oportunidades à população negra no mercado de trabalho, a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, consolidou um banco de vagas destinadas a profissionais negras(os).

O objetivo da ação é também apoiar empresas na adesão das metas do Programa Selo Igualdade Racial, que reconhece instituições privadas que destinam, no mínimo,  20% de suas vagas a pessoas negras.

Vagas Afirmativas para Pessoas Negras (pretas e pardas)