Dicas de Leitura - Fernando Sabino

Este é um mês significativo para a literatura brasileira e uma oportunidade de celebrar os escritores e a cultura literária do Brasil. É o mês do centenário do autor Fernando Sabino

 Fernando Tavares Sabino foi um renomado escritor brasileiro, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 12 de outubro de 1923, e falecido em 11 de outubro de 2004. Ele desempenhou um papel significativo na literatura brasileira do século XX e é amplamente reconhecido por seus romances, contos e crônicas.

Suas obras continuam a encantar leitores de todas as idades e a ser uma parte importante do cânone literário brasileiro.
Em julho de 1999, recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.

Em sua lápide está escrito “Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino!” e isso diz muito sobre a sua obra, que evoca o reconhecimento dos adultos para as coisas que realmente importam na vida. Confira abaixo alguns livros de Fernando Sabino, para ler e se encantar.

Dicas de Leitura - Fernando Sabino

O encontro marcado - Fernando Sabino (1956)
Em O encontro marcado, o protagonista Eduardo Marciano está numa efetiva busca existencial. Estruturado em duas partes (“A procura” e “O encontro”), divididas em três subpartes (Em “A procura”: “O ponto de partida”, “A geração espontânea”, “O escolhido”; em “O encontro”: “Movimentos simulados”, “O afogado”, “A viagem”), o romance faz um percurso pela vida do protagonista. Figuram na obra temas precisos - alguns deles característicos do gênero autobiográfico - tais como: o ciclo da infância, a escola, a iniciação sexual, o primeiro namoro, a natação, o casamento, os amigos Mauro e Hugo (representativos de uma geração), os novos círculos de amizade e de intelectualidade, durante os anos 40 em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.
Romance brasileiro - Século 20

O grande mentecapto: Relatos das aventuras e desventuras de Viramundo e de suas inenarráveis peregrinações - Fernando Sabino (1979)
O livro narra as aventuras de Geraldo Viramundo, espécie de Dom Quixote de La Mancha brasileiro, que percorre Minas Gerais.
O início do livro mostra que Geraldo foi um menino como qualquer outro, tivera suas maluquices e peraltices, porém a história se desenvolve a partir das consequências de uma aposta entre Viramundo e seus amigos de que conseguiria fazer o trem parar em seu município, já que Rio Acima (a cidade do menino) não era originalmente ponto de sua parada. A narrativa apresenta diversas referências quixotescas, e de modo cômico e emocionante retrata como a vida pode surpreender quando menos se espera.
O livro foi adaptado ao cinema por Oswaldo Caldeira em 1989, com o mesmo nome.
Romance brasileiro - Século 20

O menino no espelho - Fernando Sabino ; desenhos de Carlos Scliar (1982)
O livro “O Menino no Espelho” se passa no início da década de 1930, em Belo Horizonte. Fernando, o protagonista e narrador da obra, é o Fernando Sabino em sua infância. Com oito anos, o garoto vive as típicas aventuras de uma criança levada, sonhadora e extremamente astuta. As peripécias que a personagem apronta se tornam mais divertidas pois, além do componente de memórias trazido pelo escritor, há também doses elevadas de fantasia trazidas pelo pequeno Fernando. Assim, temos um retrato bonito, poético, mágico e singelo da infância. Em poucas páginas, o leitor já entra no universo infantil do narrador e passa a acompanhar, ao longo dos capítulos, as delícias e os desafios da vida dessa criança.
Romance brasileiro - Século 20

Martini Seco - Fernando Sabino (1987)
O ano é 1957. O enredo gira em torno de um misteriosa morte em um bar, "um homem e uma mulher entraram no bar, sentaram-se e pediram martini seco. Enquanto o garçom os servia, ela foi ao telefone, ele foi ao toalete. Quando regressaram, ao tomar a bebida, a mulher caiu fulminada". A partir daí começa um jogo de suspense e humor que envolvem o leitor e o comissário Serpa, que fica no cargo de solucionar o caso. Suicídio? Homicídio? Crime passional? Hipóteses que se arrastam até a última página. Martini seco é conduzido de forma precisa e bem-humorada.
Literatura infantojuvenil; Histórias policiais

O bom ladrão - Fernando Sabino (1991)
Pequenos incidentes consecutivos levam Dimas a desconfiar do caráter da esposa, Isabel, e a dúvida passa a dominar sua vida. Enquanto Isabel é mulher decidida e segura, Dimas é amedrontado e perdido em seus devaneios. Apesar de Dimas se apaixonar pela misteriosa Isabel, acaba se mostrando surpreso frente às atitudes da mesma, que é suspeita de ter a mania de roubar objetos (cleptomaníaca). O romance é composto pelas memórias de Dimas a respeito do que viveu com Isabel, sempre interrompidas por reflexões feitas pelo narrador. Dimas acaba terminando por confundir a imaginação com a realidade, confundindo seus sentimentos e mudando seu modo de se comportar até o ponto de ser preso.
Romance brasileiro - Século 20

Cartas Perto do Coração - Fernando Sabino, Clarice Lispector (2001)
A longa e profunda amizade entre dois dos mais importantes escritores brasileiros reflete-se nas cartas trocadas por eles entre 1946 e 1969. Permeada pelo espanto e fascínio dos autores ante o futuro, Cartas perto do coração traz a correspondência entre Fernando Sabino e Clarice Lispector e permite, a reboque, descobrir o mundo interno desses dois escritores quando jovens.Na última fase da vida de Clarice Lispector surgiram-lhe outras relações de amizade, mas o relacionamento entre ela e Fernando Sabino foi o primeiro e um dos mais intensos desde o início de sua carreira literária. Em janeiro de 1944, Sabino mal havia completado vinte anos e recebia, em Belo Horizonte, onde morava, o exemplar de um romance chamado Perto do coração selvagem, com uma dedicatória da autora, Clarice Lispector, ainda desconhecida do grande público. "Fiquei deslumbrado pelo livro," confessa Sabino.Depois de apresentados um ao outro por Rubem Braga, os dois começaram uma amizade marcada pelo convívio diário e conversas marcadas em confeitarias da cidade. Uma ligação retratada em Cartas perto do coração. A amizade continuou , através dessas cartas, com uma frequência só interrompida quando se encontravam os dois no Rio de Janeiro. "Trocávamos idéias sobre tudo," conta Sabino. "Submetíamos nossos trabalhos um ao outro. Reformulávamos nossos valores e descobríamos o mundo, ébrios de mocidade. Era mais do que a paixão pela literatura, ou de um pelo outro, não formulada, que unia dois jovens ’perto do coração selvagem da vida’: o que transparece em nossas cartas é uma espécie de pacto secreto entre nós dois, solidários ante o enigma que o futuro reservava para o nosso destino de escritores."
Cartas brasileiras - Século 20; Sabino, Fernando, 1923-2004 - Correspondência; Lispector, Clarice, 1920-1977 - Correspondência

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Aproveitem para conferir nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo da Sistema Municipal de Bibliotecas.
____________________________________________________________________________________________________

ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelos autores(as), título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

 Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.