NÚCLEO DE GESTÃO DOCUMENTAL DO DEPARTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

 Desde sua fundação em 1975, o DPH demonstrou constante preocupação em relação à vasta quantidade de informações geradas e acumuladas no decorrer de suas atividades. As primeiras iniciativas visavam organizar os documentos e criar uma biblioteca técnica para servir tanto os membros do DPH quanto a comunidade municipal. Ao longo do tempo, a perspectiva do patrimônio cultural evoluiu, ultrapassando a noção de monumento excepcional. O resultado é um vasto acervo, abrangendo formatos impressos e digitais, como livros especializados, fichas de inventário, monografias, cartografias, fotografias, vídeos e áudios.

O Núcleo de Gestão Documental, da Divisão de Valorização do Patrimônio do DPH (NGD/DVP/DPH), é o setor responsável por disponibilizar ao público a biblioteca técnica e gerenciar as informações sobre os bens culturais protegidos pela legislação de preservação da cidade de São Paulo. Além disso, ele presta atendimento informacional para suprir as necessidades específicas de cidadãos e servidores interessados na área de atuação do DPH, fornecendo documentos, livros e referências para pesquisa. Com essas ações, o núcleo promove o aperfeiçoamento contínuo do DPH e a divulgação do conhecimento para a população em geral, atendendo às leis federais e municipais que definem os deveres e os instrumentos de proteção do patrimônio cultural em São Paulo.
 
Lema
Conhecimento acessível, cultura valorizada
 
Missão
Prover serviços informacionais de excelência aos cidadãos e aos profissionais do DPH respaldando, assim, a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
 
Visão
Ser o “elo suficiente e necessário entre a indagação do pesquisador e a sua solução” (Heloisa Liberalli Bellotto, 2004)
 
Valores
Acesso à informação • Eficiência • Qualidade • Comprometimento • Imparcialidade
 
Para dispor desta imensa gama de conhecimento, o NGD/DVP/DPH possui as seguintes atribuições:
 
Organizar, atualizar e disponibilizar ao público a Biblioteca Técnica do DPH
Envolve gerir a biblioteca especializada no patrimônio histórico-cultural, garantindo o acesso à informação, promovendo a comutação bibliográfica entre bibliotecas e empréstimos com a realização do controle de circulação. 
  • Realizar o atendimento ao interessado pessoalmente e por meios remotos;
  • Recuperar as informações produzidas pelo processamento técnico para disponibilizar aos interessados;
  • Elaborar e efetuar políticas para disseminação seletiva da informação;
  • Controlar a Circulação de livros, periódicos e mídias (empréstimos e devoluções)
  • Realizar a comutação bibliográfica e empréstimos entre bibliotecas;
  • Atender e zelar pelo cumprimento das normas relativas ao manuseio de livros e empréstimo bibliográfico;
  • Orientar o usuário quanto ao uso e funcionamento dos sistemas de busca e equipamentos à disposição para consulta;
  • Divulgar o acervo e disponibilizar os bancos de dados e catálogos eletrônicos;
  • Manter e dispor de acervo técnico bibliográfico (Catalogação e indexação);
  • Proceder com o desenvolvimento de coleções a partir dos interesses dos usuários 
  • Organizar e realizar a Curadoria de exposições bibliográficas
Responder pelo tratamento documental do arquivo intermediário do DPH
O tratamento documental visa organizar e gerenciar a informação, a documentação e os registros relacionados ao patrimônio cultural e histórico da cidade. Isso inclui a classificação, catalogação, descrição e conservação de documentos, fotografias, filmes, mapas e outros materiais relevantes.
  • Organizar e gerenciar a documentação e os registros históricos relacionados ao patrimônio cultural e histórico, com o desenvolvimento e aplicação de normas e procedimentos técnicos arquivísticos (Tabela de Temporalidade, Plano de classificação de documentos)
  • Classificar, catalogar, descrever e conservar documentos, fotografias, filmes, mapas, plantas e outros materiais históricos relevantes.
  • Preservar o suporte documental em meio físico 
  • Manter a estabilidade da rede e funcionamento dos computadores par acesso remoto via VPN
  • Remanejamento e arranjo do acervo
  • Participar da Equipe de Gestão Documental - EDOC/SMC: (avaliação de documentos)
  • Atualizar e aplicar a Tabela de Temporalidade de Documentos e o Plano de Classificação
Gerenciar informações sobre os bens tombados na Cidade de São Paulo
  • Construir e manter atualizado um Banco de Dados para de manter os registros dos bens culturais incluindo informações sobre a documentação existente, localização, história e características específicas sobre cada bem.
Disponibilizar ao público informações sobre a atuação do DPH
  • Oferece acesso a informações e documentação para pesquisa e fins administrativos.

Serviço de referência presencial e virtual (saiba mais)

  • Atendimento SP 156 
    • Tirar dúvidas sobre patrimônio cultural da cidade de São Paulo (clique aqui)
    • Atualização e revisão das cartas de serviço
  • Atendimento DPHPesquisa
Outros serviços:
  • Atualização da página do DPH no portal da Prefeitura na Internet (site)
  • Controlar empréstimos e devoluções de dossiês e documentos
  • Emitir pareceres para cessão e uso do acervo
  • Digitalizar documentos e transpor mídias analógicas para o meio eletrônico (fitas K7, VHS, CDs, DVDs) a fim de promover o acesso
  • Gerenciar o compartilhamento de pastas e diretórios em meio eletrônico e realizar cópias de segurança (backup)