Desde sua fundação em 1975, o DPH demonstrou constante preocupação em relação à vasta quantidade de informações geradas e acumuladas no decorrer de suas atividades. As primeiras iniciativas visavam organizar os documentos e criar uma biblioteca técnica para servir tanto os membros do DPH quanto a comunidade municipal. Ao longo do tempo, a perspectiva do patrimônio cultural evoluiu, ultrapassando a noção de monumento excepcional. O resultado é um vasto acervo, abrangendo formatos impressos e digitais, como livros especializados, fichas de inventário, monografias, cartografias, fotografias, vídeos e áudios.
O Núcleo de Gestão Documental, da Divisão de Valorização do Patrimônio do DPH (NGD/DVP/DPH), é o setor responsável por disponibilizar ao público a biblioteca técnica e gerenciar as informações sobre os bens culturais protegidos pela legislação de preservação da cidade de São Paulo. Além disso, ele presta atendimento informacional para suprir as necessidades específicas de cidadãos e servidores interessados na área de atuação do DPH, fornecendo documentos, livros e referências para pesquisa. Com essas ações, o núcleo promove o aperfeiçoamento contínuo do DPH e a divulgação do conhecimento para a população em geral, atendendo às leis federais e municipais que definem os deveres e os instrumentos de proteção do patrimônio cultural em São Paulo.
Lema
Conhecimento acessível, cultura valorizada
Missão
Prover serviços informacionais de excelência aos cidadãos e aos profissionais do DPH respaldando, assim, a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Visão
Ser o “elo suficiente e necessário entre a indagação do pesquisador e a sua solução” (Heloisa Liberalli Bellotto, 2004)
Valores
Acesso à informação • Eficiência • Qualidade • Comprometimento • Imparcialidade
Para dispor desta imensa gama de conhecimento, o NGD/DVP/DPH possui as seguintes atribuições:
Organizar, atualizar e disponibilizar ao público a Biblioteca Técnica do DPH
Envolve gerir a biblioteca especializada no patrimônio histórico-cultural, garantindo o acesso à informação, promovendo a comutação bibliográfica entre bibliotecas e empréstimos com a realização do controle de circulação.
- Realizar o atendimento ao interessado pessoalmente e por meios remotos;
- Recuperar as informações produzidas pelo processamento técnico para disponibilizar aos interessados;
- Elaborar e efetuar políticas para disseminação seletiva da informação;
- Controlar a Circulação de livros, periódicos e mídias (empréstimos e devoluções)
- Realizar a comutação bibliográfica e empréstimos entre bibliotecas;
- Atender e zelar pelo cumprimento das normas relativas ao manuseio de livros e empréstimo bibliográfico;
- Orientar o usuário quanto ao uso e funcionamento dos sistemas de busca e equipamentos à disposição para consulta;
- Divulgar o acervo e disponibilizar os bancos de dados e catálogos eletrônicos;
- Manter e dispor de acervo técnico bibliográfico (Catalogação e indexação);
- Proceder com o desenvolvimento de coleções a partir dos interesses dos usuários
- Organizar e realizar a Curadoria de exposições bibliográficas
Responder pelo tratamento documental do arquivo intermediário do DPH
O tratamento documental visa organizar e gerenciar a informação, a documentação e os registros relacionados ao patrimônio cultural e histórico da cidade. Isso inclui a classificação, catalogação, descrição e conservação de documentos, fotografias, filmes, mapas e outros materiais relevantes.
- Organizar e gerenciar a documentação e os registros históricos relacionados ao patrimônio cultural e histórico, com o desenvolvimento e aplicação de normas e procedimentos técnicos arquivísticos (Tabela de Temporalidade, Plano de classificação de documentos)
- Classificar, catalogar, descrever e conservar documentos, fotografias, filmes, mapas, plantas e outros materiais históricos relevantes.
- Preservar o suporte documental em meio físico
- Manter a estabilidade da rede e funcionamento dos computadores par acesso remoto via VPN
- Remanejamento e arranjo do acervo
- Participar da Equipe de Gestão Documental - EDOC/SMC: (avaliação de documentos)
- Atualizar e aplicar a Tabela de Temporalidade de Documentos e o Plano de Classificação
Gerenciar informações sobre os bens tombados na Cidade de São Paulo
- Construir e manter atualizado um Banco de Dados para de manter os registros dos bens culturais incluindo informações sobre a documentação existente, localização, história e características específicas sobre cada bem.
Disponibilizar ao público informações sobre a atuação do DPH
- Oferece acesso a informações e documentação para pesquisa e fins administrativos.
Serviço de referência presencial e virtual (saiba mais)
- Atendimento SP 156
- Tirar dúvidas sobre patrimônio cultural da cidade de São Paulo (clique aqui)
- Atualização e revisão das cartas de serviço
- Atendimento DPHPesquisa
- Presencial: Rua Líbero Badaró, 346. 1º andar. Centro-SP. CEP: 01008-905
- E-mail: dphpesquisa@prefeitura.sp.gov.br
Outros serviços:
- Atualização da página do DPH no portal da Prefeitura na Internet (site)
- Controlar empréstimos e devoluções de dossiês e documentos
- Emitir pareceres para cessão e uso do acervo
- Digitalizar documentos e transpor mídias analógicas para o meio eletrônico (fitas K7, VHS, CDs, DVDs) a fim de promover o acesso
- Gerenciar o compartilhamento de pastas e diretórios em meio eletrônico e realizar cópias de segurança (backup)