Oficinas de Leitura Atenta

Pela Oficina de Escrita Criativa Em outubro, as bibliotecas públicas realizam sete encontros independentes (um para cada gênero literário) em cinco Bibliotecas da Cidade de São Paulo.

Share/BookmarkCompartilhe


Ler bem ajuda a escrever melhor. Partindo desta premissa, a Oficina de Escrita Criativa estruturou uma série de encontros para aplicar a técnica de “close reading” (leitura atenta aos detalhes) sobre trechos da Literatura brasileira. Ao final de cada encontro haverá um exercício de escrita.

Serão abordados sete gêneros literários: a crônica, o conto, o romance, o poema, a letra de música, o texto de teatro e o relato de não-ficção (jornalismo literário); destacando os aspectos constitutivos do texto e, desse modo, favorecendo tanto a leitura quanto a escrita.

A Oficina de Escrita Criativa é um centro voltado à profissionalização do autor, que adota uma metodologia para o domínio da técnica literária, com  foco na conscientização do processo criativo, na exploração das potencialidades da linguagem, no exercício da experimentação estética e no desenvolvimento do olhar analítico sobre a própria produção. Todos os professores são, também, escritores.

A inscrição para cada encontro deve ser feita na própria biblioteca, até o limite de 25 vagas. +1

Biblioteca Viriato Corrêa
Poema, com Lucas Arantes
Dia 1 às 14h

Biblioteca Milton Santos
Poema, com Lucas Arantes
Dia 6 às 14h30

Biblioteca Cora Coralina
Poema, com Lucas Arantes
Dia 8 às 14h

Biblioteca Viriato Corrêa
Jornalismo Literário, com Julia Alquéres
Dia 8 às 14h

Biblioteca Viriato Corrêa
Conto, com Laís de Castro
Dia 15 às 14h

Biblioteca Viriato Corrêa
Romance, com Julia Alquéres
Dia 22 às 14h