OQO e o Mundo da Ilustração

Parceria com Centro Cultural de Espanha em São Paulo / AECID e editora OQO


A magia da palavra narrada, a leitura de texto e a imagem fazem do livro um elemento fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Assim, incentivar a leitura crítica de imagens é cada vez mais necessário em uma sociedade centrada em parâmetros audiovisuais. É por isso que as ilustrações dos álbuns, além de apoiar e enriquecer a leitura do texto, permitem que o público infantil se aproxime da arte e desenvolva um critério estético próprio. OQO define-se como um espaço de criação com propostas inovadoras que convidam a sonhar, a refletir e a apreciar imagens, música, vozes e palavras.
As inscrições para as atividades devem ser feitas diretamente no local.

OQO e o Mundo da Ilustração


A viajem de Chocolata (El viaje de Chocolata)

A partir das ilustrações do livro ‘’Chocolata’’, proporemos às crianças uma viagem a África. O espaço será ambientado com alguns dos diferentes cenários pelos quais se desloca a protagonista do conto. No final, uma toalha gigante será feita por todos os participantes, imitando as guardas do livro. 5 a 9.
25 vagas.
Biblioteca Viriato Corrêa
4 de setembro às 16h30







OQO e o Mundo da Ilustração

Qontextos: a realidade no álbum ilustrado
(Qontextos: la realidad en el álbum ilustrado)
Com Eva Mejuto da editora OQO e Chené Gómez, diretor da ONGD Creart.
Nesta conversa enfatiza-se a importância da arte como uma ferramenta para compreender a realidade, um instrumento que permite examinar e questionar os fenômenos que nos rodeiam e contribuir a construir “visões” e “versões” alternativas frente ao conflito e às realidades diversas. Sob esta idéia, abordam-se diferentes exemplos para que docentes e famílias tratem temas como a emigração, a doença ou questões da história recente.
Biblioteca Monteiro Lobato
5 de setembro às 10h


Retratarte
Atividade elaborada a partir do livro ‘’O grande livro de retratos de animais’’ (El gran libro de los retratos de animales). Retomando a proposta de Svjetlan Junakovic, utilizaremos retratos famosos (como por exemplo ‘’A Gioconda’’), e nos introduziremos na pele de um artista. Cada participante realizará sua re-interpretação por meio de um modelo.
25 vagas.
Biblioteca Monteiro Lobato
5 de setembro às 14h

OQO e o Mundo da Ilustração

OQO: do álbum ilustrado ao cinema de animação (OQO: del álbum ilustrado al cine de animación)
Esta conversa analisará a transformação de um álbum ilustrado em cinema de animação. Através de um processo de Stop-Motion transfere-se a criação plástica dos álbuns de OQO à tela para converter-se em filmes, videojogos e aplicações interativas destinadas ao público infantil.
Biblioteca Hans Christian Andersen
6 de setembro às 10h

OQO e o Mundo da Ilustração




Arte e álbum ilustrado
(Arte y álbum ilustrado)
Esta oficina tem como objetivo analisar a importância de aproximar as crianças de ilustrações que reúnam diferentes sensibilidades plásticas; imagens artísticas que oferecem uma segunda leitura da narração, com a intenção de educar a sensibilidade do público infantil pelo gosto da imagem. Além disso, faz-se uma análise da configuração interna do álbum e uma aproximação entre história e ilustração.
Biblioteca Hans Christian Andersen
6 de setembro às 14h