Dicas de Leitura - 100 anos do Rádio no Brasil

As dicas de Leitura de setembro comemoram o centenário do rádio no Brasil, no mesmo dia do bicentenário da Independência do Brasil, destacando algumas obras do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas.

No dia 7 de setembro de 1922, houve a primeira transmissão radiofônica no Brasil por ocasião do centenário da Independência. O discurso do presidente Epitácio Pessoa foi transmitido por meio de uma antena instalada no Morro do Corcovado e alcançou receptores em Niterói, Petrópolis e São Paulo. Depois da fala do presidente, foi transmitida a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, encenada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Nesses 100 anos, a história do rádio passou por muitos processos de mudanças e este foi se reinventando ao longo dos anos, se adaptando às mudanças tecnológicas e continua a evoluir em seus domínios. Confiram a seleção de obras do acervo SMB que contam um pouco da história do rádio no Brasil.

Dicas de Leitura - Cem anos do rádio no Brasil

O resto é ruído: escutando o século XX - Alex Ross
Em uma narrativa envolvente, de interesse tanto para o especialista como para o leigo, O resto é ruído conduz o leitor pelo labirinto da música contemporânea, buscando elucidar os contextos social e político que lhe deram origem. Crítico brilhante, Alex Ross nos leva da Viena do início do século até a Paris dos anos 1920; da Alemanha de Hitler e da Rússia de Stálin à Nova York dos anos 60 e 70, mesclando o erudito e o popular, a música e a política de um século tão fecundo quanto conturbado. O resultado, mais do que uma história da música, é uma leitura da história do século XX por intermédio da música que ele produziu.
Música - Século 20 - História e crítica

História do rádio no Brasil - Magaly Prado
Este livro não apenas resgata uma parte da história do rádio, como também destaca e reforça os principais momentos e os profissionais que encantaram plateias e influenciaram a formação cultural brasileira. Se o Brasil é hoje conhecido internacionalmente por suas telenovelas, talvez seja importante dar o crédito correto às radionovelas. No campo esportivo o rádio também teve um papel fundamental. O livro traz imagens históricas e inéditas de profissionais que marcaram as comunicações no Brasil. Além da leitura contínua, é possível também seguir os principais acontecimentos da Linha do Tempo. Deve se tornar leitura obrigatória para profissionais e estudantes, além de fonte de consulta e formação para os milhões de apaixonados pelas notícias, música e entretenimento que o rádio oferece.
Rádio - Radiodifusão - Brasil - História - Radialistas - Biografia

A MPB na era do rádio - Sérgio Cabral
O livro descreve o surgimento, nos anos 1920, do rádio de galena, no Rio de Janeiro, através do qual se projetavam duas manifestações musicais básicas da música popular: o maxixe e o choro. Sérgio se debruça sobre a influência da política republicana nas composições, sobre a ingenuidade de alguns compositores para com a esperteza de parceiros indevidos, sobre os cine teatros com música ao vivo até nas salas de espera e sobre regulamentações envolvendo execuções obrigatórias. Um panorama sobre tantos aspectos da música brasileira, do final do século XIX, ao início da Bossa Nova, o livro de Cabral oferece aquilo que só um conhecedor que tem dedicado a sua vida à música popular poderia: deixar o leitor mais rico ao longo de suas agradáveis páginas.
Música popular - Brasil - Rádio - História

As divas do rádio nacional: as vozes eternas da Era de Ouro - Ronaldo Conde Aguiar
As belas vozes que encantaram uma era de ouro.
Este livro é um tributo às estrelas do rádio brasileiro, aos chamados “Anos Dourados”, quando a cena prosaica e impensável nos dias atuais, de uma família reunida diariamente em volta de um aparelho de rádio, era bastante comum.
Retrato da “Era de Ouro” do rádio brasileiro, Ronaldo Conde Aguiar retrata histórias sobre a vida e a obra de 14 cantoras brasileiras (Dolores Duran, Maysa, Emilinha Borba, Marlene, Zeze Gonzaga, Ademilde Fonseca, Angela Maria, Dalva de Oliveira, Elizete Cardoso, Nora Ney, Linda e Dircinha Batista, Izaurinha Garcia e Inezita Barroso), que foram elevadas ao status de ídolos nacionais.
Cantoras - Brasil - Biografia - Rádio Nacional (Brasil) - História - Rádio e mulheres - Música popular - História e crítica - Celebridades do rádio - Rádio - História

A era do rádio - Lia Calabre
Lançado como uma novidade quase mágica, o rádio tornou-se parte integrante do cotidiano dos brasileiros. Ao longo dos anos 1940 e 50 viveu seu apogeu, com shows de variedades, novelas, programas jornalísticos e musicais. Lia Calabre traz neste volume um panorama da época de ouro do rádio no Brasil, desde a primeira transmissão até o surgimento da televisão.
Radiodifusão - História - Brasil - Aspectos sociais

No tempo de Almirante: uma história do Rádio e da MPB - Sérgio Cabral
Nesta biografia, Sérgio Cabral conta com paixão e maestria, a história de Henrique Foreis, compositor, radialista, pesquisador, escritor, ator e cantor que ficou conhecido como o popular Almirante, um dos principais precursores do radialismo no Brasil e uma das figuras mais atuantes na música popular brasileira.
Rádio - Brasil - História - Música popular - Compositores - Biografia - Almirante, 1908-1980

A música popular no rádio paulista: 1928-1960 - Thais Matarazzo Cantero
O livro revive a época em que nomes como Vassourinha, Isaura Garcia, Déo, Mário Zan, Elza Laranjeira, Conjunto Regional do Armandinho Neves, Demônios da Garoa, Neyde Fraga, Roberto Amaral, Cascatinha e Inhana, Esterzinha de Souza, Norma Avian, Vagalumes do Luar, Roberto Luna, Leila Silva, Duo Brasil Moreno, dentre tantos outros, eram ouvidos por todo o Brasil e faziam sucesso divulgando o nosso cancioneiro. A autora ainda reforça sua obra com a seção de anexos, que traz curiosidades sobre o Radioteatro Manuel Durães, homenagens prestadas a Vicente Celestino pelo povo paulista, os 100 anos do choro em São Paulo, entre outros temas.
Música no rádio - Música popular - Rádio - Brasil - História

Programa Casé: o rádio começou aqui - Rafael Casé
A trajetória de Ademar Casé, que nos anos 1930/40 introduziu modernos programas de rádio no país e foi protagonista de um caso de amor à primeira vista. Ou seria mais correto dizer à primeira audição? De outro modo, como explicar o fascínio que o novo veículo exerceu sobre o ex-corretor de terrenos? Nascido em Pernambuco, sem ter tido tempo e oportunidade de desfrutar de uma educação formal, Ademar Casé representa um raro caso de intuição criadora. Um desses brasileiros iluminados, capazes de distinguir uma necessidade e partir sem medo para preenchê-la, indiferentes à precariedade dos meios a seu alcance,agora em nova edição revista e ampliada, permite uma análise ainda mais completa do percurso desse ícone, não só do rádio, mas também como pioneiro da Televisão brasileira. O livro apresenta fotos e depoimentos que enriquecem uma das mais belas histórias da Comunicação no Brasil.
Rádio - Programas - Brasil - História

Leia também sobre Roberto Landell de Moura, que foi um pioneiro das telecomunicações. Realizou as primeiras transmissões, no mundo, da voz humana a distância e sem fios. Foi precursor da chamada radiotelefonia, é o Patrono dos Radioamadores do Brasil.

Landell de Moura: um herói sem glória - Hamilton Almeida
Em Padre Landell de Moura – Um herói sem glória, o jornalista e escritor Hamilton Almeida ressalta a genialidade do inventor com a mais completa biografia do incompreendido cientista brasileiro. O trabalho é resultado de pesquisas iniciadas em 1976 pelo autor. Almeida defende que a ausência de oportunidade de mostrar ao governo brasileiro suas descobertas, Landell de Moura decidiu retirar-se das pesquisas e dedicar-se apenas a sua vocação religiosa. "Com uma lucidez impressionante”, diz Almeida, “foi capaz de prever o seu futuro imediato: ‘Em breve, outros inventores, mais afortunados do que eu, irão descobrir meus próprios inventos”, revelou. Ainda assim, como sacerdote católico, talvez tivesse sido levado ao cárcere e condenado a suplícios se tivesse vivido nos tempos inquisitoriais. Mas não escapou de ser considerado “bruxo” pela comunidade religiosa e “maluco” pelas autoridades instituídas.
Moura, Roberto Landell de, 1861-1928; Inventores - Brasil -Biografia

 Cem anos do rádio no Brasil.

Links de interesse sobre o Centenário do rádio no brasil:

Agência Brasil EBC - Cem anos do rádio no Brasil: das emissoras pioneiras até a Era de Ouro

Academia Brasileira de Ciências - Rádios Mec e Nacional abrem celebrações do centenário do Rádio no Brasil

Cem anos do rádio no Brasil: caráter educativo marca história da mídia

Veja as Dicas de Leitura - Bicentenário da Independência do Brasil e outras Dicas de Leitura.

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB.

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Consulte a lista das bibliotecas das regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.
Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade.