Dicas de Leitura - Bicentenário da Independência do Brasil

Na celebração dos 200 anos da independência do Brasil em 7 de setembro, indicamos algumas obras do acervo das bibliotecas públicas que estão disponíveis para empréstimo e consulta.

Independência ou Morte, por Pedro Américo
Independência ou Morte, por Pedro Américo, óleo sobre tela, 1888. Acervo Museu Paulista*

Neste ano, em 7 de setembro, o Brasil comemora o bicentenário de sua independência, que foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal, que se estendeu de 1821 a 1825. Após o brado de “Independência ou morte!” proferido por D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e se tornou uma monarquia constitucional. O grito do Ipiranga é parte de um processo maior; uma série de questões levaram à independência brasileira e perduraram pelos anos seguintes durante o Império. As dicas de leitura de setembro comemoram a data indicando obras sobre o tema e que fazem parte do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas. Entenda mais sobre esse período histórico e suas repercussões na atualidade consultando ou emprestando as obras de nossa seleção e outras relacionadas disponíveis nas bibliotecas públicas.

Dicas de Leitura - Bicentenário da Independência do Brasil

1822 : como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil : um país que tinha tudo para dar errado - Laurentino Gomes
Esta obra apresenta 22 capítulos intercalados por ilustrações de fatos e personagens da época da independência. Resultado de três anos de pesquisas, a obra cobre um período de quatorze anos, entre 1821, data do retorno da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, e 1834, ano da morte do imperador D. Pedro I. O livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente em 1822.
Pedro I, Imperador do Brasil, 1798-1834; Brasil - História - Império, 1822-1889

Crise colonial e independência : 1808-1830 - coordenação Alberto da Costa e Silva
Este primeiro volume da coleção “História do Brasil Nação” é dedicado a um dos períodos mais notáveis de nossa História. 1808 desfaz, num só ato, a antiga condição colonial brasileira: diante da iminente invasão napoleônica, d. João aportou no Brasil com a família real e parte de sua corte, migrando a sede do Império português para a América. Apenas 14 anos depois, em meio à grande efervescência política e cultural, Pedro I proclama a independência, rompendo definitivamente os laços com Portugal. 1830 encerra o ciclo deste volume: Pedro I abdica do trono deixando como herdeiro seu filho de 5 anos. Um momento histórico como esse, repleto de eventos fundadores da nacionalidade brasileira, não poderia deixar de suscitar, até os dias de hoje, inúmeros questionamentos. Para descrevê-lo e entendê-lo, cinco renomados historiadores - Alberto da Costa e Silva, Lúcia Bastos Pereira das Neves, Jorge Caldeira, Rubens Ricupero e Lilia Moritz Schwarcz - oferecem ao leitor um rico painel desse agitado, complexo e colorido Brasil oitocentista, visto por seus mais diferentes ângulos: a política, a sociedade, a economia, as relações internacionais e a cultura.
Brasil - História - João VI, 1808-1821; Brasil - História - I Reinado, 1822-1831

Histórias da gente brasileira, volume 2 : império - Mary del Priore
Mary del Priore, escritora e historiadora premiada, aborda neste livro um dos momentos mais interessantes de nossa trajetória, a partir de um ângulo que vai além do convencional ao focar nos detalhes da vida cotidiana. Hábitos, costumes, modos de vestir, de falar, moradias, divertimentos, o papel da mulher… Nada passa despercebido pelo olhar sensível e acurado da autora. Ricamente ilustrado, o livro traz reflexões sobre a formação das grandes cidades – ajudando a explicar as diferenças regionais que até hoje marcam o país, além de questionar o mito do “homem cordial” ao contar com minúcias como se deram as diversas revoltas que explodiram neste período. Portanto, que tal olhar pelo buraco da fechadura e descobrir o que há por trás das cortinas do Brasil Império?
Brasil - História - Império, 1822-1889; Brasil - Usos e costumes - História; Brasil - Civilização;  Francisco Paulo de Almeida, 1826-1901 Barão de Guaraciaba

D. Pedro : a história não contada : o homem revelado por cartas e documentos inéditos - Paulo Rezzutti
Muito se fala do grito às margens do Ipiranga, da sexualidade exacerbada e do jeito impaciente que lhe rendeu a pecha de monarca difícil e de pouco tato político. Mas quase duzentos anos depois de sua morte, pouco ainda se sabe do homem de personalidade complexa que se dispunha a morrer por uma causa; do pai que queria para os filhos a educação que reconhecia falhar em si próprio; do governante que foi protagonista na transição do absolutismo ao liberalismo e ao regime constitucional no Brasil. Foi para preencher as inúmeras lacunas sobre nosso primeiro imperador que este livro foi escrito. Eis, enfim, a realidade de d. Pedro, no primeiro volume da coleção “A História Não Contada”.
Pedro I, Imperador do Brasil, 1798-1834; Brasil - História - I Reinado, 1822-1831

D. Leopoldina : a história não contada : a mulher que arquitetou a Independência do Brasil - Paulo Rezzutti
Conhecida no imaginário brasileiro como o vértice frágil do mais célebre triângulo amoroso da história do Brasil, Maria Leopoldina sofreu diante do escândalo que foi o relacionamento do marido com Domitila de Castro, a futura marquesa de Santos. Mas sua trajetória revela muito mais do que a mulher traída à luz do dia. Nascida na Áustria, culta e refinada, ela deixou a Europa em 1817 para uma aventura transatlântica e se tornou uma estrategista política fundamental no processo de Independência. A biografia de Leopoldina, no entanto, ainda parece distante da maioria do povo brasileiro. Sua figura complexa e carismática, sua vida intensa e breve, sua combinação de temores e coragem, força e fragilidade, são nuances reveladas e descritas pelo escritor e pesquisador Paulo Rezzutti nesta história não contada. O livro inclui um caderno de imagens inéditas e parte de documentos originais para relatar as reflexões, crenças e angústias da primeira imperatriz do Brasil.
Leopoldina, Imperatriz, consorte de Pedro I, Imperador do Brasil, 1797-1826- Ficção; Imperatrizes - Brasil - Biografia; Brasil - História

As vidas de José Bonifácio - Mary Del Priore
Conhecido como o Patrono da Independência do Brasil, José Bonifácio é uma figura histórica tão fascinante quanto enigmática. Sua aura de mistério intrigou inúmeros pesquisadores, que buscaram encontrar em sua trajetória qualidades e feitos que comprovassem seu heroísmo, sua genialidade, seu patriotismo.
Silva, José Bonifácio de Andrada e, 1763-1838 - Estadistas - Brasil - Biografia

7 de setembro de 1822 : a Independência do Brasil - Cecília Helena de Salles Oliveira
O 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, é a mais conhecida e celebrada data nacional. O feriado anual que recebe enorme cobertura da imprensa e dos meios de comunicação possui uma faceta lúdica e uma dimensão cívica. Em um livro interessantíssimo e leal à história, a autora e professora da USP aborda as condições da Independência, rondada por questionamentos e dúvidas sobre o Império regido por Pedro I, e explica a repercussão da simbólica data.
Brasil - História - Independência, 1822

LITERATURA INFANTOJUVENIL

História do Brasil em quadrinhos : chegada da Famíla Real - Dia do Fico - Independência - Edson Rossatto
História do Brasil em Quadrinhos apresenta o encadeamento de diversos fatos históricos, como os detalhes da chegada da família real ao Brasil, o Dia do Fico e a Independência do país. Toda a história é contada pelo professor Daguerre a três crianças que se desgarram da excursão escolar no Museu do Ipiranga em São Paulo - Marcelo, Catarina e Gustavo. A pressão sofrida por Portugal para aliar-se a Napoleão, a chegada ao Brasil, a elevação da antiga colônia a Reino Unido, a Inconfidência Mineira, o Dia do Fico e o grito do Ipiranga, tudo passa pela prosa do professor.
Brasil - História - João VI, 1808-1821 - Histórias em quadrinhos para crianças; Brasil - História - Independência, 1822 - Histórias em quadrinhos para crianças

A Independência do Brasil - André Diniz ; Antonio Eder (il.)
A vinda e a partida da família real, o Dia do Fico, o Grito do Ipiranga são marcos que culminaram na Independência do Brasil em 1822. D. Pedro I, nosso primeiro imperador, também é o protagonista desta história, contracenando com José Bonifácio, D. João VI, Carlota Joaquina e outras grandes figuras.
Brasil - História - Independência, 1822 - Histórias em quadrinhos

Independência ou morte! - Juliana de Faria ; Ivan Zigg (il.)
Um corriqueiro passeio ao Museu do Ipiranga pode se transformar numa grande aventura. Félix, Clarinha e toda a classe ficam impressionados com a grandiosidade do quadro 'Independência ou morte!', pintado em 1890 por Pedro Américo. Só que, quando a turma começa a se afastar do Salão Nobre para continuar a visita ao museu, os dois descobrem uma portinha ao lado da pintura. Ao entrar no quadro, eles são recebidos pelo próprio Pedro Américo. O pintor está ali para cuidar o tempo todo de sua obra. Pedro Américo propõe à dupla um grande desafio - encontrar quais são as sete diferenças entre o quadro e a verdadeira cena da Proclamação da Independência. 'Já brincaram de jogo-dos-sete-erros?', pergunta o artista. É aí que Félix e Clarinha se envolvem num passeio cheio de humor, suspense, enigmas e muita História. O livro traz também a biografia de Pedro Américo Figueiredo de Mello (1843-1905) e outras curiosidades sobre seu quadro mais famoso, feito sob encomenda para o imperador Dom Pedro II.
Literatura infantojuvenil; Brasil - História - Independência, 1822 - Literatura infantojuvenil; Pintura - Brasil - Século 19 - Literatura infantojuvenil; Américo, Pedro, 1843-1905 - Literatura infantojuvenil

O processo da independência do Brasil  - Marcos Bagno; Maria Graham
Uma adaptação do diário de Maria Graham, escritora e historiadora britânica que esteve no Brasil entre 1821 e 1825. Traz o relato sensível de quem acompanhou de perto um dos momentos mais importantes da nossa história: a mudança da condição de colônia para a de nação independente. Os textos da coleção História do Brasil através dos Viajantes foram adaptados por escritores, proporcionando uma narrativa envolvente e fiel aos fatos relatados nas obras originais.
Brasil - História - Literatura infantojuvenil; Viajantes - Brasil - História; Escritos de viajantes; História na literatura
-------------------

Links de interesse sobre a Independência:

* Google Arts and Culture - "Independência ou Morte", pintura de Pedro Américo que se tornou  representação oficial da independência do Brasil - acervo Museu do Ipiranga (Museu Paulista) https://artsandculture.google.com/asset/independ%C3%AAncia-ou-morte/xQEMjjFlwma5eQ

Como foi restaurado o quadro Independência ou Morte? https://ciclo22.usp.br/2021/09/10/como-foi-restaurado-o-quadro-o-grito-do-ipiranga/

Museu do Ipiranga - https://museudoipiranga2022.org.br

Wikipedia - Independência do Brasil https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil

Revista Pesquisa Fapesp - A Independência do Brasil de A a Z - A Independência do Brasil de A a Z - De olho na diversidade, dicionário reúne mais de 700 verbetes escritos por 276 pesquisadores de 11 países

Agenda Bonifácio - uma plataforma online da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo onde as pessoas podem conhecer os episódios mais marcantes que levaram à separação do Brasil de Portugal.

Veja aqui outras Dicas de Leitura
Confira também as Dicas de Leitura de setembro de 2011 -  A Independência do Brasil

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB.

Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto (Independência) para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Consulte a lista das bibliotecas das regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.