Dicas de Leitura - Shakespeare 400 anos

Hamlet, Macbeth, O mercador de Veneza, Otelo, O rei Lear e Sonho de uma noite de verão são as obras selecionadas pra as dicas de Leitura de abril em comemoração aos 400 anos da morte do grande poeta e dramaturgo William Shakespeare.


Em abril deste ano a morte do grande poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare completa 400 anos. Nascido em Stratford-upon-Avon em 23 de abril de 1564, faleceu no dia 23 de abril de 1616. É tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permanecem vivos até os nossos dias. Casado com Anne Hathaway teve três filhos, Susanna e os gêmeos Hamnet e Judith. Produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. No século XX sua obra foi adotada e redescoberta tanto pela academia quanto pelo teatro. Suas peças permanecem populares e são estudadas, encenadas e reinterpretadas constantemente em diversos contextos culturais e políticos por todo o mundo.

Hamlet
Cláudio sobe ao trono da Dinamarca, por ocasião da morte do rei que era seu irmão, e se casa com Gertrudes, a rainha viúva. Hamlet, o jovem príncipe, mergulha em profunda depressão. Uma noite, o espectro do pai aparece diante do rapaz para revelar que Cláudio o matou para assumir a coroa e exige vingança. Hamlet passa então a fingir que está louco para que o tio não desconfie de suas verdadeiras intenções.

Macbeth
Um dia, ele e Banquo, outro general, são abordados por três bruxas, que fazem os seguintes vaticínios - Macbeth será rei; Banquo é menos importante, mas mais poderoso que Macbeth; e os filhos de Banquo serão reis. Macbeth não compreende as confusas palavras das aparições, mas elas calam fundo dentro de si. Ele relata o estranho encontro para a mulher, Lady Macbeth que, ambiciosa, exerce seu poder sobre o marido, levando-o a cometer o gesto fatal de traição ao rei que desencadeará a tragédia dos dois e uma reviravolta na corte.

O mercador de Veneza
A história tem lugar entre Veneza e a fictícia Belmonte e mostra o antagonismo entre Antônio, comerciante cristão de prestígio, e Shylock, um usurário judeu que leva o outro ao tribunal no intuito de cobrar uma dívida.

Otelo
Tragédia de Shakespeare que explora várias faces da alma humana. O pérfido Iago, através de intrigas sutis conduz Otelo ao ciúme infernal e enlouquecedor.  Otelo é um nobre mouro e soldado de fortuna, cujo valor o elevou ao posto de general. O herói da tragédia shakespeariana é chamado a enfrentar o impossível e a morrer sem esperança e recompensa, pois o ciumento mouro estrangula a inocente Desdêmona.

O rei Lear
Lear, rei da Bretanha, ao chegar à velhice se vê obrigado a dividir seu reino. Tudo porque, para sua desgraça, não teve nenhum filho varão para sucedê-lo, apenas três mulheres, Goneril, Regana e Cordélia. Enquanto as duas primeiras são casadas com homens de olhos cobiçosos sobre as terras bretãs, Cordélia se recusa a deixar o pai sozinho, mas o assédio de estranhos pelo reino não é o pior mal que aflige o rei. A constante dificuldade de distinguir as atitudes e os discursos dos que o cercam e a suspeita equivocada de onde viria a traição são alguns dos problemas enfrentados pelo monarca, que acaba beirando a loucura.

Sonho de uma noite de verão

Numa noite de verão, em um bosque habitado por fadas e duendes, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se.  Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Na manhã seguinte, tudo se resolve, e há um casamento triplo, pois casam-se também o Duque de Atenas e a Rainha das amazonas.


Veja também as Dicas de Leitura - Shakespeare publicada em maio de 2014, nos 450 anos de aniversário de nascimento do autor com as obras A comédia dos erros, A tempestade, Antonio e Cleópatra, A megera domada e Romeu e Julieta.

Há obras de Shakespeare adaptadas para várias idades, obras completas, resumidas, infantis, quadrinhos, etc. Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Os temas das dicas de leitura são escolhidos ao acaso,  levando-se em conta o número expressivo de exemplares disponíveis nas bibliotecas.