Livros novos nas bibliotecas

janeiro de 2014



Chegaram novos livros nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Entre as novidades há uma seleção de poemas de Arnaldo Antunes, um dos poetas mais premiados do país. Histórias de Vaqueiros e Cantadores, foi editado pela primeira vez em 1939 e conta histórias brasileiras de um ponto de vista diferente. A Menina, o Coração e a Casa é uma obra que explora uma narrativa sensível e repleta de reflexões. O Nome da Manhã reúne 49 poemas, na medida para apreciar o encantamento provocado por suas palavras. A casa Imaginária traça o perfil do novo leitor e o que interfere na sua formação. Era Uma Vez Duas Linhas mostra uma história de uma amizade inimaginável e com muitas surpresas.  


JAFFE, Noemi; ANTUNES, Arnaldo. Melhores Poemas Arnaldo Antunes. São Paulo. Global. 2012
Arnaldo Antunes medita sobre o precipício das palavras. Armado com tintas de carimbo, ele produz um vaivém incessante, um jogo de esconde-esconde entre as letras e as formas.


CASCUDO, Luís da Câmara. Histórias de vaqueiros e cantadores. São Paulo. Global. 2012
Esta coletânea representa uma viagem pelo Brasil diverso, rico e prazeroso de Câmara Cascudo. Antes de todos os versos há sempre uma explicação que contextualiza o motivo e a história da cantoria. A lenda de Pedro Cem é muito espalhada e conhecida no Brasil. A história, contada como apólogo moral, ouvi muitas vezes, nas noites sertanejas. "(...) Meu Pai sabia algumas quadras (...). A que transcrevo é de junho de 1932, impressa em Recife, Pernambuco. Pedro Cem continua tendo leitores e sua existência servindo de exemplo apavorador."


ANDRUETTO, Maria Teresa. A menina, o coração e a casa. São Paulo. Global. 2012
A menina, o coração e a casa, narra de forma poética e sensível, os conflitos familiares vividos por Tina, uma menina de cincos. Os pais se separaram. Tina vive com a avó e com o pai enquanto seu irmão Pedro, portador da síndrome de Down, mora com a mãe. Apesar de todos os domingos o pai levar a filha para ver a mãe e o irmão, não morar com eles não é nada fácil para Tina.


COLASANTI, Marina. O nome da manhã. São Paulo. Global. 2012
Com a mesma segurança e delicadeza do olhar sobre o galo que anuncia a manhã, Marina Colasanti diz do menino com o ipod. Falando de si ou do outro, sua poesia provoca aquele "aahh!" que segue a descoberta do novo. Mesmo o novo no dia a dia.


REYES, Yolanda. A casa imaginária. São Paulo. Global. 2010
Este livro, ao relatar o bem sucedido trabalho de Yolanda Reyes com sua Oficina Espantapájaros em Bogotá, traça um itinerário dos primeiros anos da formação leitora para situar, da ampla perspectiva de nossa relação com a linguagem, o lugar da literatura e sua estreita conexão com as perguntas e as necessidades das crianças.


ALVAREZ, Alonso; CIPIS, Marcelo. Era uma vez duas linhas. São Paulo. Iluminuras. 2012
Esta aqui é uma história bem diferente, sobre a amizade de duas linhas. Sim, duas linhas, dessas que a gente encontra num caderno, ou risca num papel em branco, ou no chão com um giz ou com um pedaço de tijolo ou carvão. Pois essas linhas amigas vão correr pelo mundo, brincar muito, até se perderem por aí... E, é claro, vão se reencontrar...


catálogo online

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes e outros títulos estão disponíveis.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.