Música

Programação de novembro e dezembro de 2013

Conjunto Retratos

Choro na Manhã
Conjunto Retratos
O Choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Música de arquétipos, que exige do músico muito domínio de seu instrumento e uma apurada percepção de códigos e senhas que se encaixam em gigantescos improviso. Todo primeiro domingo os amantes da boa música estão convidados a prestigiar o projeto e em cada apresentação, além do Conjunto Retratos, há sempre um convidado, incluindo a platéia, participando da apresentação que mistura música, poesia, história e entretenimento. Antes do recital há um café da manhã preparado especialmente para o público presente.
Dia 3 de novembro às 11hBiblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro

Dia 1º de dezembro às 11hBiblioteca Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro


Música Popular em Santo Amaro
Programação de música especial em comemoração à inauguração do Teatro Leopoldo Fróes, localizado no mesmo prédio da recém-reformada Biblioteca Pública Prefeito Prestes Maia, em Santo Amaro.

Samba da Vela com a participação de Fabiana Cozza
A comunidade Samba da Vela fundada pelos sambistas Magnu Sousa e Maurílio de Oliveira do Quinteto em Branco e Preto, inaugura o Teatro Leopoldo Fróes com a participação de Fabiana Cozza. A artista  foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2012 como melhor cantora de samba. Livre
Dia 21 de novembro (qui), 19h

DJ Kri convida Izzy Gordon para discotecar
Referência quando o assunto é música, DJ Kri que já produziu bandas de diversas vertentes, inclusive Racionais MC’s, convida Izzy Gordon para discotecar.  A artista já foi backing vocal para o Deep Purple e Jorge Ben Jor. Com versatilidade e ecletismo apresenta o conceito de música brasileira, entre elas o samba. Livre
Dia 21 de novembro (qui), 20h
   
Nanny Soul  - “Cabelo Duro”
A cantora Nanny Soul faz uma exaltação à beleza do povo negro e a sua característica mais marcante que é o cabelo duro. A proposta do show é reavivar as canções de grandes compositores da música popular brasileira como Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Jards Macalé, Itamar Assunção, Tim Maia e Luis Melodia, que através de suas músicas, buscaram retratar o negro em toda sua essência. Livre
Dia 22 de novembro às 20h

Flávia Bittencourt – “Todo Domingos”
Com elementos do flamenco e bumba-meu-boi, Flávia Bittencourt dá vida nova a composições de Dominguinhos como  “Lamento Sertanejo”, “Abri a Porta”, “De Volta pro Aconchego” e “Eu Só Quero um Xodó”. Para os forrozeiros de plantão tem uma versão de “Sete meninas” inspirada no funk. Livre
Dia 23 de novembro às 20h

Mateus Sartori canta Dorival Caymmi
O artista apresenta o repertório gravado no álbum “Dois de Fevereiro”, com canções do mestre Dorival Caymmi. Lançado em 2007, o disco traz músicas de várias épocas do compositor baiano e foi bastante elogiado pela imprensa. Livre
Dia 24 de novembro às 19h

Teatro Leopoldo Fróes/ Biblioteca Prestes Maia

Os ingressos devem ser retirados 1h antes do início da sessão, limitado a um por pessoa
Realização: DEC - Departamento de Expansão Cultural

Gueto pro Gueto Sistema de Som
Encontro de cantores, DJs e artistas da perifería, agregando-os à cultura Sound System que deu origem ao Hip-Hop. DJ soltando as bases para os cantores locais se manifestarem.
Dia 23 de novembro às 14h- Biblioteca Cassiano Ricardo

Narratrilhas Sonoras
Participação de Daisy Cério Liguori (Voz), Giorgio Arthur Passerino (Violão) e Rosely Aparecida Daltério (Mediação).
Atividade de mediação de leitura com ambientação musical, a partir da exploração de obras literárias e canções especialmente selecionadas no acervo bibliográfico e sonoro da Biblioteca.
Dia 29 de novembro às 18h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Tavinho Moura e Fernando Brant

Conspiração dos Poetas
Com Tavinho Moura e Fernando Brant
Dois dos maiores nomes do movimento musical Clube da Esquina vêm de Minas para São Paulo especialmente para apresentações nas bibliotecas de Música e Poesia: o compositor e instrumentista Tavinho Moura e o letrista Fernando Brant – que compôs com Milton Nascimento clássicos da música brasileira como “Travessia”, “Morro velho” e “Maria, Maria”.
No show “Conspiração dos Poetas”, os mineiros apresentam poemas e canções como “Paixão e fé”, “Vevecos, Panelas e Canelas” e “Meu jeito sonhador”. Após o show, eles lançam os livros “Casa Aberta”, de Brant, e “Pássaros Poemas – Aves na Pampulha”, de Tavinho.
Dia 29 de novembro às 19h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 30 de novembro às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Música na Biblioteca
Com Orquestra De Cordas Dedilhadas Clarice Ferraz Wey, formada por alunos de música da Associação ASPF.
Concerto de música popular e erudita, com grupo de jovens formados inicialmente em oficinas de música oferecidas pela Biblioteca, com o professor Clayton Ribeiro, que se dedica há vários anos a ensinar música a jovens da comunidade. Livre
Dia 30 de novembro às 14hBiblioteca Camila Cerqueira César

Orquideas do Brasil

Orquideas do Brasil cantam Itamar Assumpção
Participação especial de Anelis Assumpção.
Nos anos 90, Itamar Assumpção convocou jovens instrumentistas e cantoras e formou a banda "Orquideas do Brasil". Juntos, gravaram a trilogia "Bicho de 7 Cabeças", tendo como convidados Tom Zé, Rita Lee e Jards Macalé, entre outros.
As Orquideas do Brasil - Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Clara Bastos, Lelena Anhaia, Simone Sou, Adriana Sanches, Miriam Maria e Georgia Branco - continuam florindo aos cuidados dos arranjos do mestre jardineiro Itamar Assumpção, e apresentarão nas bibliotecas canções como "Coração absurdo", "Milágrimas" e "Sei dos caminhos".
Dia 6 de dezembro às 19h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 7 de dezembro às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Noel Rosa – O Poeta, o Músico, o Cronista de Uma Época
CYa. Grita Absoluta e Grupo JB Samba.
Dez atores-cantores encenam 38 personagens para apresentar a vida do grande compositor de Vila Isabel: os problemas familiares, os envolvimentos amorosos, o relacionamento com os amigos músicos - Braguinha, Francisco Alves, Nássara, Ismael Silva, Orestes Barbosa, Mário Reis, Lamartine Babo, Almirante, a polêmica com Wilson Baptista, a luta íntima contra o defeito facial de nascença.
Porém, o enfoque especial deste espetáculo são as grandes obras que ele compôs em apenas sete anos - 1929 a 1937 e, inédito: Palpite infeliz, Não tem tradução, Conversa de botequim, Último desejo, Três apitos, Fita amarela, As pastorinhas, Com que roupa? são algumas das músicas que os atores cantam, ao vivo, em arranjos alegres e modernos, acompanhados pelo consagrado conjunto paulistano JB SAMBA, com 43 anos de carreira.
Dia 7 de dezembro às 16hBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Veja também:
Cinema da Vanguarda Francesa (anos 20) + Trilha musical ao vivo

Música Medieval na Fantástica Jornada Noite Adentro