Teatro nas Bibliotecas

Programação de novembro e dezembro de 2013

Sonhatorio

Sonhatório
Com a Cia Truks
Em um hospital psiquiátrico, três homens chegam ao refeitório para a hora do almoço. Como a comida demora a ser servida, eles buscam um meio de esquecer a fome e fazer o tempo passar. Na peça, com Direção de Henrique Sitchin, guardanapos, copos, pratos, bacias, panelas, panos, sacos de lixo e garrafas plásticas se transformam são transformados em criaturas vivas pelas mãos dos manipuladores. 50 min. Livre
Dia 3 de novembro às 11hBiblioteca Padre José de Anchieta
Dia 9 de novembro às 16hBiblioteca Hans Christian Andersen
Dia 10 de novembro às 15hBiblioteca Viriato Corrêa
Dia 17 de novembro às 11hBiblioteca Cora Coralina
Dia 23 de novembro às 11hBiblioteca Belmonte
Dia 24 de novembro às 11hBiblioteca Álvares de Azevedo
Dia 30 de novembro às 14hBiblioteca Mário Schenberg

O que é H2O?

O que você sabe sobre H2O?
Com Mad Science
Os pequenos vão aprender as propriedades da água, os seus três estados e a importância de preservar o recurso. Cientistas também farão experimentos como bolhas de sabão cheias de gás carbônico para demonstrar a sublimação, fenômeno em que uma substância muda do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. As crianças poderão subir ao palco e ajudar nas experiências. 50 min. Livre.
Dia 3 de novembro às 11hBiblioteca Cora Coralina
Dia 9 de novembro às 11h Biblioteca Belmonte
Dia 10 de novembro às 11hBiblioteca Álvares de Azevedo
Dia 13 de novembro às 14h30Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 16 de novembro às 14hBiblioteca Mário Schenberg
Dia 17 de novembro às 11hBiblioteca  Padre José de Anchieta
Dia 23 de novembro às 16hBiblioteca Hans Christian Andersen
Dia 24 de novembro às 15hBiblioteca Viriato Corrêa

Fumar Nem Pensar
Com Mad Science
O show “Fumar Nem Pensar” é uma abordagem educativa e divertida para ajudar as crianças a fazer escolhas saudáveis ao entrarem em contato com "a ciência por trás do uso do tabaco”.
50 min. Livre.
Dia 6 de novembro às 14hBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Superpoderes

Superpoderes dentro da gente
Cia. Vento de Inventar
Próprio para o universo infantojuvenil, conta a história de uma menina que quer descobrir quais são seus ‘superpoderes’. Um espetáculo que mistura música e teatro com dinamismo e interatividade com o público, num formato de aula-show. O tema, além de motivo para os jogos musicais, oferece mecanismos para o público lidar com seus próprios sentimentos, levando cada um a refletir sobre suas próprias aptidões, qualidades e poderes: os que cada um já possui, e os que deseja desenvolver.
50 min. Infantil.
Dia 7 de novembro às 9h30Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Chapeuzinhos coloridos
Com o Núcleo Cênico Projeto BaZar
As histórias de Chapeuzinhos Coloridos começam como o "era uma vez..." de todos os bons contos de fadas. Mas se as fábulas clássicas serviam apenas para ensinar e divertir, as histórias do livro de Torero e Pimenta, que inspiraram este espetáculo, querem estimular a imaginação dos pequenos espectadores. E se o chapeuzinho de Chapeuzinho Vermelho não fosse vermelho? E se o Lobo fosse bonzinho? E se houvesse um romance entre o Caçador e a Mãe? E se tudo fosse um plano diabólico da Avó? Em Chapeuzinhos Coloridos a heroína pode ser uma menina que sonha em ser famosa, outra que é caçadora, ou ainda outra que adora comer (e seu prato preferido é bisteca de lobo). São seis meninas diferentes e divertidas, interpretadas por atores (homens) que convidam o público a inventar a sua própria maneira de ir pela estrada afora. Uma única atriz interpreta a Chapeuzinho Vermelho, costurando uma narrativa divertida.
Dias 8, 22 e 29 de novembro às 15hBiblioteca Cassiano Ricardo
Dias 6 e 13 de dezembro às 12hBiblioteca Cassiano Ricardo

Condição de Vida
Com Cia. Alagba´s de teatro
Monólogo que retrata a história de um homem, já na velhice, desnudando sua vida, numa noite, em um momento de reflexão sobre tudo o que passou. Ao meditar sobre a sua caminhada na profissão, no ambiente familiar e social, vê-se apenas só e pobre, pondo em questão todos os fracassos, vitórias, alegrias, mentiras, tristezas e o abandono, tendo um final surpreendente.
Dia 21 de novembro às 19h30Biblioteca Belmonte

Núcleo Cênico ProjetoBaZar

Sexo Verbal- Sacanagem não é o que fazemos na cama, é o que fazem conosco!
Com Núcleo Cênico ProjetoBaZar
A sexualidade humana com base no universo literário. Cada personagem apresenta
sua história e abre um diálogo com o público, usando palavras, imagens e expressões corporais.80min. Para maiores de 18 anos
Dia 22 de novembro às 19h30Biblioteca Cassiano Ricardo



Denise Stoklos

Vozes Dissonantes
Com Denise Stoklos
O espetáculo solo discorre sobre brasileiros que levantaram suas vozes a favor de mais solidariedade no país através desses cinco séculos de história. Aborda expressões de filósofos, estetas, políticos, poetas, de figuras como Padre Antônio Vieira e José Bonifácio, textos de Euclides da Cunha e outros que nos inspiram, com sua coragem autoral, a criação de novos rumos para uma sociedade ainda tão jovem e plena de futuro. As senhas serão distribuídas com 1h de antecedência e após a apresentação, a consagrada atriz participa de um bate-papo com o público. 65 min. Para maiores de 14 anos
Dias 27 e 28 de novembro às 19hBiblioteca Alceu Amoroso Lima

Histórias na garrafa
Grupo TIMOL - Teatro Infantil Monteiro Lobato
Com roteiro de Wesley Mendonça e direção de Valéria Lauand, o TIMOL traz este ano a história de uma tripulação pirata que está em busca de um tesouro. Só não sabem que esta busca será bem mais difícil do que pensam...
Ensaio geral aberto ao público: Dia 21 de novembro às 15h30h
Estreia: Dia 22 de novembro às 20h
Apresentações:
Dias 23, 24 e 30 de novembro às 16h
Dia 28 de novembro às 15h30 e 20h

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
                            

BuZum!

Buzum

BuZum! é um projeto idealizado por integrantes da Cia. Pia Fraus, em que um ônibus fica encarregado de levar espetáculos teatrais a porta das escolas, creches, casas. A próxima parada é a biblioteca mais perto de você! Confira a programação:

Buzum Mundo Portugues

Mundo Português
O espetáculo conta de maneira bem humorada o caminho da língua portuguesa pelo mundo, sua expansão pela Ásia, África e América do Sul. Em um ambiente intimista, com o uso de bonecos e um texto dinâmico, crianças e professores descobrem a presença de expressões e palavras africanas na língua portuguesa, de alimentos e plantas indígenas na cultura brasileira e que a tão comentada Globalização já começou há séculos. Os bonecos saem das páginas de um enorme livro para ilustrar os caminhos feitos pelos portugueses em busca de novos territórios e especiarias e é claro, sua chegada ao Brasil.
Mundo Português resgata nossas origens, e ressalta a importância de saber de onde viemos e como se deu nosso processo de colonização, é a aproximação da nossa cultura. 20 min. De 5 a 10 anos.
Horários das sessões: 10h10, 10h40, 13h, 13h40, 14h20, 15h
Dia 1º de novembroBiblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 9 de novembroPonto de Leitura Vila Mara
Dia 23 de novembroÔnibus-biblioteca Roteiro Ponte Rasa. Z. Leste
Dia 26 de novembroBiblioteca do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Buzum Filhotes

Filhotes Do Brasil
A ideia central do espetáculo Filhotes do Brasil é a relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Os quadros do espetáculo apresentam histórias que revelam diferentes facetas a partir dessa situação. A peça começa com uma família indígena, cujo chefe conta aos pequenos indiozinhos diversas lendas e contos sobre animais. Assim, passam pelo palco esquetes com diversos tipos de bichos, divididas em três planos: os rios, o ar e a terra. Desta forma, queremos retratar a relação dos animais com os seus filhotes e colocar as crianças em contato com a relação de sobrevivência na floresta Amazônica, habitat escolhido para ambientar o espetáculo.
O diferencial do espetáculo vem com a construção dos bonecos – todos feitos de material orgânico, como cabaças, peneiras, buchas vegetais etc. 20 min. De 3 a 10 anos.
Horários das sessões: 10h10, 10h40, 13h, 13h40, 14h20, 15h
Dia 14 de novembroBiblioteca Pedro Nava
Dia 18 de novembroBiblioteca Mário Schenberg
Dia 27 de novembroÔnibus - biblioteca Roteiro Jardim Damasceno. Z. Norte
Dia 28 de novembroÔnibus-biblioteca Roteiro Jardim Sarah. Z. Oeste
Dia 29 de novembroBiblioteca Vicente Paulo Guimarães


Vale Encantado

O Vale Encantado do Paraíba
Com o Grupo Piraquara
Espetáculo inspirado nas danças e músicas que nasceram da mistura das culturas indígenas, afro e européias, acontece dentro de uma comunidade fictícia. A Dança de São Gonçalo, o Jongo, a Catira e o Moçambique são algumas danças e folguedos mostrados e tendo como pano de fundo algumas lendas como a da Noiva do Banhado, do Corpo Seco, do Túnel do Banhado e outras manifestações populares. 
Dia 7 de dezembro às 11hBiblioteca Belmonte

Cabeça Oca

Cabeça Oca
Com a Cia Talagadá
Cabeça Oca é uma metáfora às atitudes desprovidas de razão. Trata-se de um espetáculo híbrido que, além de bonecos, é concebido por elementos visuais e performáticos. Por meio de poéticas visuais, transita entre o real e o imaginário em cenas criadas independentemente, porém dialogando entre si numa estética influenciada pelo expressionismo, mas que se identifica diretamente com o surrealismo, nas quais algumas das maiores adversidades nas relações humanas, tais como a opressão, violência, intolerância, preconceito e alienação são tratados de forma onírica. Assim, o existencialismo é inevitável, e neste sentido estabelece um paradoxo, pois, por meio de um boneco oco, busca-se resgatar justamente aquilo que o homem foi perdendo em sua existência - a essência. Para maiores de 16.
Dias 13 e 14 de dezembro às 20h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato