Biblioteca Malba Tahan faz 25 anos!

Malba Tahan

A Biblioteca Malba Tahan foi inaugurada em 9 de dezembro de 1987, tendo recebido desde o início ótima aceitação da comunidade. O acervo foi composto por obras recebidas do Centro Cultural São Paulo e de doações feitas pela comunidade da Capela do Socorro/Veleiros.        
 
Muitas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de divulgá-la entre as crianças do bairro e das escolas locais e proporcionar maior contato com a cultura e a informação.                                                                         
 
No final de 2007 a Biblioteca passou por uma reforma geral, tendo sido reinaugurada em maio de 2008.
 
A partir daí a Biblioteca passou a oferecer, além da matrícula e empréstimo de livros gratuitos, o catálogo eletrônico para pesquisa do acervo no sistema Alexandria. Promove exposições, curso de origami, visita monitorada e exibição de filmes. Na sala infantil é feita a Hora do Conto e a Mediação de Leitura. Oferece anualmente o curso Literatura para Vestibular e o Festival de Contação de Histórias. Todo mês recebe o evento o Escritor na Biblioteca, quando um conhecido escritor brasileiro discute sua obra com os leitores, A Biblioteca possui um Telecentro, com cursos gratuitos de informática.
 
A Biblioteca conta com aproximadamente 35 mil exemplares, constituído por livros de literatura infantil, juvenil e adulta, assuntos gerais, revistas, jornais, mangás, quadrinhos, livros em braile, áudio-livros, enciclopédias, etc. No começo de 2011 o acervo foi totalmente informatizado. E o Laboratório de Línguas, que destina-se ao aprendizado de idiomas por meio de cursos gratuitos e autodidatas (sem monitoramento) começou a funcionar regularmente desde julho de 2011.

A Biblioteca, em sua denominação, homenageia o escritor Malba Tahan, heterônimo de Júlio César de Mello e Souza, que formou-se em Engenharia Civil e lecionou matemática em colégios.

Dedicou-se a estudar a língua e a cultura árabe, pelas quais era apaixonado, e criou o seu mais famoso pseudônimo: Ali Iezid Izz-Eduim Ibn Salim Hank Malba Tahan.
Malba Tahan publicou mais de 55 livros, entre eles: Maktub, Lendas do Oásis, Matemática Divertida e Pitoresca, e seu maior sucesso O Homem que Calculava.
 
 
Confira aqui a programação que elaboramos para comemorar o aniversário da Biblioteca!