PREFEITURA DE SÃO PAULO

Dicas de Leitura 2020

08/01/2020 13h58

JANEIRO 

Dicas de Leitura – Prêmios Literários 2019
Abrindo as Dicas de Leitura de 2020, listamos alguns autores premiados em 2019. São autores que enriquem o acervo e estão disponíveis nas bibliotecas municipais. 

Prêmios Literários 2019

Dicas de Leitura - São Paulo 466
Livros com fotografias da Cidade de São Paulo compõem as dicas de leitura no mês de seu aniversário de 466 anos.

DICAS DE LEITURA – SÃO PAULO 466

FEVEREIRO

Dicas de Leitura - Isaac Asimov
As dicas de fevereiro homenageiam o centenário de nascimento de Isaac Asimov, um dos autores mais famosos do gênero ficção cientifica.

isaac_asimov

 MARÇO

Dicas de Leitura - Louisa May Alcott
As Dicas de Leitura de março destacam a escritora norte-americana Louisa May Alcott, conhecida por seu romance semi biográfico “Mulherzinhas” ou "Adoráveis Mulheres", para homenagear todas as mulheres pelo "Dia Internacional da Mulher" no dia 8.

Dicas de Leitura - Louisa May Alcott

 Dicas de Leitura - Pandemias
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto de COVID-19 (coronavirus) como uma pandemia, ou seja uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população de uma grande região geográfica como um continente ou mesmo o Planeta Terra. Vivendo nesta nova realidade, enfatizamos a importância da prevenção de doenças, seja com hábitos de higiene, vacinas e outras políticas públicas de saúde, sanitária e também pelas experiências passadas. Procuramos trazer para as Dicas de Leitura de março livros conhecidos pelo tema ou pelas épocas de sérias epidemias. De obras clássicas a publicações recentes, fatos reais e fictícios, os autores apresentam suas visões para que os leitores interpretem e absorvam suas histórias.

Dicas de Leitura - Pandemias

ABRIL

Dicas de Leitura - Fique em Casa - As Dicas de Leitura de abril se vale da campanha #FiqueEmCasa ou #FicaEmCasa para reforçar a necessidade do distanciamento social sugerida pela Organização Mundial da Saúde, da comunidade científica e de órgãos oficiais do governo em função da pandemia do Coronavírus. A inevitável quarentena para prevenir o contágio do Covid-19 ajuda a salvar vidas e evita o colapso dos sistemas de saúde. O alerta é mundial, e no momento, o único remédio até que se produza uma vacina. Lavar as mãos, usar máscara e manter distância física de dois metros das pessoas caso precise sair são medidas importantes de prevenção da doença. Para trazer um momento de descontração, selecionamos alguns livros que trazem “casa” em seus títulos. Por que casa? Para enfatizarmos este cantinho que nos é tão caro, nossa residência, habitação, morada, domicílio... nosso lar. Apesar das bibliotecas permanecerem fechadas na quarentena, algumas obras sugeridas de nosso acervo podem também ser encontradas para download gratuito ou leitura online por serem de domínio público, basta clicar no link após a sinopse da obra.

Dicas de Leitura - Fique em Casa

MAIO

Dicas de Leitura - Livros, Filmes e Cursos Online - As Dicas de Leitura de maio não especifica uma seleção por tema de livros do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas, mas informa fontes que disponibilizam coleções gratuitas de livros, filmes e cursos online. Em tempos de quarentena, devido a pandemia de Covid-19, temos o mundo virtual como alternativa de entretenimento e aprendizado. Há várias instituições que disponibilizam seus acervos online, algumas temporariamente, outras com acervos abertos permanentes. Selecionamos algumas fontes de informação para sua busca por livros, filmes e cursos online grátis.

Dicas de Leitura - Livros, filmes e cursos online

JUNHO

Dicas de Leitura - Museus e exposições online - Coleções online de diversos museus nacionais e intenacionais para aproveitar durante a quarentena da Covid-19.

Dicas de Leitura - Museus e exposições online

Dicas de Leitura - Vidas Negras Importam (Black Lives Matter)
A segunda seleção de livros das Dicas de Leitura de junho se vale do tema do movimento ativista internacional Vidas Negras Importam, no inglês Black Lives Matter, criado em 2013 nos Estados Unidos, cuja campanha é contra a violência direcionada as pessoas negras e o racismo. Com o uso da hashtag #BlackLivesMatter em mídias sociais, o movimento tem se espalhado pelo mundo em solidariedade às vítimas de violência policial e tem despertado a necessidade de união para ações antirracistas e discriminatórias. Somando-se a vários movimentos negros também no Brasil, debate abertamente o racismo e defende que todas as existências têm o mesmo valor e que todas as pessoas são cidadãos de direito.

Dicas de Leitura - Vidas Negras Importam (Black Lives Matter)

 JULHO

Dicas de Leitura - Vidas Negras Importam (Black Lives Matter) INFANTIL
É importante para a formação das crianças conversar sobre raça, racismo, preconceito, convívio social, respeito a sí e ao próximo, tradições culturais, e assuntos correlatos. Dando sequência ao tema do movimento ativista internacional Vidas Negras Importam, no inglês Black Lives Matter, cuja campanha é contra a violência direcionada as pessoas negras e o racismo, selecionamos alguns livros infantis de nosso acervo que ajudarão as crianças na compreensão dessas questões. Veja também nossas Dicas de junho com livros adultos sobre o tema. Anote os títulos de seu interesse para emprestá-los após a quarentena da pandemia do Covid-19, tão logo as bibliotecas reabram. BlackLivesMatter #VidasNegrasImportam

Capas dos livros infantis das Dicas de Leitura - Vidas Negras Importam (Black Lives Matter)

AGOSTO

Dicas de Leitura - Ray Bradbury
Em 22 de agosto comemoramos o centenário do nascimento do escritor e roteirista norte-americano Ray Bradbury, falecido em 6 de junho de 2012. É um dos mais celebrados escritores dos séculos XX e XXI, tendo escrito em uma variada gama de gêneros como ficção-científica, horror e fantasia.Vários de seus trabalhos foram adaptados para a televisão, cinema e em quadrinhos. O acervo das bibliotecas do SMB possuem diversas obras do autor, bem como suas adaptações de “graphic novels” (romance gráfico, quadrinhos) autorizadas.

Dicas de Leitura - Ray Bradburi

 SETEMBRO

Dicas de Leitura - João Cabral de Melo Neto
As Dicas de Leitura de setembro celebram o centenário de nascimento do poeta e diplomata brasileiro João Cabral de Melo Neto . nascido em 9 de janeiro de 1920, no Recife, o escritor foi membro da Academia Pernambucana de Letras Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, onde foi empossado no ano de 1969. Foi agraciado com vários prêmios literários, entre os quais: o Prêmio Olavo Bilac, concedido pela Academia Brasileira de Letras (1955), o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Camões (em 1990) e o Prêmio Neustadt (em 1999), tido como o "Nobel Americano", sendo o único brasileiro galardoado com tal distinção.

Dicas de Leitura - João Cabral de Melo Neto

OUTUBRO

Dicas de Leitura - Quino
QuinoJoaquín Salvador Lavado — filho de imigrantes espanhóis da Andaluzia, nasceu em Mendoza, Argentina no dia 17 de julho. Já ao nascer foi chamado de Quino, para distingui-lo de seu tio Joaquín Tejón, pintor e desenhista de publicidade, com quem descobriu sua vocação aos três anos. A década de 60 foi decisiva para a sua carreira: em 1962 faz sua primeira exposição em uma livraria de Buenos Aires, no ano seguinte é publicado seu primeiro álbum de humor, Mundo Quino, uma compilação dos desenhos de humor gráfico sem texto, com prólogo de Miguel Brascó. É também nesta década que surge Mafalda, que foi publicada em diversos jornais: Primera Plana, El Mundo e Siete Dias. Neste período também foram publicados cinco volumes dos livros de Mafalda. Em 1977, a pedido da ONU, ele volta a ilustrar Mafalda e os personagens de sua tira para a edição internacional da campanha mundial da Declaração dos Direitos da Criança. No ano seguinte, recebe o Troféu Palma de Ouro pelo Salão Internacional do Humorismo de Bridigher. Ao longo de sua carreira, ele também ganhou os prêmios Bienal Ibero-Americana de Humor Gráfico e José Hernández por sua contribuição à cultura, além de ter sido declarado Cidadão Ilustre de Buenos Aires. Morreu em 30 de setembro de 2020, aos 88 anos, em Mendoza, Argentina.

Dicas de Leitura - Quino

 NOVEMBRO

Dicas de Leitura - Vacinas (parte 1)
As Dicas de Leitura de novembro trazem livros do acervo SMB com a temática vacinas, assunto tão importante neste momento que vivemos a pandemia de Covid-19. Em sua maioria relatam sobre a história e seus personagens ilustres no combate às doenças e estudos de imunização. No fim do texto há links que levam à informações sobre prevenção de doenças, imunizações, programas, calendário, campanhas, controle e locais de vacinação da Prefeitura de São Paulo.

Dicas de leitura - Vacinas (parte 1)

DEZEMBRO

Dicas de Leitura - Natal 2020
E será Natal para sempre. Ah! Seria ótimo se os sonhos do poeta se transformassem em realidade

Dicas de Leitura - Natal 2020