Dicas de Leitura - João Cabral de Melo Neto

As Dicas de Leitura de setembro celebram o centenário de nascimento de João Cabral de Melo Neto em 2020.

Em 9 de janeiro de 1920, no Recife, nascia o poeta e diplomata brasileiro João Cabral de Melo Neto, falecido em 9 de outubro de 1999, na cidade do Rio de Janeiro. O escritor foi membro da Academia Pernambucana de Letras Academia Pernambucana de Letras (embora não tenha comparecido a nenhuma reunião como acadêmico, nem mesmo à sua posse) e da Academia Brasileira de Letras, onde foi empossado no ano de 1969. Foi agraciado com vários prêmios literários, entre os quais: o Prêmio Olavo Bilac, concedido pela Academia Brasileira de Letras (1955), o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Camões (em 1990) e o Prêmio Neustadt (em 1999), tido como o "Nobel Americano", sendo o único brasileiro galardoado com tal distinção. O acervo das bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas possuem diversas obras do autor, bem como livros em braile e gravação de som.

Fotografia de João Cabral de Melo Neto e algumas capas de seus livros

“E se somos Severinos
          iguais em tudo na vida,
                    morremos de morte igual,
                              mesma morte severina:
                                         que é a morte de que se morre
                                                   de velhice antes dos trinta,
                                                             de emboscada antes dos vinte,
                                                                       de fome um pouco por dia.”
 

Morte e vida severina e outros poemas
É um livro de poesia regionalista e modernista. A obra descreve a viagem de um sertanejo chamado Severino, que sai de sua terra natal em busca de melhores condições de vida. Durante a jornada Severino se encontra tantas vezes com a morte que, desiludido e impotente, percebe que a luta é inútil - como ele, tantos outros severinos padecem com a miséria e o abandono. Apenas o nascimento de um bebê, uma criança-severina, renova as esperanças e o espírito cansado.
O livro foi encenado para o cinema, a televisão e inúmeras peças teatrais. A primeira representação de Morte e Vida Severina se deu com um grupo de teatro do Pará em 1957.

Agrestes: poesia, 1981-1985
Nos poemas desse livro, João Cabral fala de Recife e Pernambuco, mesclados com certa nostalgia e com suas lembranças de infância; faz descrições da Espanha, sobretudo de Sevilha, onde sua poesia ganha um aspecto feminino, sensual; versa sobre autores consagrados, como Henry James, Murilo Mendes e Paul Valéry; descreve suas impressões como embaixador na África e na América Latina; e compõe poemas ligados à morte, muitas vezes com uma certa ironia que lhe é característica.

A escola das facas; Auto do Frade
A escola das facas é considerado um marco em sua poesia. Publicado em 1980, enquanto o autor ocupava o posto de embaixador no Equador, apresenta 44 poemas que falam de Pernambuco, com suas paisagens de coqueiros e canaviais, seus engenhos, seus personagens políticos e figuras históricas. São poesias que retomam os temas consagrados de Cabral - o rio, o sertão, o povo e o canavial. No entanto, o poeta, ao recontar antigas memórias de criança, pela primeira vez se coloca como personagem. Em autobiografia de um só dia, por exemplo, ele imagina seu nascimento; em "Prosas da maré na Jaqueira", versa sobre o Capibaribe da infância; em "Descoberta da literatura", fala de seu contato com a literatura de cordel, ainda menino, quando lia as histórias em voz alta aos empregados do engenho. Em Auto do frade, publicado quatro anos mais tarde, Cabral narra o momento em que Frei Caneca, ou frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, figura proeminente da Revolução Constitucionalista de Pernambuco, de 1824, é levado à execução. "Que ninguém se aproxime dele./ Ele é um réu condenado à morte./ Foi contra Sua Majestade,/ contra a ordem, tudo que é nobre."

Crime na Calle Relator; Sevilha andando
Nessas duas obras, editadas num único lançamento - Crime na calle Relator (1987) e Sevilha andando (1989), o autor adota temas distintos sem, no entanto, abandonar o rigor e a forma que o consagraram. Dentre as cidades em que viveu na Espanha - Barcelona, Madri e Sevilha - é a essa última que o poeta dedica seus últimos trabalhos. Em Sevilha Andando, deixa de lado sua amada Recife para falar de outra cidade onde morou e se apaixonou, e assim a descreve em "O segredo de Sevilha": "Sevilha é um estado de ser,/ menos que a prosa pede o verso".
Já em Crime na calle Relator, o humor é ingrediente principal utilizado pelo poeta nas 25 pequenas histórias baseadas em fatos reais que compõem o livro. Com descrições de cunho realista, o autor dá vida a essas anedotas ocorridas em diferentes lugares da Espanha. Descreve personagens notáveis nos versos, como toureiros, poetas, bailadores, e cantadores andaluzes.

Museu de Tudo
O livro é uma coletânea de 84 poemas esparsos, escritos entre 1946 e 1974, e o autor abre deliberadamente mão da arquitetura cerrada dos seus livros anteriores, como ele mesmo explica em um poema de abertura: "Este museu de tudo é museu/ como qualquer outro reunido;/ como museu, tanto pode ser/ caixão de lixo ou arquivo./ Assim, não chega ao vertebrado/ que deve entranhar qualquer livro:/ é depósito do que aí está,/ se fez sem risca ou risco".

-------------------------------------
Informações de João Cabral de Melo Neto na Wikipedia: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Cabral_de_Melo_Neto

Veja também as Dicas de Leitura - Literatura Brasileira Clássica e Contemporânea (com outras obras de destaque da Literatura Brasileira) e outras Dicas de Leitura de temas variados.

Consulte o Catálogo Online para conhecer o acervo das bibliotecas e a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo. Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Observação: Devido a paralização de publicações no portal da prefeitura durante o periodo de eleições municipais, as Dicas de Leitura de setembro foram publicadas somente em dezembro de 2020.