Dicas de Leitura - Quino

As Dicas de Leitura de outubro homenageiam o quadrinista Quino - Joaquín Salvador Lavado Tejón que faleceu dia 30 de setembro de 2020.

Cartunista Quino , capa de três de seus livros e estátua da Mafalda num banco

Quino — Joaquín Salvador Lavado — filho de imigrantes espanhóis da Andaluzia, nasceu em Mendoza, Argentina no dia 17 de julho, embora nos registros oficiais conste 17 de agosto. Já ao nascer foi chamado de Quino, para distingui-lo de seu tio Joaquín Tejón, pintor e desenhista de publicidade, com quem descobriu sua vocação aos três anos. Em 1945, após a morte de sua mãe, ele termina a escola primária e se inscreve na Escola de Belas Artes de Mendoza. Cansado de desenhar ânforas e jarras, abandona a escola e decide ser desenhista de historietas e humor. A década de 60 foi decisiva para a sua carreira: em 1962 faz sua primeira exposição em uma livraria de Buenos Aires, no ano seguinte é publicado seu primeiro álbum de humor, Mundo Quino, uma compilação dos desenhos de humor gráfico sem texto, com prólogo de Miguel Brascó. É também nesta década que surge Mafalda, que foi publicada em diversos jornais: Primera Plana, El Mundo e Siete Dias. Neste período também foram publicados cinco volumes dos livros de Mafalda. Em 1977, a pedido da ONU, ele volta a ilustrar Mafalda e os personagens de sua tira para a edição internacional da campanha mundial da Declaração dos Direitos da Criança. No ano seguinte, recebe o Troféu Palma de Ouro pelo Salão Internacional do Humorismo de Bridigher. Ao longo de sua carreira, ele também ganhou os prêmios Bienal Ibero-Americana de Humor Gráfico e José Hernández por sua contribuição à cultura, além de ter sido declarado Cidadão Ilustre de Buenos Aires. Morreu em 30 de setembro de 2020, aos 88 anos, em Mendoza, Argentina.

“Não seria maravilhoso o mundo se as bibliotecas fossem mais importantes que os bancos?”

A frase é mais uma das várias indagações típicas da menina Mafalda, personagem desenhada pelo cartunista argentino Quino entre 1964 e 1973. A personagem Mafalda foi criada em 1963 para uma propaganda, porém a campanha foi cancelada. A personagem acabou  se tornando um cartoon de verdade, sob a sugestão de Julián Delgado e foi publicado em jornal pela primeira vez em 29 de setembro de 1964, apresentando Mafalda e seus pais, e acrescentando Filipe em janeiro de 1965.
Em março de 1965, Mafalda começou a aparecer diariamente no "Mundo de Buenos Aires". Quino usou seu desenho da Mafalda também para promover campanhas sobre os Direitos Humanos. Em 1982 foi lançado um filme/animação “Mafalda - O Filme”, com direção de Carlos D Márquez. A obra foi editada em dezesseis idiomas, em mais de trinta países. Na cidade de Buenos Aires existe a praça Mafalda em sua homenagem.

Bem, obrigado. E você?
É um dos títulos de uma série de álbuns que Quino escreveu após parar de desenhar a Mafalda. Sempre dando asas ao humor cáustico que foi a sua marca, apresenta desenhos em preto e branco magnificamente expressivos, abordando as relações de poder, as desigualdades sociais, a degradação ambiental, a transformação das relações humanas – temas que, como ele mesmo admite, “não têm nada de engraçado”. O tema central são as estranhezas das pessoas e suas manias.

Quinoterapia
'Quinoterapia' mostra a estranha relação que às vezes se estabelece entre os profissionais de saúde (médicos, dentistas, psicólogos, etc.) e seus pacientes.Frases dos personagens:
- Hum... insônia... ansiedade... Sintomas muito claros: seu organismo está precisando que o senhor ganhe mais dinheiro.
______
- Doutor, quero saber a verdade, por mais terrível que seja: ser um ser humano é doença incurável?
______
- Meu problema, doutor, é que na verdade não sei quem sou eu.
- Simples crise de identidade. Vai ver como logo vai ficar curado, Sr. Rossi.
- Rossi? Como Rossi?!... González Brown, doutor! Edmundo González Brown!
- Viu? Dois mil pesos, por favor. Boa tarde.

Toda Mafalda
Mafalda é apenas uma garotinha. Gosta de brincar, de dançar e odeia tomar sopa. Mas, com apenas seis anos de idade, a menina criada pelo cartunista argentino Quino na década de 70 tem plena consciência do mundo em que vive, cheio de injustiças, guerras e intolerância. Ela e sua turma gostam dos Beatles, mas questionam o insano universo dos adultos, suas manias e suas maneiras de encarar o mundo e a realidade. A última tirinha dessa personagem foi publicada em 1975, mas continua mais atual do que nunca. Esta edição contém todas as tirinhas publicadas por Quino, da primeira à última, e mostram, com muito humor e carisma, que ser politizado e consciente não significa ser pessimista e, principalmente, não significa ser adulto.

Tirinha de desenha da Mafalda, personagem do cartunista Quino

-------------------------------------
Informações de Joaquín Salvador Lavado Tejón - Quino na Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Quino
Página oficial do autor - https://www.quino.com.ar/
Informações sobre a personagem Mafalda na Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Mafalda

Veja aqui outras Dicas de Leitura de temas variados.

Consulte o Catálogo Online para conhecer o acervo das bibliotecas e a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo. Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Observação: Devido a paralização de publicações no portal da prefeitura durante o periodo de eleições municipais, as Dicas de Leitura de outubro foram publicadas somente em dezembro de 2020.