Dicas de Leitura - Museus e exposições online

Coleções online de diversos museus nacionais e intenacionais para aproveitar durante a quarentena da Covid-19.

Para a primeira "Dicas de Leitura" de junho reunimos alguns websites de museus para visitas online na quarentena da pandemia do Coronavirus. O website do Google Arts and Culture é bem completo, de fácil navegação e aponta exposições online em destaque do momento. Livros sobre museus, arte, escultura etc. também estão disponíveis no acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas.

“A arte é antes uma organização do nosso comportamento visando ao futuro, uma orientação para o futuro, uma exigência que talvez nunca venha a concretizar-se, mas que nos leva a aspirar acima da nossa vida o que está por trás dela."  Vigotsky

Coleção dos museus do Google Arts and Culture

Museus pelo mundo - Google Arts and Culture
Mais de 2 mil museus pelo mundo reunidos pelo Google Arts and Culture apresentam suas coleções. Fácil acesso pelo link. É possível verificar as exposições pelos nomes dos museus, coleções, temas, artistas, movimentos de arte etc.

Museu de Arte Moderna
Durante o período em que o MAM está fechado, continue acompanhando o museu pelas redes sociais e site. Com a campanha #mamonline, o público é convidado a refletir, pesquisar, educar e se inspirar. Confira o tour virtual de algumas exposições do museu nos últimos anos. Todas às segundas há um tour virtual diferente para o público. É possível visitar algumas exposições em 3D, como a “Feminino e Masculino”, do Ismael Nery, ou ver algumas obras direto pela plataforma Google Arts & Culture.

Museu de Arte de São Paulo
Conteúdos digitais de arte e programação do MASP enquanto o museu estiver fechado. Os seguidores podem acompanhar lives no Instagram do @masp com conversas entre curadores do museu e convidados. O canal do YouTube traz os vídeos de seminários e palestras, entrevistas com os artistas e outros detalhes sobre algumas exposições. No Google Arts & Culture ainda é possível fazer um tour virtual e explorar a exposição permanente do MASP, o Acervo em Transformação. Veja também o primeiro seminário de um projeto de longo prazo que antecipa o programa de exposições, palestras, oficinas, publicações e cursos no MASP dedicado às Histórias do Brasil em 2022.

Museo Frida Kahlo - La Casa Azul
Tour virtual para conhecer a Casa Azu, local onde Frida Kahlo nasceu, viveu e morreu. Frida e Diego a decoraram com cores, arte popular e peças pré-hispânicas para demosntrar a admiração pelo povo e a cultura do México.

Pinacoteca de São Paulo
Distância é o nome da exposição online com cinco obras audiovisuais da coleção da Pinacoteca. Os trabalhos de Cao Guimarães, Dalton Paula, Letícia Parente, Marcellvs L. e Sara Ramo poderão ser vistos online até o fim do período de isolamento. Veja também o Tour da Pinacoteca e a área de Jogos educativos.

Museu do Futebol
Exposições virtuais: Pacaembu o estádio monumento, Lea Campos a primeira árbitra, A Michael Jackso: os primeiros chutes e Seleção brasileira na Europa, Mulheres - desobediência e resiliência, visibilidade para o futebol feminino, o jogo e o povo, entre outras,  além de Jogos e brincadeiras para as crianças

Centro Cultural do Banco do Brasil - Tour virtual da exposição Egito antigo - do cotidiano à eternidade, que reúne 140 peças entre esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e múmias, vindas do Museu Egípcio de Turim, que possui o segundo maior acervo egípcio do mundo. A exibição é dividida em três seções: vida, religião e eternidade, que ilustram o cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias.

Japan House São Paulo
projeto #JhspOnline acontece no Instagram, Facebook, Twitter, site e Youtube do centro cultural nipo-brasileiro, com conteúdos sobre curiosidades, tradições, dicas e atividades para entreter e informar à distância.

 EM TEMPO...

Cirque du Soleil
Plataforma digital especial Cirque Connect com conteúdos que vão de espetáculos especiais até aulas de condicionamento físico.
 

Michelangelo creation of Adam  wikipedia CC.jpg

O Catálogo online das Bibliotecas SMB possue livros sobre museus e assuntos afins. Busque por temas como Exposições, Instalações - Arte, Museus de Arte, Pintura, Arte, Escultura, entre outros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Veja aqui as Dicas de Leitura - Livros, filmes e cursos online e outras dicas de leitura.