Dicas de Leitura - Louisa May Alcott

As Dicas de Leitura de março destacam a escritora norte-americana Louisa May Alcott, conhecida por seu romance semi biográfico “Mulherzinhas” ou "Adoráveis Mulheres". Homenagem a todas as mulheres pelo "Dia Internacional da Mulher" no dia 8 de março.

Louisa_May_Alcott,_c._1870_-_Warren's_Portraits,_Boston.jpgLouisa May Alcott nasceu na Filadélfia em 29 de novembro de 1832. Foi educada pelo pai, o filósofo e educador Amos Bronson Alcott e sua mãe, a assistente social Abby May. Louisa sonhava ser atriz, mas tornou-se escritora. Inspirou-se nas próprias experiências para escrever suas histórias. Desde a juventude, sustentou a família costurando, dando aulas, fazendo serviços domésticos e escrevendo. Foi enfermeira voluntária do Exército num hospital da União durante a Guerra Civil americana, experiência que lhe rendeu material para seu primeiro livro bem-sucedido, Hospital Sketches. Entre 1863 e 1869, publicou anonimamente diversos contos góticos ou sensacionalistas. Participante ativa no movimento pelo sufrágio feminino e no movimento da temperança, Alcott morreu em Boston aos 55 anos.

Obra mestra de Louisa, Mulherzinhas (Little Women) de 1868 apresenta quatro irmãs que crescem durante a Guerra Civil Americana, e retrata a família de classe média com valores morais de civismo e amor à pátria, dedicação extrema ao lar e ao próximo. Obra lançada há mais de 150 anos, nunca deixou de ser publicada, foi traduzida para mais de 50 línguas e várias vezes transformada em filmes para cinema, TV e séries. A oitava adaptação cinematográfica de Mulherzinhas (2019) foi escrita e dirigida por Greta Gerwig, e recebeu várias indicações de premiações como: Oscar 2020 (seis indicações, venceu Melhor figurino), Globo de Ouro 2020 (duas indicações), BAFTA 2020 (cinco indicações, venceu Figurino) e Critics' Choice Awards 2020 (nove indicações, venceu Melhor Roteiro Adaptado). Mulherzinhas teve três continuações escritas por Louisa - Good Wives, Little Men e Jo's Boys; novas traduções estão chegando ao Brasil este ano como Boas Esposas, Homenzinhos e Os Rapazes de Jo.

Hoje em dia, a obra é vista sob a perspectiva do valor das mulheres, mais do que do ponto de vista infanto-juvenil. Na história, as irmãs são educadas pela mãe que, mais do que lhes transmitir valores morais - até pelo exemplo - as incentiva a aceitarem seus defeitos e a aprender a controlá-los.

Louisa May Alcott - capa dos livros

Longa e fatal caçada amorosa (A long fatal love chase)
Conta a história de Rosamond Vivian, uma jovem que vive isolada numa pequena cidade litorânea, sob as ordens de um avô rigoroso e cruel. Sua vida se transforma com a chegada do aventureiro Phillip Tempest. Homem misterioso e arrogante, dono de uma beleza fria, ele exerce uma atração irresistível sobre a garota, e também se deixa fascinar por ela. Numa noite, ele e o velho avô apostam Rosamond numa mesa de jogo. Tempest vence e a leva com ele, no barco em que passa a maior parte do ano. Entre a humilhação e a ansiedade por uma nova vida, ela acaba por sucumbir ao raptor e aceita casar-se com ele. Mas aos poucos, a máscara de Tempest começa a cair. Mentiras, contradições e silêncios começam a intrigar Rosamond; logo ela descobre que o homem a quem deve chamar de marido é um cínico, violento e gélido criminoso. Apavorada, foge em busca da tão esperada liberdade. Mas Tempest não desiste facilmente. Está disposto a buscar a mulher de qualquer jeito, ainda que isso custe uma vida, a sua ou a dela.

Mulherzinhas (Little women)
As quatro irmãs March são muito diferentes entre si. A já adulta Meg; Jo, a moleca impulsiva; Beth, tímida e introvertida; e Amy, a precoce caçula. Mas com o pai longe de casa, na guerra, e a mãe trabalhando para sustentar a família, elas precisam cooperar e apoiar umas às outras. Encenam peças, fundam sociedades secretas, preparam os festejos de Natal, dão os primeiros passos na sociedade adulta e aprendem o valor da amizade verdadeira. É com o coração pleno que acompanhamos as dúvidas, as aventuras e desventuras dessas adoráveis meninas, nesta história atemporal emocionante que nos faz vibrar e sorrir.

As mulherzinhas crescem (Little women - segunda parte: Good wives)
O livro continua acompanhando as irmãs March - Jo, Amy, Beth e Meg -, cada vez mais crescidas e "mulherzinhas". A guerra civil acabou, mas elas continuam indo atrás de seus sonhos, sejam eles casamento ou publicações. Vitórias, tragédias, assim como é a vida ela continua ocorrendo na família March.

Oito primos: romance (Eight cousins)
Rose é uma garota frágil e doente que, depois de ficar órfã, vai morar temporariamente com duas tias solteironas e ricas enquanto aguarda seu tutor legal, o tio Alec, voltar do exterior. A chegada do tio transforma completamente o ambiente sério da casa e, com suas ideais de saúde e educação pouco convencionais, ele, aos poucos, ganha a confiança da sobrinha e o respeito das irmãs. Criada apenas na companhia do pai, Rose se sente perdida em meio a tantos tios, tias e primos, mas é ali, cercada por sua numerosa e barulhenta família, que ela aprende a conviver com as diferenças, faz amizades e começa a ver o mundo com outros olhos.

Obras baseadas em "Mulherzinhas" de Louisa May Alcott

As filhas do Dr. March – adaptação de Herberto Sales
São quatro irmãs de aspirações e temperamentos diversos, mas muito unidas. Cada uma constrói seu romance particular e a pobreza e os duros trabalhos domésticos não as impedem de sonhar seus próprios sonhos. São diversos e imprevistos os caminhos que trilham para realizá-los, mas o amor que as uniu tão profundamente, durante tantos anos de convivência na casa paterna lhes dá força para seguir cada qual seu próprio destino. Uma história de quatro vidas, ou quatro histórias vividas, onde cada jovem leitora verá refletida sua própria história. Recontado em Português por Herberto Sales do original "Little Women" de Louisa May Alcott.

As garotas Spring - Anna Todd
Uma releitura do clássico mulherzinhas, de Louisa May Alcott. Uma história de amor entre quatro irmãs. Em uma família aparentemente perfeita de Nova Orleans, nos Estados Unidos, vivem quatro garotas: Meg, Jo, Beth e Amy. Por mais que cada uma delas tenha características diferentes e bem definidas, o fato de serem filhas de um pai militar, combatente no Iraque, e de uma mãe desgastada por suas responsabilidades familiares, tornam seus medos muito semelhantes.

Pequenas mulheres vampiras - Lynn Messina (adaptadora)
As doces e adoráveis irmãs March estão de volta e Marmee, matriarca da família, disse para elas serem boas meninas. Boas vampirinhas, na verdade. Isso mesmo: Meg, Jo, Beth e Amy cresceram desde a última vez que você leu sua história, e agora a vida delas é (muito) mais longa e seu apetite é (muito) mais voraz. Marmee ensinou-lhes bem, assim, elas vivem sob um código moral sem precedentes de abstinência de... sangue humano. As garotas devem cooperar, fazer da sociedade um lugar melhor e evitar os caça-vampiros que representam ameaça constante à suas vidas. E mais, Laurie está "morrendo" de vontade de entrar para a família March. Algumas coisas nunca mudam. Esta horripilante - e hilária - versão do eterno clássico americano deixará os leitores com uma sede insaciável por drama a cada página.

Outras obras:
Rosa em flor, A rapaziada de Jô (recontada por M. Z. Camargo), A surpreendente Louisa May Alcott - Betty Silberstein

Alcott-mulherzinhas

Leia mais sobre a vida da autora e seus romances na Wikipédia em Louisa May Alcott; Little Women

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Veja aqui outras Dicas de leitura.