Semana do Idoso traz programação especial na região de Santo Amaro, zona Sul

Exposição, música e teatro agitam os eventos de seis subprefeituras da capital paulista

 Já pensou em ter vivências inusitadas com a Música? A Biblioteca Adelpha Figueiredo, na Mooca, zona Leste, recebe inscrições gratuitas para interessados a partir de 14 anos, que goste de música e queira participar da “Oficina para desenvolver criatividade e percepção sonora”.

As aulas serão ministradas pelo saxofonista e flautista, Ronalde Monezzi, que promete atividades integrativas, divertidas e capaz de desenvolver habilidades e estimular talentos. Os encontros acontecerão às segundas feiras, das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. Para se candidatar, dirija-se a Biblioteca ou ligue para (11) 2292-3439.

Em Pinheiros, zona Oeste, na Praça Victor Civita, acontece a partir de sexta (19), às 10h, a exposição “Mãos no Barro da Cidade”, que traz o material de pesquisas arqueológicas realizadas entre as Ruas Amaro Cavalheiro, Butantã e Paes Leme, na região de Pinheiros. Os objetos foram encontrados entre os anos de 2010 e 2013, quando identificaram e resgataram o ‘Sítio Arqueológico Pinheiros 2’, revelando o passado de grupos sociais menos favorecidos, como moradores de áreas alagadiças da cidade. A exposição acontece na Oficina de Reciclagem.

No domingo (21), às 18h, a cantora e compositora Céu interpreta canções do álbum “Catch a Fire”, na Arena do Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha, zona Norte. O primeiro disco de reggae de Bob Marley, que o consagrou como ícone da história da música, será apresentado pela paulista Céu, que lançou seu primeiro disco em 2005, e já teve mais de 500 mil cópias vendidas, além de duas indicações ao Grammy. O show fará parte das comemorações do Dia Internacional da Paz. Os organizadores pedem ao público que compareçam vestidos de branco. Os ingressos serão disponibilizados no próprio dia, a partir das 14h, na recepção do CCJ.

Circo combina com teatro ou teatro combina com circo? No espetáculo “Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto”, as duas artes se misturam e conta a história do vendedor de pipocas, Dimbo, que sonha em trabalhar no circo, e passa por trancos e barrancos para sobreviver, aproveitando das oportunidades que a vida lhe dá, inclusive quando é convidado a ingressar em uma trupe. Estão previstas duas apresentações, na terça-feira (23), às 20h e na quinta-feira (25), às 15h, no Instituto Pombas Urbanas, em Cidade Tiradentes, zona Leste.

Na quinta-feira (25), às 17h, a Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, recebe a peça “Quadratura do Círculo”, da Companhia Brava. A encenação representa uma seita religiosa que enaltece as mais sórdidas práticas capitalistas. Todos os elementos, como cenário, figurino e maquiagem, caracterizam uma visão apocalíptica, com bom humor, da sociedade capitalista. A peça é gratuita, mas não indicada para menores de 18 anos.


Semana do Idoso de Santo Amaro

Entre os dias 20 e 25 de setembro, acontece a “Semana do Idoso de Santo Amaro - Porque ser feliz é preciso”, o público da terceira idade está convidado para participar de diversas atividades na região de Santo Amaro, zona Sul. No sábado (20), às 10h. Serão oferecidos serviços gratuitos de saúde e beleza na Praça Floriano Peixoto, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dermatologia, oftalmologia, manicure, limpeza de pele, cortes de cabelo, e muito mais.

Na segunda-feira (22), a partir das 9h30, o Teatro Leopoldo Fróis, na Biblioteca Prestes Maia recebe o “Sarau da Maturidade”, com canto, dança, poesia e poemas declamados para os presentes. Além da apresentação do coral Raquel Peluzzo e orquestra Silvia Luisada. Para participar, é necessário se inscrever na Biblioteca. As vagas são limitadas.

Na terça-feira (23), a programação está reservada para a sessão de cinema “No Escurinho do Cinépolis”, às 10h. Uma hora antes, quem quiser participar, deve se encontrar em frente à Escola Clube Joerg Bruder. Na quarta-feira (24), haverá a “Gincana – Hoje Brincando de Ontem”, a partir das 13h, com muitas brincadeiras do tempo do vovô e vovó, diversão garantida na Escola Clube Joerg Bruder.

A semana se encerrará na quinta-feira (25), às 14h, no “Grande Baile” com a apresentação de orquestra e artistas convidados, no Esporte Clube Banespa. A participação no evento é gratuita e os organizadores irão presentear o grupo de idosos que tiver maior participação na festa.


Serviços:

Subprefeitura Casa Verde
Céu canta Bob Marley

Quando? 21/09 (domingo)
Horário: às 18h
Local: CCJ – Centro Cultural da Juventude
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha
Fone: 3984-2466
Necessário retirar ingresso com apresentação do RG, no dia 21, a partir das 14h na recepção do CCJ. Até 2 ingressos por pessoa.


Subprefeitura Cidade Tiradentes
Espetáculo - “Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto”

Quando? 23 (terça), às 20h
25/09 (quinta), às 15h
Local: Instituto Pombas Urbanas – Centro Cultural Arte em Construção
Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes
Fone: 2285-7758
Gratuito

Subprefeitura Mooca
Oficina para desenvolver criatividade e percepção sonora

Quando? Todas às segundas-feiras, às 14h e aos sábados, às 9h
Local: Biblioteca Adelpha Figueiredo
Endereço: Praça Ilo Ottani,146 – Pari
Fone: 2292-3439
Inscrições pelo telefone ou direto na Biblioteca

Subprefeitura Pinheiros
Exposição - Mãos no Barro da Cidade

Quando? 19 a 21/09
Horário: das 10h às 18h
Local: Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Gratuito

Subprefeitura Santo Amaro
Semana do Idoso de Santo Amaro – Porque ser feliz é preciso.
Serviços de Saúde e Beleza

Quando? 20/09 (sábado)
Horário: às 10h
Local: Paço Cultural Júlio Guerra
Endereço: Praça Floriano Peixoto, 131 – Santo Amaro
Gratuito

Sarau da Maturidade

Quando? 22/09 (segunda-feira)
Horário: às 9h30
Local: Teatro Leopoldo Fróis – Biblioteca Prestes Maia
Endereço: Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro
Inscrições na biblioteca – Vagas limitadas

No Escurinho do Cinépolis

Quando? 23/09 (terça-feira)
Horário: às 10h
Endereço: Rua Padre José Maria, 555 – Santo Amaro
Saída em caminhada, às 9h, da Escola Clube Joerg Bruder

Gincana – Hoje Brincando de Ontem

Quando? 24/09 (quarta-feira)
Horário? às 13h
Local: Escola Clube Joerg Bruder
Endereço: Rua Padre José Maria, 555 – Santo Amaro
Gratuito

Grande Baile com orquestra e artistas convidados

Quando? 25/09 (quinta-feira)
Horário? às 14h
Local: Esporte Clube Banespa
Endereço: Avenida Santo Amaro, 5355 – Santo Amaro
Gratuito

Subprefeitura Sé
Espetáculo - Quadratura do Círculo

Quando? 25/09 (quinta-feira)
Horário? às 17h
Local: Praça do Patriarca
Não é recomendada para menores de 18 anos
Grátis