Instalação interativa surpreende o público na programação cultural de São Paulo

Capoeira também é destaque na agenda

 A agenda cultural deste final de semana começa com a “Feira de Saúde e Cidadania”, na região da Vila Hebe, na Freguesia do Ó, zona Norte. A ação acontece no sábado (2), a partir das 9h, com diversos serviços gratuitos para a população, entre eles, aferição de pressão arterial, teste de glicose, orientação jurídica, debate sobre violência e preconceito e ainda, palestra do Projeto Juventude Viva.

Ainda no sábado (2), às 16h, quem estiver em Cidade Tiradentes, na zona leste, pode conferir a peça teatral “Amargo” da Cia Docaos, no CEU Inácio Monteiro. A companhia se inspira nos textos de Tennessee Williams, premiado dramaturgo americano e traz um espetáculo com textos autorais e depoimentos reais sobre as coisas amargas da vida, na expectativa de interagir com o público em busca do lado amargo de cada um.

E se você está passeando pela região do Butantã, especialmente na Praça Oliveira Penteado, e é surpreendido por um cubo gigante? Não se assuste e aproveite a diversão. A instalação interativa é parte do projeto (Rua)3 – Rua ao Cubo e promove a discussão sobre a transformação do espaço público. A estrutura é alterada para um palco, sala de atividades e tela de cinema, dependendo da atração, como exposições, palestras, apresentações de dança e música, oficinas e exibição de curta-metragens. A instalação pode ser visitada gratuitamente e ficará na praça até 17 de agosto de segunda a quarta, a partir das 9h, sábado, a partir, das 11h e domingo, às 12h.

 

No domingo (3), os moradores da região de Pirituba poderão curtir o “II Encontro Artístico – Poética da Periferia”, a partir das 14h. Entre as atrações, destacam-se as apresentações e performances de danças e teatro (Coletivo Eita Cultural), jogo quilombaque trazido pela Comunidade Cultural Quilombaque, dança paraguaia e, ainda, oficina de rap para crianças.

Dia do Capoeirista

Capoeira é considerado por alguns como arte marcial, por outros como dança. Mas algo não podemos negar: é uma pratica bem brasileira. Depois de ficar conhecida pelos descendentes de escravos africanos no Nordeste do Brasil, migrou para outros estados e faz muito sucesso.

Para comemorar o “Dia Estadual do Capoeirista”, celebrado em 03 de agosto, o CCJ – Centro Cultural da Juventude, localizado no bairro da Cachoeirinha, zona norte, terá uma programação especial para a data, com oficinas e exposições relacionadas à capoeira, visando valorizar a cultura afro-brasileira e atrair um público interessado nessa arte.

A programação começa com a “Exposição dos Grandes Mestres da Capoeira”, com fotografias dos grandes nomes da capoeira e um breve histórico. A mostra é gratuita e ficará até 10 de agosto, durante o horário de funcionamento do CCJ.

As atividades começam no sábado (2), às 12h com a “Oficina de Construção de Berimbau”, que traz dicas para construir seu próprio instrumento. Às 15h, inicia-se a “Oficina de Toques e Ritmos de Capoeira”, explorando a musicalidade de cada participante. Essas oficinas não são recomendadas para menores de 14 anos e as inscrições podem ser feitas na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.

No domingo (3) às 12h, os organizadores se reúnem com várias academias da região e, após uma aula coletiva, confraternizam-se com roda de Angola, Benguela e Regional, em comemoração ao “Dia do Capoeirista”. A atividade será aberta para todos os públicos.

Serviços:
Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia
Feira de Saúde e Cidadania

Quando? 2/8 às 9h
Local: Rua Osvaldo Barbosa, s/nº - Vila Hebe - Freguesia do Ó

Subprefeitura Cidade Tiradentes
Peça teatral - “Amargo”
Quando?
2/8 às 16h
Local: CEU Inácio Monteiro
Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n - COHAB Inácio Monteiro.
Fone: 2518-9049.

Subprefeitura Butantã
Instalação (Rua)3 (Rua ao Cubo)
Quando?
Até 17/8
Horário: Segunda a quarta, das 9h às 20h. Quinta a Sábado, das 11h às 0h. Domingo, das 12h às 20h.
Local: Praça Oliveira Penteado – Butantã.

Subprefeitura Pirituba/Jaraguá
II Encontro Artístico – Poética da Periferia
Quando?
3/8 às 14h
Local: Rua Barra da Laguna, 21 – Parque Taipas
Fone: 3993-6844 R. 107

Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha
Especial de Capoeira
Exposição dos Grandes Mestres da Capoeira
Quando?
2 a 10/8
Horário: Segunda a sábado 10h às 22h e domingo 10h às 18h

Oficina de Construção de Berimbaus
Quando?
2/8 às 12h

Oficina de Toques e Ritmos de Capoeira
Quando?
2/8 às 15h

Confraternização de Capoeira
Quando?
3/8 às 14h.
Local: Centro Cultural da Juventude
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha
Fone: 3984-2466