Fonte Nove de Julho é revitalizada e devolvida à população

Revitalizado, Mirante Nove de Julho volta a ser um dos cartões postais da cidade de São Paulo

 A cidade de São Paulo resgatou um de seus cartões postais. Na tarde desta sexta-feira (3) a Prefeitura de São Paulo entregou as fontes históricas do Mirante Nove de Julho completamente revitalizadas.

Juntos, o prefeito João Doria; o vice-prefeito e secretário das prefeituras regionais, Bruno Covas; o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak; a diretora executiva da Qualicorp, Grace Torinho, representando o Senhor José Seripieri Junior, presidente da Qualicorp; e a diretora da Ilume, Denise Abreu, acionaram o botão que fizeram as águas e as luzes das fontes se movimentarem.

A reforma dos chafarizes faz parte das ações do Programa SP Cidade Linda por meio do Consórcio Belvedere e o investimento da Qualicorp. As fontes utilizam 300 mil litros de água de reuso. Elas receberam ainda um novo paisagismo, com os arbustos “buxo” e “clusia”, mudas de “agave azul”, “strelitzia” e folhagens de “Guaimbê”. Também foi instalado um novo sistema de iluminação, com 4 projetores.

Os chafarizes estavam desativados há 10 anos e sua última reforma havia sito feita em 2006. No início deste ano, testes feitos nos chafarizes detectaram vazamentos nos encanamentos, falhas na impermeabilização e falta de cabeamentos. As obras para melhorias estruturais nos sistemas hidráulico e elétrico começaram em fevereiro.

“Na última madrugada estivemos aqui fazendo testes de iluminação e encontramos algumas pessoas que fazem rapel aqui e eles falaram: ‘Olha, isso aqui é o símbolo da cidade, o lugar ficou fantástico’. Eu vi moradores descendo aqui para dar uma olhada. Então você vê que isso aqui contagia, é um cartão postal da cidade e é uma referência. Acho que é uma marca da gestão, sem dúvida”, orgulhou-se o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak.

Sobre o Mirante
Com área total de 400 metros quadrados, o Mirante Nove de Julho foi revitalizado em 2015 sob comando do Consórcio Belvedere. Desde então, é um espaço multicultural. O local conta com cafeteria, bar, galeria subterrânea e o projeto “Mercado Efêmero”, que dá oportunidade a chefs que ainda não possuem seus próprios estabelecimentos poderem usufruir da estrutura. O Mirante ainda recebe feiras independentes, mostras de arte urbana, intervenções culturais de grupos de dança e música e sessões de cinema ao ar livre.

Túnel Nove de Julho
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura entregou para a cidade a revitalização do Túnel Nove de Julho – Dr. Daher Elias Cutait. Inaugurada em 1938, a passagem ganhou nova pintura e novos jardins. As paredes passaram por três lavagens, que empregaram 504 metros cúbicos de água de reuso. Foi realizada raspagem, limpeza dos azulejos e corrimãos, além de pequenas reposições de alvenaria. Os funcionários pintaram 13.700 metros quadrados do túnel, que tem, no total, 1.045 metros de extensão (ida e volta). A pintura utilizou no total 4.248 litros de tinta.