SELIMP E SMRI recebem delegação da Prefeitura de Copenhage - Dinamarca

A visita busca cooperação técnica para o gerenciamento dos resíduos sólidos

 A Cidade de São Paulo, sempre na vanguarda, vem buscando soluções para mitigar a situação de emergências climáticas. Com o apoio do Consulado-Geral da Dinamarca e do grupo C40 Cities, no dia 06 de março, a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana recebeu a delegação da Prefeitura de Copenhage, da Dinamarca, buscando cooperação técnica para o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos.

Na primeira parte da agenda aconteceu a visita ao terceiro pátio de compostagem da cidade, o Pátio Mooca, que conta com uma área total de mais de 4.500m² e nove leiras que recebem semanalmente cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), o chamado FLV.

 

O equipamento público está diretamente alinhado com uma das principais diretrizes da Secretaria que é a Economia Circular.


Economia Circular é um conceito estratégico baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais. Ela substitui o conceito de fim-de-vida de materiais da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação num processo integrado, que é o caso do Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, onde transformam resíduos orgânicos, que seriam enviados aos aterros sanitários, em compostos orgânicos distribuídos gratuitamente à população.

Fonte: GBC Brasil, 2019

Na segunda parte da agenda, seguimos com a delegação para o Ecoponto Vila Luisa, um local de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis, aonde os munícipes podem dispor esses materiais gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.



Os ecopontos exemplificam a Logística Reversa, outra diretriz primordial da SELIMP.


Na Logística Reversa, os resíduos que foram gerados podem ser reaproveitados, seja no seu ciclo de vida, seja na produção de um novo produto ou em ciclo(s) produtivo(s) de outro(s) produto(s).

Fonte: SAC Logística, 2020

A Dinamarca, enquanto membro da União Europeia, faz o gerenciamento da limpeza urbana baseada no método da Hierarquia de Gestão de Resíduos, o pilar da legislação e das políticas da União Europeia (UE) em matéria de resíduos e está estabelecida na diretiva-quadro união econômica, onde prioriza opções mais favoráveis ou menos favoráveis para a correta destinação para os resíduos, conforme a seguir:

Fonte: Lipor, 2010

 

O intercâmbio técnico das metodologias de gerenciamento de resíduos aumenta sua eficiência e eficácia já que os conceitos, que utilizamos aqui no Brasil, se tornaram referência para aplicabilidade na Europa.


Esta ação reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em promover uma cidade mais limpa e sustentável para todos, uma vez que é referência internacional na gestão dos resíduos sólidos urbanos.