SELIMP, SECLIMA e Sub Prefeitura Sé unidas no combate aos efeitos das mudanças climáticas

Um presente para a cidade de São Paulo, em seu aniversário de 470 anos

Em comemoração ao 470° aniversário de São Paulo e o Tu Bisvat, que marca o início do “Ano Novo das Árvores” para os judeus, foi realizada uma ação no canteiro central da Avenida 23 de Maio, nesta quinta-feira (25), com plantio de mudas e utilização dos compostos orgânicos produzidos nos 05 (cinco) pátios de compostagem da capital.

 

Além da utilização dos compostos orgânicos no plantio, o evento contou com a nossa tenda de Educação Ambiental, onde os mais de 200 voluntários que estiveram presentes, puderam conhecer melhor os serviços de limpeza urbana da cidade.


 

As 220 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como o manacá-da-serra ou manacá-da-serra-do-mar (tibouchina mutabilis) doadas pela empresa Coca-Cola à Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas foram utilizadas no evento.

Na ação, também foi utilizado gel de plantio, um polímero que quando incorporado ao solo ou substrato, absorve e retém grandes quantidades de água e nutrientes, possuindo a capacidade de liberação gradativa de água para as mudas.

Os polímeros atuam como verdadeiras “bolsas de água” no solo, que liberam água apenas quando as raízes entram em contato com a sua estrutura, evitando que haja percolação da água para as camadas mais profundas do solo ou perdas por evaporação, aumentando o enraizamento e favorecendo seu crescimento, diminuindo também, os custos com irrigação.

Berço de mudas, aguardando o plantio

Participantes do coletivo Pedra 90, KKL Brasil (organização ambiental Keren Kayemet LeIsrael), Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a comunidade judaica, os CADES da Sé, Mooca e Perus, e munícipes, fizeram da ação, uma grande festa para um futuro melhor.


O evento teve o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Guarda Civil Metropolitana (GCM), e contou com a presença do cônsul-geral de Israel, Rafael Erdreich, do Secretário da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA), José Renato Nalini e o ambientalista Gilberto Natalini.

O plantio correto (considerando local, época e espécie adequados) contribui para a qualidade de vida da população, proporcionando: conforto térmico e acústico; melhora da qualidade do ar; diminuição do impacto causado pelas chuvas e microdrenagem de águas pluviais; alcançando ainda, um reequilíbrio do habitat natural da fauna e da flora da região escolhida, preservando também a biodiversidade. Rearborizar a cidade também contribui para a redução da crise climática, que está presente no mundo todo.
É a Prefeitura de São Paulo trabalhando firme no combate aos efeitos das mudanças climáticas