Carnaval cresce em São Paulo e tem o maior número de desfiles confirmados

São 16% a mais em relação ao ano passado, o que consolida São Paulo no roteiro da folia no país

Livre, democrático, descentralizado e ainda maior. O número de desfiles de rua confirmados para o Carnaval 2024 cresceu 16% em relação ao ano passado, o que mostra a confiança e alegria da população que escolhe a cidade para se divertir.

Confira aqui a lista dos blocos validados para o Carnaval

A cidade tem 536 desfiles confirmados, de acordo com o balanço oficial atualizado nesta quinta-feira, véspera do início da festa de rua. O Carnaval paulistano se consolida como o maior do país.

Pela primeira vez, todos os blocos se inscreveram em outubro e tiveram os trajetos e horários definidos e publicados no Diário Oficial, em novembro do ano passado.

Essa antecedência era uma reivindicação dos produtores dos blocos de rua, atendida pela Prefeitura de São Paulo, para fechamento de agenda com artistas, contratação de trios elétricos, organização e busca de patrocínio de cada bloco.
O patrocinador oficial do Carnaval foi anunciado no mês passado e este patrocínio se refere ao investimento que é feito na cidade para receber 15 milhões de pessoas em oito dias de festa.

O Carnaval paulistano também teve o número de cancelamentos inferior ao que foi registrado no ano passado. Em 2023, foram cancelados 213 desfiles e, para este ano, foram 129.


Planejamento e organização


No dia 22/09, a Prefeitura publicou o Decreto 62.780, que criou a Comissão Especial de Organização do Carnaval/2024. Essa comissão inclui as secretarias de Governo, das Subprefeituras, Cultura, Segurança Urbana, Mobilidade e Trânsito, Saúde, Comunicação, Direitos Humanos e Cidadania, Turismo e Urbanismo e Licenciamento. A comissão também envolve a Companhia de Engenharia de Tráfego e a Selimp-Secretaria Executiva de Limpeza Urbana.

As inscrições para participação dos blocos de rua começaram no dia 13 de outubro, um dia depois da publicação do Guia de Regras, que norteia o trabalho dos blocos e foi apresentado antes da publicação para os coletivos do carnaval de rua. Foram 18 dias com o processo facilitado para os blocos que mantiveram trajeto e dias sem alteração.


A Secretaria Municipal das Subprefeituras enviou e-mail para cada bloco que solicitou alguma orientação, e mensagens por aplicativo para esclarecer as demandas dos produtores responsáveis pela inscrição. A SMSUB foi a responsável pela elaboração do Guia de Regras, planejamento, inscrição de blocos, organização da infraestrutura, limpeza e fiscalização do comércio ilegal durante o Carnaval, que tem público estimado em 15 milhões de pessoas. A definição do tamanho do carnaval é fundamental para a contratação de segurança, gradis, tapumes,banheiros químicos, entre outros itens de infraestrutura.

A festa faz parte das comemorações pelos 470 anos da cidade de São Paulo.